Companhia recebe público no CML, instalado em seu maior hub (centro de conexões), para reforçar compromisso com excelência operacional e crescimento com sustentabilidade
São Paulo, 8 de agosto de 2025 – O Centro de Manutenção da LATAM (CML), localizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), abriu as suas portas para apresentar a força e a complexidade da operação da maior companhia aérea da América do Sul aos seus principais parceiros comerciais no Brasil. Entre 5 e 7 de agosto, o espaço recebeu mais de 100 convidados, entre executivos de empresas clientes e agências de viagens, para uma imersão nos bastidores técnicos da aviação comercial.
Participaram da agenda gestores e agentes de viagens de 40 agências de todo o país, além de representantes de 16 empresas com forte presença em segmentos diversos, como eletrônicos, saúde, varejo, financeiro, indústria química e automotiva, dentre outros.
“Receber nossos parceiros e clientes no CML é uma forma concreta de apresentar nosso compromisso com uma operação de excelência. Mostramos nossa robustez técnica, o foco em segurança e, acima de tudo, a consistência do nosso crescimento sustentável. A LATAM está em plena expansão e temos clareza de que só avançamos com parcerias sólidas”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
MALHA, PRODUTO, SUSTENTABILIDADE E FUTURO
Nos dois primeiros dias, voltados às agências de viagens, a LATAM apresentou aos convidados no CML de Guarulhos detalhes sobre os novos voos inaugurados em 2025, o atendimento a grandes eventos, a liderança no mercado corporativo e a evolução da sua proposta de valor — com foco nas diferentes classes de cabine e no portfólio atualizado de serviços.
No terceiro dia, dedicado aos clientes corporativos, a pauta se ampliou para abordar o papel da LATAM na agenda de Sustentabilidade. Os convidados conheceram os bastidores de projetos como o Avião Solidário, o programa Segundo Voo, os investimentos em eficiência de frota e as iniciativas para redução das emissões de carbono.
O CML DE GUARULHOS EM NÚMEROS
Com 65 mil m² de área construída e mais de 400 funcionários especializados, o CML de Guarulhos é o maior centro de manutenção da LATAM no mundo. O espaço reúne nove oficinas (mecânica, compostos, metálica, pintura, motores, interiores, baterias, garrafas de oxigênio, rodas e kits), gerando agilidade e confiabilidade para mais de 200 voos diários operados pela LATAM no aeroporto de Guarulhos, com conexões para mais de 50 destinos domésticos e 20 internacionais.
A LATAM E O BRASIL EM 2025
A LATAM tem se consolidado em 2025 como a companhia aérea que mais investe no Brasil. A empresa já promoveu no país um crescimento doméstico de 8,5% em ASK (Assentos-Quilômetro Ofertados) no primeiro semestre e tem previsão de alta entre 9,5% e 10,5% no ano. Também já inaugurou 8 novas rotas, incluindo quatro bases (Pelotas, Fernando de Noronha, Ribeirão Preto e Campinas), atingindo o seu recorde nacional de 56 aeroportos atendidos. Até dezembro, a LATAM planeja lançar pelo menos mais 11 novas rotas domésticas, chegando a quase 60 destinos brasileiros.
No mercado internacional, a LATAM também consolidou a sua liderança no Brasil, operando voos próprios do país para 90 destinos no exterior. A companhia projeta em 2025 um crescimento entre 10% e 11% da sua malha internacional e já abriu rotas como Fortaleza–Lisboa e Rio de Janeiro–Buenos Aires. Para os próximos meses, prepara a abertura de seis novas rotas internacionais, incluindo Florianópolis–Lima e Guarulhos–Córdoba.
A expansão sustentável da malha aérea da LATAM é sustentada pela modernização da sua frota, que somente no Brasil já soma 167 aeronaves em 2025, com cinco aviões novos entregues e mais dois previstos até o fim do ano.
A companhia, vale lembrar, divulgou resultados sólidos no segundo trimestre de 2025, com revisão para cima das projeções de crescimento anual. O desempenho reflete tanto o investimento sustentável na malha aérea como a melhoria consistente de serviços e da experiência do cliente, destacada por recordes em satisfação, alta pontualidade das operações e baixos índices de cancelamento dos voos.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a LATAM lidera os mercados doméstico e internacional no Brasil desde 2021. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia também é a preferida dos viajantes corporativos, segundo a Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas).
Centro de Manutenção da LATAM (CML) em Guarulhos abre as portas para executivos de empresas clientes e agências de viagens (Divulgação LATAM)
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.