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quinta-feira, novembro 6, 2025
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KLM vê com bons olhos o plano europeu para combustíveis alternativos.

A KLM saúda a iniciativa da Comissão Europeia para melhorar o acesso a combustíveis alternativos para a aviação. Com a publicação do Plano de Investimento em Transportes Sustentáveis ​​(STIP), apresentado hoje, a Comissão dá um passo importante para ampliar a produção de combustíveis alternativos para a aviação (SAF e eSAF). Segundo a KLM, isso representa um marco fundamental para acelerar a transição para a sustentabilidade no setor da aviação na Europa.

A KLM considera o STIP uma oportunidade para estimular o desenvolvimento de combustíveis alternativos, aumentar a produção na Europa e reduzir custos. É essencial que as medidas anunciadas sejam implementadas para tornar o SAF mais acessível e fortalecer a competitividade da indústria da aviação europeia.

A disponibilidade de combustíveis alternativos acessíveis é crucial para atingir as metas climáticas de 2050. A KLM apoia fortemente a expansão do uso de SAF (Combustível de Aviação Sustentável) e endossa o mandato europeu para o SAF, que exige uma mistura de 2% de SAF a partir de 2025, aumentando para 6% em 2030 e 20% em 2035. No entanto, é fundamental que a produção seja ampliada rapidamente e que o SAF se torne mais acessível.

Impulso importante para a produção e acessibilidade.
O STIP inclui medidas concretas para acelerar a produção de SAF e eSAF na Europa, reduzir custos e estimular o investimento em tecnologias e infraestrutura mais limpas. O plano também reconhece os desafios que a KLM enfrenta atualmente no mercado europeu, incluindo a disponibilidade e a acessibilidade do SAF. A KLM acolhe com satisfação a iniciativa da Comissão Europeia de alocar receitas do ETS para ajudar a descarbonizar a aviação, bem como o seu apelo aos Estados-Membros da UE para que contribuam. Esta abordagem proporciona aos produtores maior segurança e aumenta a probabilidade de uma rápida expansão da capacidade de produção.

A KLM, uma das maiores compradoras
de SAF (Combustível de Aviação Sustentável) do mundo, investe há anos no desenvolvimento e uso de combustíveis alternativos. Juntamente com parceiros como a SkyNRG e a Neste, a KLM trabalha para ampliar a produção de SAF na Holanda e em toda a Europa. Além disso, a KLM é cofundadora do Projeto Skypower, uma iniciativa para expandir ainda mais a produção de eSAF (Combustível de Aviação Sustentável Ecológico). A Holanda possui uma posição inicial sólida para assumir um papel de liderança na Europa, graças, em parte, ao Porto de Roterdã e à presença de empresas inovadoras de produção e logística.

A igualdade de condições é essencial.
A KLM enfatiza que as medidas anunciadas no STIP devem contribuir para garantir a igualdade de condições, de modo a manter a competitividade global das companhias aéreas europeias.

Com a publicação do STIP e com os investimentos certos da UE e dos seus Estados-Membros, estão a ser feitos progressos importantes rumo a uma aviação mais limpa e preparada para o futuro.

Menores emissões de CO₂
Os combustíveis alternativos para aviação não são derivados de fontes fósseis, mas sim produzidos a partir de materiais residuais, como óleo de cozinha usado. O processo de produção resulta em emissões de CO₂ significativamente menores. Embora o SAF emita aproximadamente a mesma quantidade de CO₂ durante o voo, sua pegada de carbono total ao longo do ciclo de vida (da produção à combustão) é pelo menos 65% menor do que a do querosene convencional.

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