Entre os dias 11 e 14 de setembro, aconteceu em Brasília o 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável. O Instituto Bancorbrás foi um dos apoiadores da iniciativa e esteve presente no evento que reuniu comunidades tradicionais, empreendedores, pesquisadores e profissionais do setor para debater e vivenciar práticas de turismo mais justas e sustentáveis.
Roberta Abreu, Gerente Executiva do Instituto Bancorbrás, destaca que participar do 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável foi uma oportunidade muito rica para toda a equipe do Instituto Bancorbrás. “Estar presente em um espaço que promove o diálogo com comunidades, empreendedores e especialistas reforça nosso compromisso com um turismo mais justo, sustentável e transformador. Além de ampliar nosso conhecimento, fortalecemos conexões importantes com atores que compartilham da mesma visão de futuro para o setor”.
A programação do fórum contou com oficinas, palestras, feira cultural, além de uma visita técnica ao Quilombo Kalunga Engenho Dois na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e buscou promover diversidade de vozes, fortalecer iniciativas transformadoras e marcar uma virada no turismo brasileiro.
Um dos destaques do evento foi a entrega do Prêmio Vitrine do Turismo Responsável, no dia 11 de setembro. A premiação que reconhece e valoriza práticas inspiradoras de turismo sustentável em todo o país destaca ações que promovem impactos sociais, culturais, ambientais e econômicos positivos. Ao todo foram 72 projetos inscritos e 15 finalistas selecionados. O projeto de turismo de base comunitária na Comunidade Indígena Kauwê, em Pacaraima (RR) ficou em primeiro lugar, seguidos pelas iniciativas em Sirinhaém Marisqueiras de Aver-o-Mar, em Sirinhaém (PE), e a Mova Experiências, de São Luís (MA).
Sobre o Instituto Bancorbrás
O Instituto Bancorbrás é o agente social do Grupo Bancorbrás e, há 17 anos, atua no fortalecimento do Terceiro Setor e na promoção do Turismo Sustentável no Brasil. Com iniciativas voltadas ao empreendedorismo, à filantropia colaborativa e ao Investimento Social Privado, já beneficiou mais de 280 mil pessoas e 750 organizações sociais. Sua atuação visa incentivar a responsabilidade social e o protagonismo coletivo, acreditando que cada pessoa, instituição e comunidade pode ser agente de transformação.