Pelo calendário turístico do país, estamos na baixa temporada, mas a rede hoteleira de Salvador comemora alta nos negócios. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seção Bahia (Abih-BA), em abril de 2025 a ocupação de leitos na capital alcançou 64,5%, índice superior ao registrado no mesmo período de 2024, que foi de 54%. No comparativo, a média do valor da diária também aumentou em 18,1%.
Segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o resultado positivo está relacionado às ações de promoção do destino e de incentivo a eventos sediados na cidade, feitas pelo órgão, associadas ao dinamismo dos hoteleiros, além do feriado prolongado que uniu a Semana Santa e o Dia de Tiradentes. Em abril deste ano, a secretaria apoiou 32 iniciativas, como congressos, seminários e manifestações culturais, que trouxeram milhares de visitantes para Salvador.
“O turismo de negócios é um segmento em expansão na Bahia. Para acelerar esse processo, na sazonalidade, o Governo do Estado tem apoiado iniciativas de diversos segmentos, que movimentam a economia. Fazemos também a captação de grandes eventos nacionais e internacionais, mostrando que oferecemos infraestrutura, atrativos e conectividade aérea”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“O impacto do turismo de negócios tem sido extremamente positivo para o setor hoteleiro em Salvador. Chegamos a ter períodos com mais de 80% de ocupação, no mês de abril. Com esse importante apoio do Governo do Estado, a cidade evidencia sua vocação para sediar encontros técnicos de grande porte, que contribuem para o incremento das atividades turísticas”, destacou o presidente da Abih-BA, Wilson Spagnol.
Foto: Tatiana Azeviche (Ascom/Setur-BA)