O LATAM Airlines Group S.A. anunciou hoje seus resultados financeiros e operacionais para o segundo trimestre de 2025. No período, reportou um lucro líquido de US$242 milhões, o que representa um aumento de 66% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento é respaldado por um incremento de 7,6% no número de passageiros transportados, atingindo um total de 20,6 milhões durante o trimestre.
Com esses sólidos resultados trimestrais, o lucro líquido acumulado da LATAM no primeiro semestre de 2025 foi de quase US$597 milhões, demonstrando robustez financeira e uma eficiente gestão operacional, um claro sinal da força do modelo do grupo LATAM e de sua estratégia comercial focada em seus clientes.
No trimestre, a LATAM teve receitas de US$3,279 bilhões, um aumento de 8,2% em comparação com o mesmo trimestre de 2024. As receitas de passageiros elevaram-se para US$2,824 bilhões, um aumento de 8,5% ano a ano, enquanto o negócio de carga também decolou com US$419 milhões, 10,2% a mais que no segundo trimestre do ano passado. Por sua vez, a LATAM atingiu uma margem operacional ajustada de 12,9%, marcando o melhor desempenho de sua história para um segundo trimestre.
Em termos de capacidade consolidada, medida em assentos-quilômetro disponíveis (ASK), o grupo LATAM registrou um crescimento de 8,3% ano a ano durante o trimestre, com um fator de ocupação consolidado de 83,5%, sendo 1,2 ponto percentual a mais que no mesmo período de 2024. A extensa rede do grupo LATAM continuou atraindo passageiros que valorizaram a conectividade oferecida pelo grupo, que conta com 153 destinos em 27 países.
Após as melhorias nas perspectivas de mercado, o grupo LATAM ajustou as suas projeções para o ano (guidance) . Em termos de capacidade, o grupo espera um maior crescimento no mercado doméstico brasileiro, refletindo um aumento de 7,0% e 9,0% para entre 9,5% e 10,5%. Por sua vez, espera uma margem operacional ajustada entre 14,0% e 15,0%, superior ao intervalo anterior entre 13,0% e 15,0%.
Além disso, o EBITDAR ajustado (earnings before interest, taxes, depreciation and amortization and rent costs, na sigla em inglês) é projetado entre US$3,65 bilhões e US$3,85 bilhões, revisado para cima ante US$3,40 bilhões e US$3,75 bilhões anteriores. Em relação à estrutura de capital, as expectativas para o fluxo de caixa livre alavancado ajustado foram elevadas para mais de US$1,3 bilhão, em comparação com US$1,2 bilhão anterior. A LATAM reforça seu objetivo de manter a razão de alavancagem líquida ajustada igual ou abaixo de 1,5x.
“Nossos resultados do segundo trimestre demonstram claramente a solidez operacional e financeira do Grupo, assim como sua capacidade de se desenvolver em um ambiente macroeconômico volátil e incerto”, afirmou Ricardo Bottas, CFO do Grupo LATAM Airlines. Ele acrescentou que “o Grupo LATAM mantém um firme compromisso com a execução disciplinada de uma estratégia de crescimento rentável, investindo continuamente em melhorias de produto e serviço, focadas em iniciativas que elevem a experiência do cliente em toda a rede do grupo.”
Por sua vez, no segundo trimestre, a LATAM alcançou um EBITDAR ajustado de US$850 milhões, o que representa um crescimento de 37,4% versus o mesmo período do ano anterior. A LATAM encerrou o período com uma liquidez de US$3,6 bilhões e um nível de alavancagem líquida ajustada de 1,6x, após distribuir US$445 milhões aos acionistas durante o trimestre.
Em junho, os acionistas aprovaram um novo programa de recompra de ações de até 3,4% do total das ações. Como parte deste programa, está sendo realizada uma segunda recompra de ações — de até 2,4% das ações em circulação da companhia — por meio de um mecanismo pró-rata de 30 dias na Bolsa de Santiago, com expectativa de conclusão no final de julho. A LATAM conseguiu ainda otimizar sua dívida financeira não relacionada à frota por meio de um bem-sucedido refinanciamento de US$800 milhões, reduzindo os custos de juros em mais de 570 pontos-base. Espera-se que essa transação gere economias anuais com pagamentos de juros de US$33 milhões.
Experiência do cliente
Em linha com seu compromisso de oferecer uma experiência de viagem superior, o grupo continuou investindo em produto e no segmento premium, iniciando gradualmente a operação de suas novas cabines Premium Business com suítes para toda a frota de corredor duplo (fuselagem larga), com portas pela primeira vez na América do Sul, melhorando o conforto e a privacidade para os viajantes de longa distância. Paralelamente, a LATAM anunciou que todos os aviões de corredor duplo terão Wi-Fi a bordo com implantação a partir de 2026. Essas iniciativas serão complementadas com a abertura da nova sala VIP (Lounge) da LATAM em Lima, cujo lançamento oficial será na primeira semana de agosto.
A satisfação do cliente (medida pelo Net Promoter Score, NPS) manteve-se em níveis positivos. Durante o segundo trimestre, o grupo manteve um Net Promoter Score (NPS) de 56 pontos, igualando o recorde alcançado no primeiro trimestre de 2025. Entre os passageiros premium, o NPS aumentou para 60 pontos.
Em relação à conectividade, a LATAM Airlines Brasil lançou seis novas rotas domésticas e expandiu as operações internacionais de e para a Argentina. Internacionalmente, o grupo LATAM fortaleceu sua Joint Venture com a Delta Air Lines ao incluir a Argentina no acordo, melhorando a conectividade entre a América do Sul e a América do Norte.
Durante o segundo trimestre, o grupo recebeu 12 aeronaves, incluindo 10 Airbus A320Neo, 1 Airbus A321Neo e 1 Airbus A330, este último por meio de arrendamento de curto prazo, em linha com seu plano de frota. Atualmente, o grupo conta com uma frota de 360 aeronaves. Com isso, o grupo LATAM já recebeu 14 das 26 aeronaves programadas para entrega em 2025.
Em junho, a LATAM foi reconhecida com nove prêmios Skytrax World Airline Awards, incluindo, pelo sexto ano consecutivo, o de Melhor Companhia Aérea na América do Sul e, pelo quarto ano consecutivo, o de Melhor Equipe de Companhia Aérea na América do Sul. Esses prêmios são baseados em mais de 22 milhões de votos de passageiros de mais de 100 nacionalidades e refletem não apenas excelência operacional, mas confiança, serviço e consistência.
Quanto à sustentabilidade, durante o primeiro semestre, a LATAM integrou a toda a sua frota o software Aircraft Performance Monitoring (APM), desenvolvido pela empresa europeia Storkjet, com o objetivo de continuar avançando na eficiência operacional e redução de emissões. A implementação desse sistema permite à LATAM uma economia de combustível equivalente a evitar a emissão de cerca de 8.000 toneladas de CO2 anuais. Ainda, continuou fortalecendo o programa “Avião Solidário”, transportando 1.900 passageiros e 15 toneladas de carga sem custo, alcançando 50 parcerias estratégicas no Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.