O HotéisRIO realizou, no dia 15 de maio, no Hotel Nacional, a terceira edição de 2025 do seu Fórum Comercial. Na pauta, Omnibees, Abav, Rio Innovation Week e Roxy Dinner Show, entre outros.
Na abertura, José Caamaño, vice-presidente do HotéisRIO, ressaltou que eventos como os da pauta são ótimas oportunidades para a hotelaria. Na primeira apresentação, a executiva comercial da Omnibees, Fernanda Cardoso, falou sobre a plataforma de comercialização de hospedagens e quais as oportunidades de crescimento para os hotéis cariocas. “O Rio teve aumento de demanda acima da média regional. Há uma procura forte por Copacabana, Ipanema e Barra. Por conta do câmbio, houve maior procura por viagens domésticas”. Cardoso prevê que a demanda por viagens corporativas continuará forte em 2025 e que operadoras e vendas diretas apresentam potencial de crescimento. “O cliente busca maior conexão com as marcas. O mix de canais pode ser melhor explorado”.
A feira ABAV Expo 2025, que acontece de 8 a 10 de outubro, no Riocentro, foi o próximo tema abordado. A gerente comercial Jessica Correa disse que são esperados mais de 40 mil visitantes, sendo que 46% destes são agentes de viagens. “Teremos também 100 compradores convidados – 30% internacionais. Serão cinco arenas, com mais de 60 sessões de conhecimento no Abav Talks. Ao todo teremos a presença de 2 mil marcas”. A ABAV Nacional traz uma novidade para esta edição: o lançamento do Abav Exclusive, programa de luxo, desenvolvido para destacar as experiências exclusivas, focando em serviços personalizados, hospitalidade de excelência, além dos destinos sofisticados que atendem às mais altas exigências do público nacional e internacional.
A terceira apresentação do fórum foi a Rio Innovation Week, maior conferência do mundo de inovação e tecnologia, que acontece de 12 a 15 de agosto no Píer Mauá. Bruna Reis, diretora-executiva do evento, afirmou que o público-alvo é bem diverso, de empreendedores a executivos, investidores e representantes do poder público e da academia. “Nosso grande desafio foi conseguir aumentar ainda mais o número de conferências e de público – serão 45 e 200 mil visitantes na próxima edição. A solução encontrada foi usar os navios da Marinha – o Atlântico e o Cisne Branco, onde serão realizadas conferências. O evento tem impactos na rede hoteleira, pois aproximadamente 20 mil desses visitantes devem vir de fora do estado do Rio”.
Na ocasião, ainda foi feita uma apresentação do Roxy Dinner Show, pela diretora de Vendas e Marketing do empreendimento, Ingrid Videira, que ressaltou os atrativos do espetáculo para os hóspedes da hotelaria.