23.3 C
São Paulo
terça-feira, agosto 19, 2025
spot_img

Greve na Air Canada: Especialista explica o que fazer diante da suspensão de voos

Mais de 130 mil pessoas por dia devem ser afetadas pela paralisação dos serviços

A Air Canada anunciou a suspensão gradual de suas operações aéreas pelas próximas 72 horas, a partir desta quarta-feira, 14 de agosto, após o aviso de greve emitido pelo Sindicato Canadense de Empregados Públicos (CUPE), que representa cerca de 10 mil comissários de bordo da companhia.

Segundo a empresa, a medida visa oferecer previsibilidade aos clientes e minimizar os impactos de uma paralisação desorganizada. Ainda assim, mais de 130 mil passageiros por dia devem ser afetados pela interrupção dos voos da Air Canada e da Air Canada Rouge, em pleno auge da alta temporada de viagens no hemisfério norte.

Diante da instabilidade, surgem dúvidas sobre os direitos dos passageiros em casos de cancelamento de voos motivados por greves e impasses trabalhistas. A companhia afirma que oferecerá reembolso integral, alternativas de viagem e uma política flexível de remarcação. No entanto, essas soluções nem sempre são suficientes ou compreendidas com clareza pelos consumidores.

“É importante entender que, neste caso, a greve decorre de um conflito interno da companhia, o que significa que ela é responsável pelos prejuízos causados aos passageiros. Se o voo foi cancelado, a empresa deve oferecer suporte financeiro, seja com a remarcação ou com o reembolso integral”, explica Rodrigo Alvim, advogado especialista em Direito do Passageiro Aéreo.

Outra orientação do profissional é manter registros de qualquer tentativa de contato ou solicitação não atendida. “O ideal é gravar ligações, anotar protocolos e registrar reclamações em plataformas oficiais, como o consumidor.gov.br”, recomenda Alvim. “Se for necessário adquirir uma nova passagem por conta própria ou demais gastos, é fundamental guardar os comprovantes para uma possível ação judicial”, completa.

Fonte:

Rodrigo Alvim: – Mestre em Direito pela PUC/MG. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com um semestre na Univesidad de Barcelona. Possui MBA em gestão empresarial pela FGV. É especialista em Direito dos Passageiros Aéreos

Informações à imprensa 

Sobre a M2 Comunicação Jurídica 

A M2 Comunicação Jurídica é uma agência especializada nos segmentos econômico e do Direito. Contamos com diversas fontes que atuam em âmbito nacional e internacional, com ampla vivência nos mais diversos assuntos que afetam a economia, sociedade e as relações empresariais.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias