Portaria garante visto de visita a participantes credenciados, agilizando a chegada de delegados e membros da sociedade civil ao Brasil. Ministério do Turismo atua na preparação do evento mundial na capital paraense
O governo federal definiu diretrizes para a entrada no Brasil de estrangeiros que participarão da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) deste ano, de 6 a 21 de novembro, em Belém (PA). Portaria conjunta publicada pelos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública define a concessão de visto de visita e autorização de ingresso no país aos participantes credenciados do evento.
A medida vai facilitar o fluxo dos mais de 50 mil delegados, especialistas, jornalistas e membros da sociedade civil que virão ao Brasil por ocasião da conferência. A ação é um passo fundamental no sentido de garantir a logística e o bom funcionamento do maior e mais importante evento sobre clima do planeta.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta o objetivo estratégico da iniciativa. “Esta é uma decisão fundamental. Ao facilitar a chegada dos participantes da COP30, nós estamos não apenas garantindo o sucesso do evento, mas, também, abrindo as portas do Brasil e da Amazônia para milhares de visitantes”, destaca Sabino.
O visto eletrônico gratuito permitirá múltiplas entradas no país e vai ter validade até 31 de dezembro de 2025, sem a possibilidade de prorrogação ou reemissão. O documento, concedido aos participantes de países que não possuem acordo de isenção de visto com o Brasil, deverá ser solicitado junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior.
PREPARAÇÃO – O Ministério do Turismo (MTur) vem atuando em diversas frentes para preparar Belém e o Brasil para a COP30. Uma das iniciativas em destaque é a atuação da Escola Nacional de Turismo, instalada na capital paraense, que oferece milhares de vagas em cursos gratuitos de qualificação para profissionais da região. As capacitações incluem disciplinas como atendimento ao turista, idiomas e práticas de sustentabilidade. Na última quinta-feira (10/07), o ministro Celso Sabino participou da cerimônia de formatura de 936 profissionais que agora estão aptos a atuar durante o evento. Ao todo, mais de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras já receberam formação para atender os visitantes durante a conferência.
Além da qualificação profissional, o Ministério do Turismo tem investido na melhoria da infraestrutura de Belém, com ações como a revitalização de atrativos turísticos, visando proporcionar uma melhor experiência aos visitantes durante a COP30.
Em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o MTur também articula o reforço da malha aérea para a capital paraense. Em novembro deste ano, mês em que ocorrerá a conferência, a oferta de assentos em voos domésticos para Belém terá um aumento de 23,3% em relação ao mesmo período de 2024 — passando de 199.339 para 245.751 assentos. O número de voos nacionais também crescerá: de 1.174 para 1.395 operações, um acréscimo de 19%.
No cenário internacional, a conectividade aérea também será ampliada, com a elevação de 22 para 31 voos e o aumento no número de assentos de 3.888 para 5.610 — uma alta de 44%.