15 de outubro de 2025 (Xiamen, China) – A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) lançou a campanha “Viaje com Segurança: Baterias de Lítio” (“Travel Smart with Lithium Batteries”, no original em inglês), uma iniciativa global de segurança que oferece aos viajantes sete regras simples para o transporte seguro de celulares, laptops, power banks e outros dispositivos com baterias de lítio durante os voos. A campanha será divulgada no site e nas redes sociais da IATA e está disponível em formato white-label para companhias aéreas, aeroportos e outros parceiros do ecossistema de viagens.
“Dispositivos com baterias de lítio são seguros quando manuseados corretamente, mas podem apresentar riscos se estiverem danificados ou embalados de forma inadequada. Como cada vez mais viajantes voam com esses dispositivos, nossa campanha ‘Viaje com Segurança: Baterias de Lítio’ ajudará as companhias aéreas a educar os passageiros sobre as regras simples que eles devem seguir ao viajar com os dispositivos eletrônicos que se tornaram parte essencial no seu dia a dia”, disse Nick Careen, vice-presidente sênior de Operações e Segurança da IATA.
Muitos viajantes usam dispositivos com baterias de lítio sem conhecer bem as regras
Uma pesquisa recente da IATA com passageiros revelou que a maioria viaja com dispositivos com baterias de lítio:
- 83% viajam com celular
- 60% viajam com laptop
- 44% viajam com um power bank
Embora 93% dos viajantes se considerem familiarizados com as regras para transporte de dispositivos com baterias de lítio (incluindo 57% que se consideram muito familiarizados), existem equívocos que merecem atenção:
- 50% acreditam, incorretamente, que é permitido colocar pequenos dispositivos com baterias de lítio na bagagem despachada
- 45% acreditam, incorretamente, que é permitido levar power banks na bagagem despachada
- 33% acreditam, incorretamente, que não há limite de capacidade para power banks ou baterias extras
Sete regras simples de segurança
Os materiais da campanha destacam sete regras simples que todo viajante deve seguir:
- Viaje com o essencial: Leve apenas os dispositivos e baterias que realmente precisa.
- Fique atento: Se um dispositivo estiver quente, soltando fumaça ou danificado, avise imediatamente a tripulação ou funcionários do aeroporto.
- Mantenha os dispositivos com você: Sempre carregue celulares, laptops, câmeras, vapes (quando permitidos) e outros itens com bateria na bagagem de mão, e não na bagagem despachada.
- Proteja baterias soltas: Mantenha baterias extras e power banks em suas embalagens originais ou cubra os terminais com fita para evitar curtos-circuitos..
- Lembre-se do despacho na porta de embarque: Se sua bagagem de mão for levada para o compartimento de carga do avião, retire antes todas as baterias de lítio e dispositivos.
- Verifique o tamanho da bateria: Para baterias maiores (acima de 100 watt-hora, como as usadas em câmeras maiores, drones ou ferramentas elétricas), consulte a companhia aérea, pois pode ser necessária aprovação.
- Confira as regras da companhia aérea: Sempre confirme as políticas da sua companhia aérea, pois os requisitos podem variar de acordo com a regulamentação local.
Implementação em toda a indústria
A campanha multilíngue será lançada por meio de materiais digitais que companhias aéreas e outros parceiros podem adaptar e compartilhar com os passageiros, garantindo uma mensagem de segurança consistente em toda a indústria. Um vídeo curto e animado, criado para tornar as regras simples, envolventes e fáceis de lembrar, poderá ser usado por companhias aéreas e aeroportos em seus canais digitais e sociais.
Os materiais da campanha também estarão disponíveis para a mídia e outros agentes da cadeia de valor da aviação, ajudando a educar os viajantes sobre como voar com segurança com dispositivos de lítio.
– IATA –
Notas do editor
**Dispositivos comuns que usam baterias de lítio
Muitos viajantes não percebem quantos dispositivos do dia a dia contêm baterias de lítio. Além de celulares e laptops, as baterias de lítio alimentam uma ampla gama de itens pessoais e de viagem, incluindo tablets, e-readers, fones de ouvido sem fio, smartwatches, pulseiras fitness, câmeras, caixas de som portáteis, power banks, consoles de jogos portáteis e canetas eletrônicas. Também estão presentes em itens de cuidado pessoal, como escovas de dente elétricas, barbeadores e chapinhas, além de cigarros eletrônicos, ventiladores portáteis, lanternas, dispositivos médicos como aparelhos auditivos e monitores de glicose, e ferramentas ou gadgets compactos como chaves de fenda e ponteiros a laser.