Hotel adota práticas que visam o uso responsável de recursos e baixos impactos ambientais
Em um contexto em que a sustentabilidade se tornou indispensável para o setor hoteleiro, práticas responsáveis deixaram de ser um diferencial para se tornarem parte das expectativas de hóspedes e do mercado. De acordo com as tendências recentes no turismo global, os viajantes estão priorizando hotéis que adotam medidas concretas para reduzir seu impacto ambiental e promover o desenvolvimento sustentável.
Para atender a um público cada vez mais atento às questões ambientais, o Grand Hyatt São Paulo vem implementando uma série de iniciativas alinhadas às melhores práticas internacionais de sustentabilidade. Entre as ações principais, o hotel utiliza plataformas como a EcoTrack para monitorar e gerir recursos naturais e resíduos. Mensalmente, são avaliados indicadores como consumo de água, gás e energia, pegada de carbono e geração de resíduos sólidos — dados compartilhados com a matriz corporativa do Hyatt.
Na área de alimentação, o Grand Hyatt São Paulo prioriza fornecedores que respeitam elevados padrões de sustentabilidade, com destaque para o uso de ovos de galinhas criadas sem gaiolas, carnes de pasto livre, frutos do mar certificados pelo selo ASC e produtos orgânicos. O processo de seleção inclui visitas técnicas conduzidas por nutricionistas para avaliar práticas de segurança alimentar e responsabilidade ambiental.
No gerenciamento de resíduos, o hotel realiza iniciativas como logística reversa para cápsulas de café, reciclagem e doação de frascos de amenities (shampoos, condicionadores, sabonetes líquidos, etc) para ONGs e creches da região.
Entre outras iniciativas, destacam-se: uma estação de recarga para veículos elétricos; o uso de papel com certificação de reflorestamento e compensação ambiental; a política de eventos “No Plastic Water” — que inclui envase próprio de água para reduzir o uso de garrafas plásticas — e o uso de canudos biodegradáveis apenas sob solicitação.
“Entendemos que a sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade, mas uma exigência do futuro da hospitalidade. Nossas ações são guiadas por um compromisso de longo prazo com práticas que respeitam o meio ambiente e criam um impacto positivo para a comunidade em que estamos inseridos. O setor hoteleiro vive um momento de transição importante. Quem não colocar a sustentabilidade no centro da estratégia estará fora do jogo”, comenta Carlos Eduardo Queiroz Netto, diretor de Operações do Grand Hyatt São Paulo
Além dos protocolos, dados de desempenho sustentável do hotel são compartilhados em plataformas internacionais como EcoVadis, reforçando a transparência e o comprometimento com práticas de ESG (Environmental, Social and Governance).
Essas iniciativas renderam ao Grand Hyatt São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, a certificação internacional Green Key, que reconhece a responsabilidade ambiental em diversos processos internos. Com elas, o hotel reafirma sua missão de oferecer experiências sofisticadas aliadas ao respeito pelo meio ambiente e à promoção de um turismo consciente.
Sobre o Grand Hyatt São Paulo
O Grand Hyatt São Paulo foi o primeiro hotel da rede Hyatt no Brasil. Construído com um novo conceito em design, conta com três complexos distintos com entradas independentes: apartamentos, área gastronômica e área de eventos. Localizado na região da Berrini e Chucri Zaidan, principal centro de negócios da cidade, o hotel cinco estrelas conta com 467 apartamentos, 34 suítes e dois restaurantes, o C, que destacagastronomia contemporânea, além do Kinu Sushi Bar, especializado em cozinha japonesa. O hotel tem ainda em suas dependências uma área de eventos com 3 mil m² com dois ballrooms, sendo o salão principal com capacidade de até 1.200 pessoas, dez salas de reunião com completa infraestrutura tecnológica, e o Amanary Spa, com piscinas interna climatizada e externa, academia, sauna e serviços de massagem e relaxamento.