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quinta-feira, junho 19, 2025
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Instituto Bancorbrás e Vivalá lançam projeto de capacitação para aldeias da terra indígena Haliti-Paresi (MT)

O turismo de base comunitária (TBC) busca o desenvolvimento sustentável, combinado a conservação do meio ambiente e valorização da cultura local. O modelo visa fomentar o protagonismo da comunidade por meio da implementação e gestão de atividades turísticas, de modo que todos sejam beneficiados de forma equitativa, promovendo uma experiência justa e responsável. Pensando nisso,  o Instituto Bancorbrás, em parceria com o Instituto Samaúma – iniciativa sem fins lucrativos da Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil – e apoio da Prefeitura de Tangará da Serra (MT), lançou o projeto “Rumo ao Turismo Regenerativo”. A iniciativa visa capacitar cinco aldeias do projeto Menanehaliti, integrantes da terra indígena Haliti-Paresi (MT). O evento de lançamento ocorreu na Aldeia Katyalarekwa, comunidade da Terra Indígena Haliti-Paresi (MT), à cerca de 363 km de Cuiabá.

Durante dez semanas, cerca de 50 pessoas das aldeias Katyalarekwa, Serra Dourada, Oreke, Arara Azul e Duas Cachoeira receberão uma formação completa, amplamente testada com mais de 10 mil horas de aplicação e 700 empreendedores comunitários já formados. A capacitação será dividida em módulos semanais, com temas como marketing, finanças, vendas e ações sustentáveis. O curso também prevê acompanhamento trimestral até fevereiro de 2026. A expectativa é que ao final do projeto, os participantes estejam preparados para receberem os viajantes e tornar suas experiências com o turismo rentáveis e sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e financeiro.

O desenvolvimento do turismo sustentável e de base comunitária no país é um dos pilares de atuação do Instituto Bancorbrás. “Investir em turismo regenerativo é uma decisão estratégica que reforça o compromisso do Instituto Bancorbrás com iniciativas que geram impacto positivo e duradouro. Ao apoiar o etnoturismo desenvolvido na Terra Indígena Haliti Paresí, unimos dois propósitos: valorizar o conhecimento ancestral e a conexão com a natureza e aplicar nossa experiência em negócios para fortalecer uma atividade economicamente sustentável. A parceria com o Instituto Samaúma representa uma oportunidade concreta de contribuir com o desenvolvimento de uma cadeia de turismo mais responsável, conectando a Operadora Bancorbrás e o trade turístico da região de Tangará da Serra-MT”, destaca Claudio Roberto, diretor geral de negócios do Grupo Bancorbrás e diretor executivo do Instituto Bancorbrás.

A metodologia de formação utilizada será da Universidade Vivalá de Negócios, um método que é utilizado há dez anos pela Vivalá junto a moradores de comunidades tradicionais brasileiras. “Seguimos dedicados na nossa ambição de contribuir com o desenvolvimento do turismo sustentável e de base comunitária (TBC), agora em conjunto com as aldeias indígenas de Tangará da Serra, que se junta às nossas operações junto ao povo Yanomami no Amazonas, Shanenawa no Acre, Kariri Xocó no Alagoas e aos Guarani em São Paulo”, destaca Daniel Cabrera, diretor executivo do Instituto Samaúma e da Vivalá.

Sobre o Instituto Bancorbrás

Instituto Bancorbrás é o agente social do Grupo Bancorbrás. Desde 2008, a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) promove ações voltadas à promoção do protagonismo social, com o objetivo de fomentar iniciativas de empreendedorismo, investimento social privado e filantropia colaborativa. Entre os compromissos do Instituto, está o fortalecimento do Terceiro Setor e a promoção do Turismo Sustentável no Brasil, por meio de iniciativas educacionais, de capacitações e democratização do conhecimento. Ao longo dos anos, foram desenvolvidas ações que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de vulnerabilidade social e famílias de comunidades do Distrito Federal e de diversos estados do Brasil. Ao todo, mais de 200 mil pessoas foram impactadas positivamente direta e indiretamente pelos programas, projetos e campanhas realizados.

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