Publicação do Ministério do Turismo reforça seu papel de indutor do segmento, conectando vocações regionais a investimentos e oportunidades sustentáveis
O Ministério do Turismo (MTur) lançou oficialmente nesta sexta-feira (22.08), em São Paulo (SP), o Guia de Projetos de Infraestrutura de Apoio ao Turismo Náutico, elaborado em parceria com o Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC).
A publicação é fruto de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos e busca orientar prefeituras municipais e gestores públicos quanto à formulação de propostas do tipo nas diferentes regiões do país. O anúncio ocorreu no Núcleo do Conhecimento do 9º Salão do Turismo, promovido pelo MTur na capital paulista.
Durante a cerimônia de lançamento, representantes do setor destacaram a importância da iniciativa para impulsionar o segmento. Segundo Isabella Pozzeti, coordenadora-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo, o Guia funciona como um verdadeiro passo a passo.
“Ele orienta desde a escolha do tipo de projeto até o alinhamento com políticas de turismo já existentes. Detalha com quem conversar, quais etapas seguir e supre uma lacuna de conhecimento e recursos que muitos municípios enfrentam. É um roteiro para transformar vocação em realidade”, explica Isabella.
Na avaliação de André Hadlich, pesquisador do LabTrans/UFSC, o Guia de Projetos de Infraestrutura de Apoio ao Turismo Náutico representa uma ferramenta estratégica.
“O documento consolida boas práticas e metodologias para apoiar gestores na implementação de projetos estruturantes. Além disso, reúne nossa experiência de anos de pesquisa, com foco em apoiar municípios a planejarem melhor sua infraestrutura, atrair investimentos e desenvolver o turismo náutico de forma ordenada e inclusiva”, comenta Hadlich.
EXPERIÊNCIAS – O lançamento também teve a participação de especialistas e gestores de diferentes regiões. Luis Sobrinho, consultor da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Oportunidades), apresentou a experiência local no desenvolvimento do turismo náutico e ressaltou o papel do guia como referência.
“São Paulo concentra grande potencial e já avançou em iniciativas de infraestrutura. Compartilhar essas experiências e alinhar com o guia é essencial para que outros municípios possam planejar de forma eficaz”, afirmou Sobrinho.
Já Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec (antigo Parque Tecnológico de Itaipu), destacou o case do Lago de Itaipu como exemplo de turismo náutico com característica binacional.
“Nosso desafio é potencializar o turismo náutico no lago, potencializando sua capacidade com projetos como o do Mirante do Lago. O guia fortalece essa perspectiva ao oferecer diretrizes para transformar projetos locais em oportunidades de desenvolvimento regional”, diz Benites.
AVANÇOS – Com o Guia, o Ministério do Turismo busca estimular investimentos, qualificar projetos e promover o ordenamento da atividade náutica. Os principais impactos esperados incluem:
• Aproveitamento da vasta extensão de orlas marítimas, fluviais e lacustres do Brasil, com centenas de cidades já mapeadas pelo MTur ministério com vocação náutica;
• Apoio a cidades e regiões para estruturar projetos capazes de alavancar o turismo náutico;
• Fortalecimento da economia local, com a criação de empregos e aumento de renda nas comunidades envolvidas.
O Guia será disseminado junto a estados, municípios e parceiros institucionais da ação, consolidando-se como instrumento estratégico para o futuro do turismo náutico brasileiro.
SALÃO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.
Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.
PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior mostra do turismo brasileiro, é organizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Thais Rosa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo