21.7 C
São Paulo
sábado, outubro 11, 2025
spot_img

Instituto Bancorbrás e Vivalá promovem iniciativa que capacitou aldeias na terra indígena Haliti-Paresi (MT)

No dia 4 de outubro, aconteceu o encontro de conclusão da iniciativa “Rumo ao Turismo Regenerativo”. Lançado em junho de 2025, o projeto foi realizado pelo Instituto Samaúma em parceria com o Instituto Bancorbrás e com o apoio da Prefeitura de Tangará da Serra (MT). A iniciativa capacitou 48 pessoas de  cinco aldeias do projeto Menanehaliti, integrantes da terra indígena Haliti-Paresi (MT). O objetivo é que, a partir das capacitações, as comunidades ofereçam experiências autênticas de turismo sustentável e de base comunitária que contribuam para a preservação ambiental, geração de emprego e renda no território. Ao todo, cinco novos roteiros foram construídos durante os módulos.

Durante dez semanas, os integrantes das aldeias Katyalarekwa, Serra Dourada, Oreke, Arara Azul e Duas Cachoeira receberam uma formação completa, amplamente testada com mais de 10 mil horas de aplicação e 700 empreendedores comunitários já formados pela Universidade Vivalá de Negócios. A capacitação foi dividida em módulos semanais, com temas diversos como marketing, finanças, vendas e ações sustentáveis. Além da jornada de quase três meses, está previsto um acompanhamento trimestral até fevereiro do próximo ano.

Claudio Roberto, Diretor Executivo do Instituto Bancorbrás, aponta que a expectativa é que os participantes estejam preparados para receberem os viajantes. “Acreditamos no poder transformador do turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável. Esperamos que, com essa capacitação, o turismo de base comunitária e regenerativo se consolide como uma das principais fontes de renda das aldeias participantes, promovendo não apenas geração de emprego, mas também o fortalecimento cultural e a preservação ambiental do território Haliti-Paresi”, afirma.

O projeto faz parte de um plano de desenvolver o turismo regenerativo, responsável, e começou quando o povo Haliti-Paresi participou de um primeiro curso, realizado pela prefeitura da cidade em conjunto com profissionais do setor. “Buscamos complementar a formação que já havia sido feita junto ao povo Haliti-Paresi, atendendo a uma demanda dos próprios indígenas: de efetivamente começarem a receber visitantes. Atuamos fortemente na promoção e distribuição do etnoturismo, um processo que envolveu a própria reformulação dos roteiros para direcioná-los à demanda do mercado, ao mesmo tempo em que intensificamos o impacto regenerativo das atividades”, afirma Daniel Cabrera, diretor executivo do Instituto Samaúma e da Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil.

Durante os encontros, o grupo estruturou cinco novos roteiros, com as atividades previstas, locais para dormir, dinâmicas e oficinas, alimentação, locomoção, precificação, entre outros fatores. Alguns desses roteiros são de curta duração (um ou dois dias), voltados para escolas, um dos públicos potenciais identificados durante o processo, e outros roteiros mais longos de etnoturismo para viajantes, com duração de 5 dias e 4 noites. A cultura e o modo de vida do povo Haliti-Paresi permeiam todas as experiências, no ritmo das atividades, nas noites com contação de histórias ao redor da fogueira, pernoites dentro das casas indígenas e culinária tradicional. Todos os itinerários foram desenvolvidos levando em consideração a preservação ambiental, buscando formas de promover o desenvolvimento sem agredir o meio ambiente.

Sobre o Instituto Bancorbrás

Instituto Bancorbrás é o agente social do Grupo Bancorbrás e, há 17 anos, atua no fortalecimento do Terceiro Setor e na promoção do Turismo Sustentável no Brasil. Com iniciativas voltadas ao empreendedorismo, à filantropia colaborativa e ao Investimento Social Privado, já beneficiou mais de 280 mil pessoas e 750 organizações sociais. Sua atuação visa incentivar a responsabilidade social e o protagonismo coletivo, acreditando que cada pessoa, instituição e comunidade pode ser agente de transformação.

 

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias