Nova operação internacional em Pernambuco fortalece conectividade do Nordeste com a América do Sul e amplia investimentos da companhia no estado
São Paulo, 25 de julho de 2025 – A LATAM acaba de anunciar mais uma nova rota internacional entre Brasil e Argentina: Recife–Buenos Aires (EZE), que contará com 1 voo semanal aos sábados, com voo no sentido oposto aos domingos, e será inaugurada em 20 de dezembro. As passagens aéreas estarão disponíveis nos próximos dias em latam.com e demais canais de venda.
A nova operação será realizada com aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174, incluindo assentos na cabine Premium Economy. A rota amplia a presença da LATAM no Nordeste e reforça a conectividade aérea do Brasil com a América do Sul.
“Essa nova rota entre Brasil e Argentina permite que mais turistas argentinos explorem as belezas do nosso Nordeste, além de representar mais uma opção de viagem para um destino tradicionalmente procurado pelos brasileiros. Nosso objetivo é facilitar o acesso e oferecer mais opções de viagem, aumentando a conectividade na América do Sul de forma sustentável”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
“Estamos trabalhando para fazer Pernambuco voar mais alto, com mais rotas, mais turistas e mais desenvolvimento para a nossa gente. Essa nova conquista junto à LATAM reforça o nosso compromisso de abrir o estado para o mundo, criando oportunidades, fortalecendo a economia e impulsionando o turismo como vetor de geração de emprego e renda. Ampliar a malha aérea é também democratizar o acesso ao nosso estado, valorizando nossa cultura, nossa diversidade e aproximando Pernambuco de novos mercados e experiências”, afirma a governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra.
“O governo Raquel Lyra trabalha para consolidar Pernambuco como hub internacional do Nordeste e, essa nova conexão, é mais um importante passo nessa direção. Buenos Aires é um mercado estratégico, e essa nova frequência com a LATAM representa mais oportunidades para o turismo e para os negócios”, destaca Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, comenta: “A ampliação da nossa conectividade área internacional faz parte do conjunto de estratégias que temos executado e que contribui diretamente para esse momento histórico, de quebras de recordes do turismo estrangeiro, que vivemos no Brasil. A LATAM tem sido uma parceira decisiva nesse sentido e com essa nova rota está aproximando o estado de Pernambuco e a região Nordeste de um dos mercados mais estratégicos para nós, que é a Argentina. Fortalecendo o turismo e incentivando esse fluxo de chegadas ao Brasil estamos promovendo o crescimento de pequenas empresas, a geração de emprego, de renda e de desenvolvimento para o nosso país”.
Com a nova operação, a LATAM passa a ter 10 rotas diretas entre Brasil e Argentina, sendo uma das companhias aéreas com a maior oferta entre os dois países. As outras 9 rotas são: Guarulhos–Aeroparque, Guarulhos–Ezeiza, Guarulhos–Mendoza, Guarulhos–Rosário (em breve), Guarulhos–Córdoba (em breve), Porto Alegre-Aeroparque (em breve), Florianópolis–Ezeiza (em breve), Galeão–Ezeiza e Guarulhos–Bariloche (sazonal).
A LATAM E PERNAMBUCO
A nova rota Recife–Buenos Aires reforça a estratégia da LATAM de crescer de forma sustentável em Pernambuco. Atualmente, a companhia opera uma média de 100 voos semanais no estado nas rotas Recife-Brasília, Recife-Fortaleza, Recife-Congonhas, Recife-Guarulhos, Recife-Galeão, Recife-Santiago (inaugurada em 2024), Petrolina-Guarulhos e Fernando de Noronha-Guarulhos (inaugurada em 2025).
A LATAM E O BRASIL
Hoje, a LATAM opera a maior rede da sua história no Brasil, com voos para 55 aeroportos — incluindo três novos destinos adicionados em 2025: Fernando de Noronha (PE), Pelotas (RS) e Ribeirão Preto (SP). A companhia prevê um crescimento de até 9% na oferta doméstica de assentos no ano, medido em ASK (Available Seat Kilometer).
No internacional, é a única companhia aérea com voos próprios do Brasil para 90 destinos no exterior. No segundo trimestre de 2025, reforçou essa conectividade com novas rotas como Fortaleza-Lisboa, Guarulhos-Bariloche e Rio de Janeiro-Buenos Aires. E segue em expansão: a LATAM prevê um aumento de 20% em suas operações internacionais a partir do Brasil no segundo semestre deste ano.
Essa ampliação internacional também é resultado da parceria estratégica com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), voltada à promoção do Brasil como destino e ao fortalecimento da conectividade aérea com o mundo.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.