17.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 16, 2025
spot_img

GOL Anuncia Resultados do 1T25

São Paulo, 15 de maio de 2025 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (B3: GOLL4), uma das empresas aéreas líderes no Brasil e parte do Grupo Abra, anunciou hoje seus resultados consolidados do primeiro trimestre de 2025 (1T25). As informações financeiras apresentadas estão em reais (R$), exceto quando diferentemente informado, de acordo com as normas internacionais de contabilidade IFRS (International Financial Reporting Standards) e considerando efeitos de eventos não recorrentes para possibilitar a comparabilidade desse trimestre (1T25) com o primeiro trimestre de 2024 (1T24).  

Destaques

GOL – Transporte de Passageiros

• A Companhia registrou crescimento de 12,0% na capacidade (ASK) no 1T25 (vs 1T24), com destaque para um aumento de quase 50% na sua oferta internacional do trimestre (vs 1T24), reflexo do plano de recomposição da oferta e expansão da malha.

• A pontualidade continuou consistente com os últimos meses e alcançou 89,4% no 1T25, um avanço de 6,5 p.p. (vs 1T24), colocando a Companhia como a mais pontual do Brasil no trimestre.

• A receita líquida da unidade de negócios de Transporte de Passageiros cresceu 19,4% no 1T25 (vs 1T24), impulsionada pelo aumento de 6,6% no RASK, refletindo uma maior eficiência na geração de receita por assento disponível.

• No 1T25, a Companhia recebeu duas novas aeronaves MAX-8, totalizando 54 unidades do modelo em sua frota, em linha com a estratégia de renovação da frota e maior eficiência operacional.

Smiles – Programa de fidelidade

• As milhas resgatadas apresentaram crescimento de 17,9% no 1T25 (vs 1T24), com destaque para o aumento de 1,4 p.p. no share de resgates em produtos e serviços não aéreos — reforçando o posicionamento da Smiles como uma plataforma de fidelidade cada vez mais completa

• O faturamento da Smiles manteve trajetória de crescimento, com alta de 12,4% no 1T25 em comparação ao 1T24.

• O Clube Smiles registrou crescimento de 6,9% no número de clientes no 1T25 (vs 1T24), alcançando a marca de quase 1,2 milhão de assinantes

GOLLOG – Transporte de Cargas

• O peso transportado no 1T25 apresentou um aumento de 6,8% em relação ao 1T24, refletindo a expansão da operação cargueiro-dedicada e a maior demanda no período.

• O faturamento da GOLLOG continou a crescer no 1T25, com um aumento de 17,0% (vs 1T24).

1. Resultados Operacionais

GOL – Transporte de Passageiros

No 1T25, a GOL seguiu com progressos importantes em seu plano de reestruturação e fortalecimento operacional. O trimestre refletiu os efeitos concretos das iniciativas estruturais iniciadas em 2024, com foco em rentabilidade, aprimoramento da qualidade da receita e ampliação da conectividade nacional e presença internacional.

Neste período, a Companhia iniciou a operação de duas novas rotas internacionais, anunciou mais quatro ainda a serem iniciadas ao longo do ano e divulgou o início das operações em duas novas bases para 2025 (Caracas e Bariloche). Além disso, a Companhia aumentou consideravelmente a oferta em mercados estratégicos, principalmente na Argentina, onde já é líder em operação na América Latina. A malha foi planejada para atender às sazonalidades, com reforço em destinos de lazer no Brasil e no exterior, especialmente durante a alta temporada de verão e inverno. As operações internacionais continuaram sua trajetória de expansão, impulsionadas pela consolidação das bases inauguradas anteriormente e pelo aumento das frequências para a América do Sul e Caribe. A GOL ampliou em 200% a oferta de voos para o Caribe e América Central, em 24% para a América do Sul no trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Comparado ao mesmo período do ano anterior (1T24), a Companhia alcançou um crescimento de 12,0% na capacidade ofertada (ASK) e de 6,6% na receita unitária (RASK) do trimestre, refletindo uma evolução consistente e sustentada na geração de receita e oferta.

A ampliação da capacidade foi resultado da estratégia conjunta de introdução de novas rotas e intensificação da oferta em mercados estratégicos. As operações entre Brasília-Bogotá e Brasília-Buenos Aires foram iniciadas no 1T25, enquanto a operação Brasília-Cancún foi retomada, fortalecendo a presença da Companhia na América do Sul. Em paralelo, a Companhia reforçou sua atuação em hubs como Guarulhos e Galeão, aumentando a conectividade com destinos internacionais e aprimorando a malha de conexões para os clientes. Essa integração resultou em uma experiência aprimorada para o passageiro, com redução dos tempos de conexão e maior previsibilidade nos voos. Com o apoio de acordos de codeshare e interline, especialmente com a Avianca, a Companhia oferece conexões a destinos como San José, Cidade do México, Nova York, Orlando e Cartagena, ampliando a capilaridade de sua malha nas Américas do Sul, Central e do Norte, além do Caribe. Essas iniciativas reforçam o compromisso da GOL em conectar cada vez mais brasileiros e latinos americanos a importantes centros internacionais, promovendo turismo, negócios e desenvolvimento regional.

Reforçamos que a operação doméstica continua com um crescimento disciplinado, com um aumento de 6,3% na oferta (ASK Doméstico), otimizado conforme a renovação de nossa frota, o que também nos permite expandir a malha internacional, resultando no crescimento equilibrado e sustentável dos dois mercados.

A GOL também intensificou sua presença no Rio Grande do Sul com a retomada total da operação no Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho e o lançamento de duas novas rotas estratégicas: Porto Alegre-Buenos Aires/Aeroparque e a exclusiva ligação entre Caxias do Sul e o RIOgaleão. No eixo Brasil–Argentina, principal mercado internacional da Companhia, no 1T25 houve aumento de 40% na oferta de assentos para Buenos Aires, com até 16 voos diários partindo de 12 cidades brasileiras, além da retomada dos voos entre Córdoba e São Paulo e ampliação das frequências para o RIOgaleão. A GOL anunciou ainda o início da operação sazonal de inverno para Bariloche, com três frequências semanais entre julho e agosto. Ao todo, a GOL opera em 4 cidades e 5 aeroportos argentinos, conectando Clientes a 12 destinos no Brasil.

Como parte de sua estratégia de internacionalização, a GOL também anunciou sua nova base em Caracas, capital da Venezuela, com voos diretos e exclusivos a partir de São Paulo/Guarulhos com início em agosto de 2025, e nova oferta para Miami, também com operações sem escalas e de forma exclusiva entre Belém e a cidade norte-americana a partir de junho de 2025.

A taxa de ocupação atingida pela Companhia foi de 83,5%, maior em 0,3 p.p. frente ao 1T24. A GOL também ampliou a eficiência operacional com a chegada de novas aeronaves Boeing 737 MAX-8, alinhadas ao plano de modernização da frota, que contribuem para a redução do consumo de combustível e dos custos unitários. No trimestre, foram recebidas duas novas aeronaves MAX-8, totalizando 54 unidades do modelo na frota. A frota operacional ao final do trimestre era de 118 aeronaves de passageiros, um aumento de 16 aeronaves em operação apesar da redução de três aeronaves contratadas, reforçando a estratégia da Companhia de reestabelecendo da frota.

A evolução dos indicadores de satisfação e confiança do cliente foi outro destaque do período. Todos os indicadores apresentaram melhora significativa, evidenciando a experiência do cliente, que impacta diretamente na geração de receita. A Companhia segue comprometida em fortalecer a relação com seus passageiros, com base em qualidade, confiança e proximidade.

A GOL manteve seu foco na pontualidade e na excelência no atendimento. Foi reconhecida como a Companhia Aérea mais pontual da América Latina em janeiro de 2025 e como a mais pontual do Brasil nos três primeiros meses do ano, segundo dados da Cirium, plataforma global de referência em dados aeronáuticos. Entre as companhias low cost, foi a segunda mais pontual do mundo em fevereiro, além de ocupar a terceira posição geral na América Latina. Esse desempenho é resultado de investimentos consistentes na melhoria das operações aeroportuárias e na adoção de soluções tecnológicas para garantir previsibilidade e eficiência.

Além disso, a Companhia se destacou pela regularidade de sua malha aérea, com índice de 99,5% em março, sendo a empresa que menos cancelou voos no Brasil no período. Os indicadores de NPS e reclamações também apresentaram avanços positivos, com destaque para melhorias na jornada digital, processos de embarque e serviços a bordo. A experiência do cliente segue como um dos pilares centrais da estratégia da Companhia, consolidando sua preferência no mercado. Em relação às vendas, a Companhia registrou um aumento de 27,4% no 1T25 (vs 1T24). Em linha com o plano de reforço de seus canais digitais, a GOL registrou no trimestre um aumento de 29,0% nas vendas diretas realizadas por meio de seus canais digitais (website e aplicativo) em comparação ao 1T24. Esse crescimento reforça ainda mais a presença e o foco da GOL no digital.

Mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador, com impacto cambial relevante, a GOL demonstrou resiliência e capacidade de adaptação. Os avanços em eficiência, gestão de frota e execução da malha marcam a continuidade da trajetória de reconstrução da Companhia no 1T25, com foco em sustentabilidade, rentabilidade e uma jornada cada vez mais conectada para seus clientes.

(1) Calculada com base no número de aeronaves operacionais.

Smiles – Programa de fidelidade

No 1T25, a unidade de negócios Smiles manteve seu desempenho positivo, consolidando-se como um dos pilares estratégicos da GOL. A base de clientes do programa ultrapassou 24 milhões, representando um crescimento superior a 6% (vs 1T24). Esse avanço reflete o contínuo aprimoramento da proposta de valor oferecida aos participantes, incluindo a ampliação de parcerias e a diversificação das opções de resgate de milhas.

O volume de milhas resgatadas apresentou avanço relevante de 15,7% no 1T25 (vs 1T24), impulsionado, em especial, pela elevação de 1,4 pontos percentuais na participação de resgates voltados a produtos e serviços fora do setor aéreo.

O Clube Smiles, que reúne uma série de vantagens exclusivas para seus assinantes, expandiu sua base de assinantes em 6,9% ao longo do 1T25. Também houve aumento importante de 8,6% nas transações de resgate em relação ao ano anterior, evidenciando a percepção positiva dos clientes em relação aos benefícios do clube, como o acúmulo turbinado de milhas, ofertas especiais e acesso antecipado a promoções.

Tais indicadores reforçam o compromisso da Smiles em ampliar sua atratividade e fortalecer sua posição de liderança como o principal programa de fidelidade do mercado brasileiro.

GOLLOG – Transporte de Cargas

A GOLLOG segue sua trajetória de crescimento no 1T25, com resultados que reafirmam seu papel estratégico no mercado de logística. No primeiro trimestre de 2025, a unidade de negócios registrou um aumento de 6,8% no peso transportado (vs 1T24), refletindo a eficiência operacional e a demanda crescente pelos serviços oferecidos.

O faturamento da GOLLOG também apresentou um crescimento, com um incremento de 17,0% no 1T25 (vs 1T24), destacando a solidez da operação e o fortalecimento da marca no mercado.

Esses resultados são reflexo do constante investimento da GOLLOG em infraestrutura e inovação, que tem impulsionado seu crescimento e fortalecido sua posição como líder no setor de logística e transporte.

2. Resultado Financeiro Consolidado

Receita

No 1T25, a GOL registrou um aumento de 19,4% na receita líquida, alcançando R$ 5,6 bilhões, impulsionado principalmente pela receita de transporte de passageiros, que cresceu 18,0%. O RASK (receita por assento quilômetro) aumentou 6,6% no 1T25 (vs 1T24), alcançando 46,6 centavos, apesar do crescimento de 12,0% no ASK do período, o que garantiu que o aumento na oferta de assentos fosse combinado com a manutenção da rentabilidade. O PRASK atingiu 42,2 centavos, um aumento de 5,4% no mesmo período, refletindo a capacidade da Companhia de crescer a receita de forma rentável.

As unidades de negócios Smiles e GOLLOG continuaram a contribuir de forma relevante para o desempenho da Companhia, com um aumento de 34,6% em outras receitas (vs 1T24).

Custo

No 1T25, os custos totais apresentaram aumento de 24,9%, devido à forte desvalorização cambial. O custo unitário por assentos-quilômetros disponíveis (CASK) foi afetado principalmente pelo aumento do dólar, do preço do combustível de aviação, aumento das taxas e tarifas aeroportuárias aplicáveis à indústria, pelo crescimento da operação e pelo incremento nas despesas de manutenção, relacionados à recomposição da frota, visando preparar espaço para o crescimento projetado; e parcialmente compensando pelo crescimento da oferta e maior diluição dos custos fixos.

  (1) Desconsiderando a operação cargueira dedicada.

No 1T25, a GOL registrou R$ 302 milhões em custos não recorrentes, principalmente relacionados ao processo de Chapter 11, que foram ajustados para garantir comparabilidade com os resultados anteriores e entendimento da real performance operacional da Companhia.

O detalhamento dos custos não-recorrentes pode ser encontrado na seção Reconciliação de Itens Não Recorrentes no final deste documento.

EBITDA

Apesar dos efeitos da depreciação cambial, a Companhia apresentou margem EBITDA recorrente de 27,3% no 1T25.

3.   Fluxo de Caixa

No 1T25, a Companhia consumiu R$433 milhões em caixa em suas operações. Analogamente, o saldo de Contas a Receber cresceu R$ 1.724 milhões no trimestre. A GOL investiu R$ 678 milhões de CAPEX, sendo grande parte em recuperação dos motores para recomposição da frota, o que foi o principal fator para o aumento de quatro aeronaves operacionais (vs 4T24) apesar da redução de frota contratada. Por fim, o fluxo de caixa financeiro da Companhia consumiu R$ 849 milhões no trimestre, devido às amortizações de dívidas financeiras, pagamentos de juros e de arrendamento.

4.   Estrutura de Capital

No 1T25, o caixa e equivalentes de caixa da Companhia foram de R$1,6 bilhões, as aplicações financeiras  atingiram R$50 milhões, e o contas a receber foi de R$3,0 bilhões, que, somados, representaram R$ 4,6 milhões (23,4% da receita dos últimos doze meses).

Em 31 de março de 2025, os Empréstimos e Financiamentos contabilizados da GOL eram de R$ 22,0 bilhões, dos quais R$ 5,1 bilhões são relativos ao DIP Loan. O passivo total de arrendamento era de R$ 11,3 bilhões.

A dívida bruta total do 1T25 era de R$ 33,2 bilhões, representando um aumento de 40% quando comparada ao 1T24, principalmente devido à desvalorização cambial e ao remanescente do DIP Loan, captado no 2T24.

A relação dívida líquida ajustada/EBITDA Recorrente UDM atingiu 5,8x em 31 de março de 2025.

(1) Exclui efeitos de itens não recorrentes.

5. Frota

No primeiro trimestre de 2025, a GOL adicionou 2 novas aeronaves Boeing 737-MAX 8 à sua frota. Além disso, como parte do plano de renovação de frota e recuperação da eficiência operacional, a Companhia devolveu 1 aeronave Boeing 737-NG e conseguiu aumentar sua frota operacional em 14 aeronaves, reduzindo o número de aeronaves não operacionais frente ao 1T24, mantendo sua estratégia alinhada ao plano sustentável de recomposição de capacidade.

Em 31 de março de 2025, a GOL possuía uma frota total de 139 aeronaves Boeing, sendo 54 737-MAX, 78 737-NG e 7 cargueiros 737-800BCF. A frota da Companhia é 100% composta por aeronaves narrowbody da família Boeing 737, sendo 97% financiadas por meio de arrendamentos operacionais e 3% financiadas por meio de arrendamentos financeiros.

6.   Atualizações do Chapter 11

A Companhia protocolou junto ao Tribunal de Falências seu plano de reorganização proposto no âmbito do Chapter 11. Uma audiência para o Tribunal de Falências considerar a confirmação do plano está agendada para 20 de maio de 2025, às 10h (horário do Leste dos EUA). Não há garantia de que o Tribunal de Falências confirmará o plano de reorganização proposto pela Companhia no âmbito do Chapter 11.

Em 20 de março de 2025, o Tribunal de Falências emitiu uma ordem aprovando a declaração de divulgação referente ao plano de reorganização da Companhia no âmbito do Chapter 11, considerando que ela contém informações adequadas para permitir que os credores votem no plano. A partir disso, a Companhia iniciou a solicitação de votos para seu plano. A administração da Companhia acredita que a implementação bem-sucedida desse plano de reorganização fortalecerá sua estrutura de capital, permitindo um foco renovado nas operações e nas estratégias de crescimento futuro.

Em 26 de março de 2025, o Tribunal de Falências aprovou a celebração, pela Companhia, de cartas de compromisso de garantia com Castlelake LP e Elliott Investment Management, que atuarão como partes garantidoras na aquisição de até US$ 1,25 bilhão em instrumentos de dívida sênior garantidos com prioridade de pagamento, a serem emitidos na data de efetivação do plano de reorganização do Chapter 11. A ordem abre caminho para que a Companhia assegure o total de US$ 1,9 bilhão em financiamento de saída, sendo o valor restante proveniente de outros investidores comprometidos.

Em 31 de março de 2025, o Tribunal de Falências aprovou a prorrogação do direito exclusivo da Companhia de apresentar um plano de reorganização até 25 de julho de 2025 e de solicitar votos para esse plano até 25 de setembro de 2025.

Em 07 de abril de 2025, o Tribunal de Falências aprovou a celebração, pela Companhia e suas subsidiárias, de uma série de acordos com a The Boeing Company (“Acordos”), que proporcionarão benefícios significativos à Companhia. A conclusão das negociações com a Boeing representou mais um marco nos objetivos gerais de reestruturação da GOL. Juntamente com o Acordo Tributário anteriormente divulgado e em linha com o plano de reestruturação descrito no processo do Chapter 11, os Acordos e o Acordo Tributário permitirão um aumento mínimo de US$ 235 milhões (qualquer aumento adicional dependerá de negociações com outros credores) na distribuição de capital aos credores quirografários gerais.

Em 15 de abril de 2025, a Companhia efetuou a divulgação obrigatória sobre os parâmetros propostos e cronograma para o Financiamento de Saída do Chapter 11 no valor de US$ 1,9 bilhão, sendo que a Companhia solicitou e obteve da Castlelake, L.P. (“Castlelake”) e a Elliott Investment Management, L.P (“Elliott”) uma prorrogação do prazo para a alocação da totalidade do financiamento de saída de 19 de abril para 15 de maio de 2025.

Em 30 de abril de 2025, a Companhia firmou um acordo com um grupo ad hoc (o “Grupo Ad Hoc”) de detentores de 8% das Secured Senior Notes com vencimento em 2026 emitidas pela Gol Finance (Luxemburgo) (as “SSN 2026”), que resolveu consensualmente uma disputa sobre a contraprestação a ser fornecida a todos os detentores das SSN 2026 sob o plano de reorganização no âmbito do Chapter 11 da Companhia. Os membros do Grupo Ad Hoc assinaram o Acordo de Apoio ao Plano e se comprometeram a adquirir US$ 125 milhões dos US$ 1,9 bilhão em notas de financiamento de saída da Companhia. Naquela data, somando-se ao compromisso do Grupo Ad Hoc, a Companhia já havia assegurado pelo menos US$ 1,375 bilhão em compromissos de financiamento de saída.

Em 5 de maio de 2025, a Companhia publicou uma atualização de suas projeções para apoiar o Processo de Financiamento de Saída do Chapter 11, incluindo os números realizados de 2024, projeções para 2025, revisão das receitas até o 1º trimestre de 2026 e atualizações sobre a estrutura mais recente do financiamento de saída.

Em 8 de maio de 2025, a Companhia firmou um acordo com a Whitebox Advisors LLC (“Whitebox”), que resolveu consensualmente uma disputa quanto à contraprestação a ser fornecida, no âmbito do plano da Companhia, a todos os detentores de 3,75% das Exchangeable Senior Notes com vencimento em 2024, emitidas pela Gol Equity Finance, e, segundo o qual, a Whitebox assinou o Acordo de Suporte ao Plano.

Por fim, conforme fato relevante divulgado em 9 de maio de 2025, foi aprovado pelo Conselho de Administração a submissão para aprovação de seus acionistas, entre outras matérias, o aumento do capital social da Companhia, mediante a capitalização de determinados créditos contra a Companhia e suas controladas no montante de, no mínimo, R$5.343.282.140,17 e, no máximo, R$19.246.127.062,09, por meio da emissão de, no mínimo, 3.639.637.884.586 ações ordinárias e 430.338.591.369 ações preferenciais, e, no máximo, 13.109.720.083.876 ações ordinárias e 1.550.049.387.611 ações preferenciais, todas escriturais e sem valor nominal, ao preço de emissão de R$0,0002857142 por ação ordinária e de R$0,01 por ação preferencial.

O objetivo da Capitalização é possibilitar a conversão, em ações da GOL, de parte da dívida da Companhia nos termos de seu plano de reorganização no âmbito do Chapter 11.

A GOL esclarece que, uma vez aprovado o Aumento de Capital, seus acionistas terão direito de preferência na subscrição das ações, nos termos do artigo 171 e parágrafos 1º e 2º da Lei das Sociedades por Ações. Os procedimentos para o exercício e negociação do direito de preferência pelos acionistas da Companhia serão previstos no aviso aos acionistas a ser oportunamente divulgado pela Companhia após a data de efetivação do plano (“Data de Efetivação”).

Nos termos propostos pela administração da Companhia, e sujeitos à aprovação dos acionistas, caberá ao conselho de administração determinar o valor, em moeda local, dos créditos a serem capitalizados na Data de Efetivação e, consequentemente, estabelecer o montante do Aumento de Capital e o número efetivo de ações ordinárias e preferenciais a serem emitidas no contexto do Aumento de Capital.

Para informações adicionais sobre o Aumento de Capital, consulte o fato relevante divulgado pela GOL em 09 de maio de 2025 e a proposta da administração para a assembleia geral extraordinária da GOL, a ser realizada em primeira convocação no dia 30 de maio de 2025, disponíveis nos sites da GOL (ri.voegol.com.br), da CVM (gov.br/cvm) e da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (b3.com.br).

7.   Anexos

Demonstração de Resultados

Reconciliação de Itens Não Recorrentes

A tabela abaixo apresenta uma reconciliação de nossos valores informados com os valores ajustados, excluindo itens não recorrentes:

Balanço Patrimonial – IFRS

Fluxo de Caixa – IFRS

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A

A GOL é uma das principais companhias aéreas domésticas do Brasil e faz parte do Grupo Abra. Desde sua fundação em 2001, a Companhia tem o menor custo unitário na América Latina, democratizando o transporte aéreo. A Companhia possui alianças com a American Airlines e a Air France-KLM, e disponibiliza 18 acordos de codeshare e interline para seus clientes, trazendo mais comodidade e conexões simples para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de “Ser a Primeira para Todos”, a GOL oferece a melhor experiência de viagem aos seus passageiros e o melhor programa de fidelidade, Smiles. No transporte de cargas, a Gollog possibilita a entrega de encomendas para diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 14,5 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 139 aeronaves Boeing 737. As ações da Companhia são negociadas na B3 (GOLL4). Para mais informações, visite www.voegol.com.br/ri.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias