O HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro) e a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro) promoveram na terça-feira, dia 28, a segunda edição do evento “Trabalha Rio Hotéis”, feira de empregabilidade voltada para o setor hoteleiro. A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), foi realizada no Rio Othon Palace, em Copacabana.
Voltado para quem busca oportunidades no mercado de hospitalidade, um dos setores que mais gera trabalho formal no Rio de Janeiro, o encontro contou com a participação dos hotéis associados ao HotéisRIO – sindicato que representa mais de 700 meios de hospedagem na cidade. Os participantes tiveram a chance de conhecer as vagas abertas nos hotéis cariocas, entregar seus currículos e se candidatar a cargos permanentes ou temporários e de participar de palestras.
“Muito bom ver o interesse de todas essas pessoas – foram mais de 2 mil inscrições. Estamos às vésperas do início da alta temporada no Rio e devemos ter um alto nível de aproveitamento desses candidatos”, comemorou o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, presente ao evento. “Nosso objetivo com a feira é ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e fortalecer o vínculo entre hotéis e profissionais que desejam construir carreira na hospitalidade. O evento se consolidou como um importante canal de aproximação e geração de empregos, reafirmando o compromisso do setor com o desenvolvimento social e econômico da cidade”, afirmou.
Jorge Chaves, vice-presidente do HotéisRIO e diretor comercial do Rio Othon Palace, lembrou a importância do turismo para a cidade do Rio de Janeiro, o que resulta em oportunidade de trabalho. “Da barraca de praia aos hotéis, tudo é turismo no Rio. Por isso nosso setor continuamente oferece vagas”. No entanto, ele ressaltou que é preciso estar preparado e, principalmente, ter vontade de receber bem os turistas. “Buscamos pessoas comprometidas, dedicadas e que dominem a arte de receber. Afinal, somos um setor que trabalha com felicidade”.
Para o presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, o evento reforça a importância da união entre o setor e o poder público. “A hotelaria tem papel fundamental na retomada do emprego e na formação de novos profissionais. Essa nova edição reforça o sucesso da parceria com a SMTE e o compromisso do setor em investir em qualificação e inclusão, abrindo portas para quem busca uma oportunidade real de crescimento no turismo”, diz.
O secretário Municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira, ressaltou a oportunidade oferecida aos candidatos. “Muitos poderão encontrar aqui a chance que eles tanto esperam”.
Já Cristiane Izidoro, subsecretária executiva na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, realçou a importância do fator comportamental durante as entrevistas. “É importante conversar com calma e deixar claro determinação e resiliência”, disse.
A hotelaria se consolida como um dos principais motores de geração de empregos no setor de serviços do Rio de Janeiro. De acordo com o relatório Panorama da Empregabilidade na Hotelaria, do Observatório do Trabalho Carioca, o segmento concentra quase 20 mil postos formais apenas na capital – praticamente metade das 41,9 mil vagas do setor em todo o estado. Todos os currículos entregues durante a feira serão integrados ao banco de oportunidades do HotéisRIO.






