A estimativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) se confirmou: o São João da Bahia 2025 registrou uma movimentação de mais de 1,8 milhão de visitantes no território baiano, que injetaram R$ 2,3 bilhões na economia. O resultado bate o recorde de 2024, quando o fluxo de turistas na festa foi de 1,7 milhão, com receita de R$ 2 bilhões, que também eram marcas históricas.
Destinos como Lençóis, Mucugê, Amargosa, Cruz das Almas e Jequié tiveram 100% de ocupação hoteleira. Em Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana, a ocupação chegou a 90%.
Segundo a Setur-BA, os resultados deste ano trazem uma maior participação de estrangeiros na festa, principalmente, nas zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos e Chapada Diamantina. A pasta considera que os números expressivos refletem o trabalho do Governo do Estado, com o apoio a 300 municípios, associado à promoção nacional de São João da Bahia, qualificação dos serviços turísticos e ampliação da malha aérea estadual.
“Assim como aconteceu no Carnaval, podemos dizer que globalizamos também o São João da Bahia, com novo recorde no turismo. Nosso posto de atendimento no Pelourinho recebeu turistas da Espanha, França, Suíça e Alemanha, como nunca tinha sido registrado, no período junino. Na Costa dos Coqueiros, chineses foram flagrados dançando forró ; na Chapada Diamantina, muitos estrangeiros foram vistos curtindo a festa e fazendo ecoturismo. Vale o esforço do Governo do Estado para garantir infraestrutura, serviços e grandes.”, comemora o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
O secretário também destaca a pesquisa de demanda turística realizada pela Setur-BA nos festejos juninos de Salvador, Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Lençóis, Jequié, Serrinha e Senhor do Bonfim. O levantamento coletou informações sobre o perfil do visitante e sua avaliação dos serviços utilizados no São João. “Todos os anos fazemos uma pesquisa, que serve de balização para planejarmos melhores as ações da próxima festa. Se recebemos mais turistas, precisamos estar mais informados sobre as suas características e demandas. Dessa forma, nos preparamos para responder às expectativas dos visitantes do Brasil e do exterior”, explica Bacelar.