18.2 C
São Paulo
quinta-feira, novembro 6, 2025
spot_img

LATAM anuncia apoio à COP 30 e divulga sua agenda e iniciativas para a conferência do clima de Belém

Companhia reforça compromisso com Brasil e sua estratégia de sustentabilidade e desenvolvimento regional focada em descarbonização, gestão ambiental e geração de valor compartilhado

Patrocínio da SB COP, produção de guia de turismo sustentável, ampliação da malha aérea e apoio no deslocamento de povos originários são algumas das ações da LATAM

São Paulo, 6 de novembro de 2025 – A LATAM Brasil acaba de anunciar o seu apoio à 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, e a sua agenda de participação na conferência que será realizada em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro de 2025. A companhia também é patrocinadora da Sustainable Business COP, a SB COP, iniciativa global liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A presença da LATAM reforça o seu compromisso com o Brasil, a sua estratégia de sustentabilidade e desenvolvimento regional, com foco em descarbonização, gestão ambiental e geração de valor compartilhado. A companhia leva à COP 30 sua visão de uma aviação mais eficiente, conectada e comprometida com o futuro da Amazônia e do planeta, em linha com a meta global do setor aéreo de zerar emissões líquidas de carbono até 2050.

A LATAM participa desse encontro com o compromisso de avançar rumo a uma aviação cada vez mais sustentável, baseada em soluções concretas para reduzir emissões e promover uma transição de baixo carbono justa”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

AGENDA E EIXOS TEMÁTICOS

Durante a COP 30, a LATAM participará de painéis e encontros institucionais ao lado de autoridades, especialistas e organizações para debater o papel do transporte aéreo na transição para uma economia de baixo carbono. Os eixos de discussão incluirão inovação, eficiência operacional, Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF), mercado de carbono e descarbonização do setor aéreo, refletindo o compromisso da companhia com a evolução sustentável da aviação latino-americana.

Confira abaixo a agenda oficial da LATAM na COP 30:

PAINÉIS LATAM (acesse aqui a arte)

  • 13/11/2025 às 14h na Zona Azul – Pavilhão B31 – Palco 2. Painel: Expansão da Aviação Civil e a Demanda por Combustível Sustentável | Moderador: Matheus Soares, Consultor Jurídico RefinaBrasil | Painelistas: Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da LATAM Brasil, José Henry Pinto Rodríguez, Diretor Geral da Aeronáutica Civil (a confirmar); Davi Bomtempo, Superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Secretário Executivo da Sustainable Business COP, Confederação Nacional da Indústria; Marcelo Lyra, Vice-Presidente de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Acelen.
  • 14/11/2025 às 10h na Zona Azul – Pavilhão B31 – Palco 2. Painel: Roadmap regional para aviação sustentável na América Latina e Caribe | Moderadora: Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da LATAM Brasil | Painelistas: José Henry Pinto Rodríguez , Diretor Geral da Aeronáutica Civil (a confirmar); Renato Dutra , Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Ministério de Minas e Energia (a confirmar); Alastair Blanshard, diretor do ICF; Julio Cordano, Ministério de Relações Exteriores do Chile
  • 14/11/2025 às 17h na Zona Azul – Pavilhão B31 – Palco 2. Painel: Construindo o Mercado Regional de SAF: Integração da América do Sul como Case Global | Moderador: Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil | Painelistas: Aloizio Mercadante, Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (a confirmar); Geraldo Alckmin , Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) (a confirmar); Rafael Dubeux, Secretário-Executivo Adjunto no Ministério da Fazenda; Renato Dutra, Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Ministério de Minas e Energia; e Marcelo Bernardes, Superintendente de Governança e Meio Ambiente Agência Nacional de Aviação Civil.
  • 15/11/2025 às 10h na Zona Azul – Pavilhão B31 – Palco 2. Painel: Harmonização Climática: o papel da aviação civil no Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE) | Moderadora: Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da LATAM Brasil | Painelistas: Ludovino Lopes, Ludovino Lopes Advogados, Fundador e ex-Consultor do Banco Mundial para Mercados de Carbono; Júlia Cruz, Secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (a confirmar); João Marcos Senise Paes Leme , Diretor do Departamento de Energia, Ministério de Relações Exteriores (a confirmar); e Pedro Venzon, Líder Brasil IETA.
  • 15/11/2025 às 12h30 na Zona Verde – Pavilhão Brasil – Auditório Uruçu. Painel: Do PROBIOQAV à Descarbonização do Setor Aéreo | Moderadora: Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da LATAM Brasil | Painelistas: Geraldo Alckmin , Vice-Presidente e Ministro do MDIC (a confirmar); Renato Dutra, Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Ministério de Minas e Energia; Marcelo Bernardes, Superintendente de Governança e Meio Ambiente, Agência Nacional de Aviação Civil; José Gordon, Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES.

PARTICIPAÇÕES DA LATAM EM OUTROS PAINÉIS (acesse aqui a arte)

  • 11/11/2025 às 15h30 na Zona Azul – Pavilhão ICC – Silent Theatre. Painel: ATAG side event: Sustainable aviation fuel – a growth opportunity for Latin America | Painelistas: Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil; Haldane Dodd, Executive Director, Air Transport Action Group (ATAG); Pedro de la Fuente, Senior Manager Sustainability, IATA; VINCI Airports (nome a confirmar); Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC (nome a confirmar).
  • 14/11/2025 às 12h na Zona Verde – Estande MTUR – Espaço Conheça o BrasilTalk Show: Ministério do Turismo e LATAM Airlines Brasil | Moderador: a confirmar | Painelistas: Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil e Celso Sabino, Ministro do Turismo.

INICIATIVAS DA LATAM PARA A COP 30

Durante a COP 30, a LATAM também irá implementar uma série de iniciativas voltadas a apoiar o evento e promover impacto positivo nas comunidades e na logística local:

  • Guia de Turismo Sustentável da Região Norte do Brasil (confira aqui) em parceria com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Reúne informações sobre destinos e roteiros sustentáveis dos estados da Região Norte, conciliando desenvolvimento econômico, preservação ambiental e valorização cultural dos povos originários.
  • Apoio Social de doação de passagens aéreas para o deslocamento de lideranças indígenas e povos originários para participação na COP 30, sob a coordenação do Ministério dos Povos Indígenas do Brasil.
  • Apoio ao Governo Federal, por meio da Secretaria Extraordinária para a COP 30, na concessão de passagens aéreas destinadas à preparação e realização do evento.
  • Ampliação de 65% na oferta total de assentos da LATAM em Belém nos voos programados entre 10 e 21 de novembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O investimento em malha aérea adicional inclui ampliação da rota Fortaleza–Belém (de 7 para 12 voos semanais), manutenção das rotas Manaus–Belém (2 voos semanais) e Macapá–Belém (3 voos semanais), além da criação das rotas temporárias Bogotá–Belém (3 voos semanais) e Galeão–Belém (2 voos semanais).

As iniciativas reafirmam o compromisso da companhia com o desenvolvimento regional e a conectividade da Amazônia, fortalecendo o papel de Belém como um polo estratégico de integração nacional e internacional.
LATAM INTEGRA PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL DA SB COP SOBRE DESCARBONIZAÇÃO

A LATAM foi selecionada para compor o Booklet of Cases da SB COP, publicação que reúne projetos de destaque do setor privado voltados à descarbonização e sustentabilidade.

O estudo apresentado pela companhia, “Decarbonization Pathways of the Aviation Sector”, detalha as principais frentes de inovação e eficiência da LATAM para acelerar a transição do transporte aéreo para uma economia de baixo carbono.

As iniciativas reconhecidas foram avaliadas segundo critérios como impacto na redução de emissões, escalabilidade, maturidade tecnológica, viabilidade econômica e alinhamento às metas globais da conferência.

COMPROMISSOS DE LONGO PRAZO

O grupo LATAM foi reconhecido como a companhia aérea mais sustentável das Américas e a quinta do mundo no Sustainability Yearbook 2024 da S&P Global, voltando a integrar o Índice de Sustentabilidade Dow Jones após cinco anos. O resultado reforça a consistência da estratégia e a integração da sustentabilidade à operação da companhia.
A estratégia global de sustentabilidade do grupo LATAM é estruturada em quatro pilares (Valor Compartilhado, Economia Circular, Gestão Ambiental e Gestão das Mudanças Climáticas) alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Entre os principais avanços recentes, destacam-se:

  1. Renovação e eficiência de frota com aeronaves Airbus A320neo, A321neo, Boeing 787 e Embraer E195-E2, que reduzem em até aproximadamente 20% o consumo de combustível por assento.
  2. Uso de inteligência artificial para otimizar rotas, operações de solo e abastecimento, reduzindo consumo e emissões.
  3. Digitalização de 100% dos manuais de voo, evitando a impressão de 6 milhões de folhas por ano e reduzindo aproximadamente 5 mil toneladas de CO₂.
  4. Aplicação da tecnologia AeroSHARK em aeronaves Boeing 777, com até 1% de economia de combustível e aproximadamente 6 mil toneladas de CO₂ evitadas anualmente.
  5. Substituição gradual por veículos elétricos no atendimento em aeroportos como Confins, Fernando de Noronha, Guarulhos, Palmas, Passo Fundo e Rio Branco.
  6. Programa 1+1 de compensação de emissões de voos fretados e de carga.
  7. Adesão ao Registro SAF da IATA, reforçando a transparência e rastreabilidade na cadeia de combustíveis sustentáveis.
  8. Parcerias e estudos com Airbus e MIT, que evidenciam o alto potencial do Brasil para produção e uso de SAF.

CONECTIVIDADE E PROPÓSITO

Com presença consolidada na região Norte, a LATAM também reafirma seu compromisso em conectar a Amazônia ao Brasil e ao mundo, com eficiência, responsabilidade ambiental e diálogo com a sociedade. Ao apoiar a COP 30, a companhia reforça seu papel de parceira do desenvolvimento sustentável, contribuindo para soluções de alto impacto público em clima, logística e economia verde.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

 

www.latam.com

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias