A KLM encomendou oficialmente o primeiro simulador do Airbus A350 na Holanda, marcando um passo significativo na preparação para a chegada da aeronave A350, que se juntará à frota no final de 2026. Este simulador avançado fornece aos pilotos da KLM treinamento sobre as mais recentes tecnologias e procedimentos em um ambiente realista e seguro.
O simulador foi construído pela CAE em Montreal, onde o processo de aceitação também ocorreu – semelhante a como é feito com uma aeronave real. No Canadá, o cockpit e os sistemas passaram por testes extensivos antes que o simulador fosse enviado para a Europa em partes. A instalação em Schiphol-East apresentou um desafio logístico: devido ao seu tamanho, o simulador não podia passar pelo portão principal e tinha que ser içado por cima da cerca. Agora está totalmente instalado e pronto para uso. O primeiro grupo de pilotos do A350 começará a treinar em breve.
Com a introdução do A350, a KLM continua a modernizar sua frota. A aeronave gera até 40% menos ruído e consome 25% menos combustível em comparação com aeronaves de geração mais antiga. Graças ao uso de materiais fortes e leves, como compósitos e titânio, o A350 pode cobrir distâncias maiores com emissões mais baixas.