Em apenas três meses de uso da solução inovadora no setor aeroportuário nacional, o tempo de aprovação passou de 52 para 24 horas
Uma tecnologia desenvolvida pela Motiva Aeroportos tem acelerado o processo de credenciamento em terminais sob sua gestão. Em apenas três meses de operação, a ferramenta baseada em Inteligência Artificial (IA) aumentou a precisão das análises para 90% e reduziu o tempo de aprovação de 52 para 24 horas.
O processo de credenciamento é regulamentado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e demanda o envio de diversos documentos e formulários, que devem ser minuciosamente conferidos por uma equipe especializada. A nova solução automatiza parte desse trabalho. Antes que os dados cheguem aos analistas humanos, o sistema verifica se há inconsistências e orienta o requerente a fazer correções, caso necessário.
“É um processo que exige atenção e cautela, mas identificamos possibilidades de otimização de tempo e recursos humanos com apoio da Inteligência Artificial. Nosso time desenvolveu um estudo de usabilidade da ferramenta e propôs à ANAC. A aceitação foi positiva e hoje colhemos os frutos”, afirma Andreza Boriollo, coordenadora de Credenciamento Aeroportuário da Motiva, que liderou a implementação do procedimento.
Com a automatização, a equipe passou a se dedicar a atividades mais estratégicas e a oferecer suporte personalizado aos usuários. “Deixamos de ser um setor apenas operacional. Remodelamos o atendimento, priorizando casos urgentes e atuando também como consultores quando necessário”, destaca Andreza.
A ANAC reconheceu a iniciativa via discussões em fóruns como o BASeT, Grupo Brasileiro de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (Brazilian Aviation Security Team). Com boa aceitação e alinhamento regulatório, a solução, que foi desenvolvida por seis profissionais das áreas de processos aeroportuários e tecnologia da informação da Motiva Aeroportos, tem potencial para ser replicada em outros terminais do país.