De acordo com a Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), mais de 60% dos estudantes brasileiros que optam por programas no exterior priorizam destinos em que o custo benefício é atraente e o aprendizado de inglês é eficaz
Fazer intercâmbio nas Filipinas pode ser uma opção surpreendente e eficaz para quem deseja aprender ou aprimorar o inglês, ou até mesmo o espanhol. Conhecido por sua hospitalidade e por ter a língua inglesa como um dos idiomas oficiais, o país asiático tem se tornado cada vez mais procurado por estudantes que buscam ensino de qualidade com custo mais acessível.
De acordo com a Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), mais de 60% dos estudantes brasileiros que optam por programas no exterior priorizam destinos em que o custo benefício é atraente e o aprendizado de inglês é eficaz, e as Filipinas estão entre os países que mais cresceram em procura nos últimos anos por oferecer programas intensivos com professores nativos e imersão cultural.
Por conta de sua história colonial, há regiões em que o espanhol também é compreendido, o que torna a experiência ainda mais rica para quem deseja ampliar o repertório linguístico. Com escolas bem avaliadas e cidades como Cebu, Manila e Baguio, um dos principais centros educacionais das Filipinas, como polos educacionais, o país se consolida como alternativa aos tradicionais destinos como Estados Unidos e Reino Unido.
“Há uma imersão total no intercâmbio para lugares como as Filipinas. O estudante vive o idioma o tempo todo, nas aulas, interações sociais, tarefas do dia a dia. Isso acelera a fluência e proporciona uma vivência cultural muito rica, que vai além da sala de aula”, diz Alexandre Argenta, presidente da Belta.
Outro atrativo importante é o custo. Comparado a outros destinos de língua inglesa, como Canadá ou Austrália, estudar nas Filipinas pode ser até 50% mais barato, incluindo moradia, alimentação e transporte. Muitas escolas oferecem pacotes completos com aulas, hospedagem e alimentação, o que facilita a vida de quem vai estudar e quer ter controle financeiro durante o período do intercâmbio.
Se você sonha em viver uma experiência transformadora, investir no seu desenvolvimento pessoal e ainda aprender dois idiomas de uma vez, as Filipinas podem ser o destino ideal. É uma escolha que une aprendizado, aventura e acessibilidade, com a vantagem de conhecer um país com paisagens paradisíacas e cultura fascinante. Afinal, um bom intercâmbio é aquele que expande os horizontes, linguísticos, profissionais e de vida.
Sobre Belta
Criada há mais de 30 anos, a Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 60% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo mais de 300 pontos de venda em todo o Brasil, mais de 50 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!