O Ethiopian Airlines Group, o maior grupo de aviação da África, revelou uma expansão significativa de suas capacidades de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) com a inauguração de três instalações de última geração: uma nova Oficina de Manutenção de Componentes, um Armazém Central e um Hangar de Manutenção Geral com duas baias. A nova infraestrutura promete ser um divisor de águas no aumento da eficiência operacional e no fortalecimento da posição da Ethiopian como principal prestadora de serviços de MRO no continente.
A cerimônia inaugural ocorreu nas instalações da Ethiopian MRO Services em Adis Abeba, em 22 de julho de 2025, e contou com a presença do Presidente do Conselho Administrativo da Ethiopian Airlines, Sua Excelência, o Tenente-General Yilma Merdasa, do CEO do Ethiopian Airlines Group, Sr. Mesfin Tasew, de participantes do projeto e de executivos da Ethiopian Airlines.
Em seu discurso no evento, o Sr. Mesfin Tasew, CEO do Grupo Ethiopian Airlines, declarou: “ A conclusão dessas avançadas instalações de MRO aprimora significativamente nossa capacidade técnica e reforça nossa posição como um player-chave no cenário global. Com capacidades expandidas e sistemas de ponta, estamos agora mais bem equipados para fornecer serviços de manutenção eficientes e de alta qualidade para nossa frota em crescimento e para operadores terceirizados.” Ele acrescentou : “À medida que fortalecemos nossa infraestrutura, reafirmamos nossa dedicação em apoiar o renascimento da aviação na África e consolidar a posição da Etiópia como um centro continental para serviços de aviação de classe mundial e crescimento sustentável.”
Com um investimento total superior a US$ 150 milhões e um cronograma de construção de três anos, o desenvolvimento foi executado em parceria com a China National Aero-Technology International Engineering Corporation (CAIEC), a China Communications Construction Company (CCCC) e a DAR Al-Handasah Consultants (Shair and Partners) para a construção das três instalações.
As instalações recém-inauguradas representam um salto significativo na infraestrutura técnica e na capacidade de serviço da Ethiopian MRO Services. A Ethiopian MRO Services já possui mais de 1.200 componentes em sua lista de capacidade de reparo de componentes aprovada pela FAA. Além disso, a nova Oficina de Manutenção de Componentes conta com oficinas especializadas em reparos de trem de pouso principal e de nariz de B737 e Q400, ATE, IDG, ACM, bem como componentes ATS, adicionando mais de 170 novos componentes à lista de capacidade existente. Essa expansão fortalece o suporte à frota da companhia aérea e à comunidade da aviação em geral em todo o continente e além.
A adição de dois hangares de manutenção geral de fuselagem larga eleva o número total de hangares no MRO da Etiópia para oito, aumentando significativamente a capacidade de manutenção abrangente de aeronaves.
Enquanto isso, o Armazém Central, com uma área construída de 15.000 m 2 e um volume de armazenagem de 25.500 m 3 , incorpora um avançado Sistema Automatizado de Armazenamento e Recuperação (ASRS), aumentando a eficiência do gerenciamento de peças de reposição e dando suporte a operações de manutenção mais tranquilas.
Sobre a Etiópia
O Ethiopian Airlines Group (Ethiopian) é uma verdadeira história de sucesso africana, transformando um sonho visionário em uma realidade globalmente reconhecida há quase oito décadas. Operando voos para mais de 160 destinos domésticos e internacionais de passageiros e cargas em cinco continentes, a Ethiopian conecta a África com o mundo. Priorizando o conforto dos passageiros e a sustentabilidade ambiental, a Ethiopian utiliza aeronaves ultramodernas, como Boeing 737, 777, 787, Airbus A350-900, A350-1000 e De Havilland Q400.
A Ethiopian, companhia aérea membro da Star Alliance, conquistou diversos prêmios cobiçados, incluindo o prêmio de “Melhor Companhia Aérea da África” da Skytrax por oito anos consecutivos, o prêmio de “Melhor Geral da África” da APEX e o prêmio de “Liderança na Conexão da África por Meio do Transporte”, entre outros. A Ethiopian busca se destacar ainda mais em seu sucesso por meio de um plano estratégico denominado “Visão 2035” e se tornar um dos 20 grupos de aviação mais competitivos e líderes do mundo. Adotando um espírito pan-africano, a Ethiopian busca uma estratégia multihub com hubs em Lomé, Togo, com a ASKY; em Lilongwe, Malawi, com a Malawi Airlines; em Lusaka, Zâmbia, com a Zambia Airways; e em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), com a Air Congo.