Do seguro viagem ao residencial, veja como se preparar para curtir com a família e evitar imprevistos dentro e fora de casa
Cerca de 74% dos estudantes brasileiros pretendem sair de férias em julho de 2025, segundo levantamento do Instituto Locomotiva. Esse é um indicativo de que o mês será marcado por intensa movimentação em estradas, aeroportos e hotéis por todo o país. E o ritmo já vem acelerado: só no primeiro trimestre deste ano, o setor de turismo movimentou R$ 55,4 bilhões, alcançando o maior faturamento da história para o período, de acordo com o Ministério do Turismo.
Para ajudar as famílias a curtirem esse momento com mais segurança e tranquilidade, a Ciclic, empresa BB Seguros, reuniu dicas práticas que fazem toda a diferença nas férias.
“As férias são para relaxar, não para se preocupar com imprevistos. Com planejamento e as proteções certas, é possível curtir esse momento com a família com muito mais tranquilidade”, afirma Darllan Botega, CEO da Ciclic.
1. Faça um checklist antes de sair de casa
Organize os documentos da família com antecedência — RG, CPF, passaportes válidos (no caso de viagens internacionais), carteirinhas de vacinação e qualquer autorização necessária. Confirme passagens, reservas de hospedagem e transfers, evitando surpresas de última hora. Se for viajar de carro, faça uma revisão completa: pneus, freios, óleo, sistema elétrico e itens obrigatórios, como estepe e triângulo. Também é essencial verificar se crianças e adolescentes que vão viajar desacompanhados de um dos responsáveis estão com a autorização legal exigida, registrada em cartório. Ter tudo isso resolvido antes da data da viagem garante mais tranquilidade e evita estresse logo no início do descanso.
2. Proteja a casa com seguro residencial
Durante as férias, enquanto as famílias aproveitam o merecido descanso, os imóveis vazios viram alvos mais fáceis para furtos e imprevistos domésticos. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registra 1 furto a cada 4 minutos — e boa parte acontece em períodos de menor vigilância. Para evitar dores de cabeça ao voltar para casa, o seguro residencial da Ciclic oferece cobertura contra incêndios, roubos, danos elétricos e ainda inclui assistência 24 horas, com serviços como chaveiro, encanador e eletricista sempre que necessário.
3. Não viaje sem seguro viagem
Com o aumento no número de passageiros durante as férias, também crescem as chances de imprevistos como atrasos, cancelamentos, extravio de bagagem e emergências médicas. Contar com um seguro viagem, uma proteção também fornecida pela Ciclic, é uma forma de se proteger dessas situações. A cobertura pode incluir desde despesas médicas e hospitalares até problemas com voos e bagagens, além de assistência durante todo o período da viagem — tanto em trajetos nacionais quanto internacionais.
4. Pelas trilhas ou ruas? Deixe sua bike protegida
Se as férias incluem pedalar por novos caminhos ou tirar a bike da garagem para explorar destinos, vale contar com uma cobertura especializada. O Seguro Bike da Ciclic oferece proteção contra roubo, furto qualificado, danos acidentais e até acidentes pessoais, inclusive durante o transporte. Não há carência, e a contratação é totalmente digital, com opções que cobrem bikes de passeio, mountain, elétricas e speed, além de coberturas internacionais.
5. Cuide do celular sempre
Durante as férias, o celular vira item essencial — seja para registrar momentos, acessar reservas ou se localizar em um destino novo. Mas mudanças de ambiente e maior exposição podem aumentar o risco de quedas, danos por água ou até furtos. Ter um seguro para o aparelho pode evitar prejuízos maiores. O Seguro Celular da Ciclic oferece cobertura completa contra roubo (incluindo furto simples e qualificado), quebras, danos por líquidos e oxidação, com atendimento 100% digital e cobertura nacional e internacional.