17.5 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 22, 2025
spot_img

Gerentes dos hotéis 5 estrelas debatem concorrência desleal e segurança

Organizado pelo HotéisRIO, o Fórum dos Gerentes Gerais dos hotéis 5 estrelas se reuniu, nessa terça-feira, dia 21 de outubro, no Rio Othon Palace. O encontro recebeu o Cônsul-geral da Argentina, Jorge Enrique Perren, e o Procurador-Geral do Município do Rio de Janeiro, Daniel Bucar, além do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo Almeida, e da assessora da Secretaria de Coordenação Governamental, Ana Ribeiro.

O cônsul Jorge Perren, que está há três meses no Rio, após seis anos atuando no consulado instalado no Rio Grande do Sul, se colocou à disposição dos hoteleiros e manifestou o desejo de visitar cada hotel. “O Rio é um dos destinos preferidos dos argentinos, que promovem uma verdadeira “invasão”. Contem comigo para incentivar ainda mais esse fluxo”.

Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, atualizou os presentes sobre a questão da concorrência desleal promovida pelas plataformas de vendas de hospedagens e destacou a preocupação com a imagem da cidade. Ele alertou que problemas nesse tipo de hospedagem, especialmente quando envolvem a acomodação de crianças, podem ter um efeito negativo amplo: “Representam uma experiência negativa de hospedagem”, afirmou.

O Procurador-Geral do Município exaltou a vocação turística do Rio de Janeiro e ressaltou a necessidade de condições de competição justas entre a hotelaria e as plataformas de vendas de hospedagens.

Sérgio Ricardo Almeida, presidente da TurisRio, reconheceu que a concorrência das plataformas é um fenômeno global, mas enfatizou a gravidade no contexto do Rio de Janeiro. “A concorrência das plataformas acontece no mundo inteiro. No Rio, nos preocupa muito, em especial pela falta de regulação desta atividade”, declarou, acrescentando que não só a capital, mas outros municípios fluminenses buscam soluções para a questão.

Sergio Ricardo ressaltou a grande ativação recentemente realizada no mercado argentino, na FIT. “Aproximadamente 500 mil argentinos visitaram o Rio até agora. E devemos receber mais 200 mil ainda esse ano”, comemorou. Ele lembrou os presentes da importância da cartilha “Divirta-se com segurança”, editada em três idiomas – português, espanhol e inglês – e voltada para turistas, lançada nessa quarta-feira, dia 22 de outubro.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias