Por Maurício Takahashi, professor do curso Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Alphaville
A companhia GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (ações negociadas sob os códigos GOLL3 e GOLL4 na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão) deu mais um passo decisivo em seu processo de reorganização societária ao anunciar uma proposta de incorporação e fechamento de capital, medida que levará à sua saída da Bolsa brasileira.
O movimento marca uma nova fase para a empresa, mas também acende um alerta para os investidores — especialmente aqueles com visão de médio e longo prazo e foco em independência financeira. Trata-se de um evento que combina riscos e oportunidades, exigindo decisões estratégicas e rápidas.
Para quem já possui ações da GOL, o momento pede cautela e pragmatismo. A iminente deslistagem tende a reduzir drasticamente a liquidez dos papéis, tornando mais difícil vendê-los no futuro. Diante disso, pode ser sensato considerar a venda enquanto ainda há algum volume de negociação e o preço de mercado reflete, ao menos parcialmente, o risco envolvido. Também é essencial acompanhar de perto o anúncio da oferta pública de aquisição (OPA), os detalhes sobre preço, prazo e condições definirão se haverá espaço para uma saída financeiramente vantajosa.
Manter o investimento exige uma reflexão cuidadosa sobre o custo de oportunidade (potenciais ganhos em outros papéis de riscos semelhantes). Permanecer em um ativo prestes a se tornar ilíquido pode significar abrir mão de retornos mais previsíveis em alternativas menos arriscadas. Para quem busca segurança, transparência e liberdade para rebalancear a carteira, a exposição a um papel de risco elevado e baixa visibilidade futura talvez não seja a melhor opção. Rever o peso da GOL na carteira e garantir que a posição não ultrapasse o próprio limite de tolerância ao risco é uma decisão prudente neste cenário.
Já quem cogitava entrar agora deve, simplesmente, evitar. Comprar ações de uma empresa às vésperas de deixar a Bolsa contraria os princípios básicos de liquidez e previsibilidade que sustentam uma estratégia de investimento sólida. Se o objetivo for manter alguma exposição ao setor aéreo, há alternativas mais consistentes: aguardar um eventual futuro IPO da companhia, observar outras empresas do segmento com fundamentos mais saudáveis ou optar por fundos que ofereçam diversificação e liquidez. Em tempos de incerteza, previsibilidade e disciplina continuam sendo as melhores aliadas do investidor consciente.
*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.