15.2 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 1, 2025
spot_img

LATAM Brasil aproxima novos talentos da carreira de piloto com programa Proa Direta

Iniciativa já impactou mais de 400 pessoas no país e promove encontros em aeroclubes para democratizar informações sobre a profissão

São Paulo, 31 de julho de 2025 – A LATAM, maior empregadora do setor aéreo no Brasil, está ampliando o alcance do programa Proa Direta, criado para aproximar jovens talentos da carreira de piloto no país. Desde abril, a iniciativa já impactou mais de 400 pessoas com encontros presenciais em aeroclubes brasileiros. O objetivo é esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e ampliar o acesso à informação sobre a profissão, que deve seguir em alta demanda nos próximos anos.

O Proa Direta já passou pelos aeroclubes de Jundiaí e Bragança Paulista (SP)*, Maringá (PR) e Florianópolis (SC), reunindo interessados em conversas com comandantes e copilotos da LATAM Airlines Brasil. Durante os encontros, os profissionais compartilham detalhes da rotina, da formação e dos requisitos técnicos e comportamentais exigidos para atuar na aviação comercial.

A carreira de piloto exige muito mais do que conhecimento técnico. É preciso preparo mental e habilidades decisivas para garantir a segurança de todos a bordo. Com o Proa Direta, estamos conseguindo orientar e inspirar quem sonha em voar com a gente”, explica Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil.

Além de aproximar futuros profissionais, o programa também busca engajar famílias, que muitas vezes são parte fundamental no investimento necessário para iniciar a formação. “Queremos mostrar para pais, mães e responsáveis qual é o caminho real e as oportunidades que essa carreira oferece”, completa Harley.

A LATAM planeja expandir o programa para aeroclubes de todas as regiões do Brasil, fortalecendo seu compromisso com a diversidade e o desenvolvimento de talentos e oportunidades na aviação em todo o país.

No primeiro semestre de 2025, a companhia abriu mais de 300 vagas para copilotos e comandantes. Em 2024, superou em 70% sua meta de contratações de tripulantes técnicos no país. Hoje, a LATAM emprega mais de 21 mil pessoas no Brasil, incluindo cerca de 2 mil pilotos.

O próximo encontro do Proa Direta será realizado em Minas Gerais, com data a ser confirmada.

COMO É O TREINAMENTO DE PILOTOS NA LATAM

O treinamento de tripulantes técnicos que acabaram de entrar na LATAM conta com uma duração média de 3 a 4 meses e é dividido em 3 fases:

Treinamento de Solo: primeira etapa, em que os novos pilotos estudam os sistemas da aeronave, temas técnicos, organizacionais, de legislação e regulamentação aeronáutica. Hoje, grande parte desse treinamento é online, enquanto os treinamentos práticos são realizados presencialmente na Academia Corporativa LATAM.

Simulador de Voo: após a conclusão da fase de treinamento de solo, avançam para o treinamento em simulador, realizado em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Nesta fase, são preparados para lidar com cenários normais e anormais. O treinamento é finalizado com uma sessão de avaliação por um examinador credenciado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que confirma a aptidão dos pilotos para prosseguir à fase final de treinamento.

Instrução em Rota: essa é a fase final e de adaptação aos voos da LATAM, em que os pilotos, acompanhados por um comandante instrutor, conhecem a rotina da empresa e se familiarizam com os seus aeroportos e locais de operação. Esta é a última etapa para qualificá-los como copilotos ou comandantes. Embora já estejam preparados desde a fase de instrução em simulador, devem passar por uma avaliação final em rota para voar regularmente sem a presença de um instrutor.
Após o treinamento inicial, todos os pilotos da LATAM passam anualmente por treinamentos e exames de revalidação.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias