No evento, foi anunciada a realização da FEICON no Rio de Janeiro e a parceria com o CIEE
A Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ) encerrou, na quinta-feira (17), a 7ª edição do Congresso Estadual Empresarial de Turismo com saldo positivo e a confirmação de ter colaborado para traçar novos caminhos para o desenvolvimento do setor. Realizado pela primeira vez no município do Rio de Janeiro, o evento promoveu uma verdadeira especialização no turismo, reunindo autoridades, empresários, presidentes de instituições e profissionais do comércio para dois dias de intensas reflexões e trocas de experiências. Os diversos destinos do estado também marcaram presença de forma expressiva, reforçando o protagonismo regional na construção de um turismo mais integrado.
“Este congresso é de vocês — do trade turístico e dos Convenções, que têm um papel estratégico na construção de políticas públicas e vêm ampliando sua atuação nos espaços de debate, com voz ativa e contribuição técnica desenvolvida. do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ).
Temas como inteligência artificial aplicada ao turismo, redes sociais, turismo de luxo, gastronomia, destinos comandados por mulheres, esportes e entretenimento colocados em pauta nesta edição.
“O Congresso trouxe inovação, conhecimento e profissionais construídos para os painéis. A qualidade do público, as conexões geradas e os negócios internos mostram que estamos no caminho certo. A Federação cumpre seu papel ao conectar destinos, mercado e poder público em prol de um turismo mais inteligente e sustentável — fortalecendo tanto a capital quanto o interior do estado do Rio de Janeiro”, destacou Tatiana D’Angello – Diretora de Marketing e Inovação da FC&VBRJ.
O secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, comparou o orçamento do Rio de Janeiro com o da cidade de Orlando, nos Estados Unidos.
“A prefeitura de Orlando investe US$ 100 milhões por ano só em promoção de turismo. Isso em uma cidade que já é altamente consolidada como destino internacional. Trabalhamos com um orçamento muito mais modesto, mas, ainda assim, os resultados são expressivos”, enfatizou. Segundo ele, só no primeiro semestre de 2025, o estado já recebeu mais de 1,1 milhão de turistas internacionais — um crescimento de cerca de 50%, superando as previsões iniciais. A expectativa é encerrar o ano com até 2 milhões de visitantes estrangeiros”, comemorou.
Daniela Maia, secretária de Turismo do Rio de Janeiro, destacou a superação do número de visitantes, no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2024.
“Receber na cidade do Rio pela primeira vez o 7° Congresso Estadual Empresarial de Turismo é de extrema importância para nosso município e para o setor de turismo, que vem apresentando a cada ano um aumento expressivo no número de turistas: a exemplo do nosso primeiro semestre com 6,8 milhões de visitantes, 20% a mais que em 2024, e um aumento de 52,1% de estrangeiros, com 1,2 milhão no total. crescimento do setor valorizando cada vez mais nossa cidade e nossos turistas. Parabéns a todos os organizadores pelo sucesso do evento!”, comemorou.
Para Roberta Werner, diretora do Visit Rio, hospedou o evento, o turismo de luxo no Rio de Janeiro vive um momento de expansão e consolidação.
“É um prazer fazer parte desse momento. O Rio tem se projetado cada vez mais nesse ambiente e a exclusividade tem dito muita coisa nesse contexto. Quando falamos de turismo de luxo, falamos de experiências únicas e personalizadas – o chamado Tailor-made “, explicou. Ela destacou ainda a importância da parceria com a federação e o papel do congresso na troca de experiências estratégicas. “O Rio de Janeiro é um espaço perfeito para o turismo de luxo. Uma cidade encantadora, com muitos ‘rios dentro de um só’, que atendem diversos perfis, principalmente os que buscam experiências diferenciadas”, completou.
O subsecretário estadual de Turismo, Marcelo Monfort, ressaltou os avanços do setor e o foco da secretaria de desenvolvimento do interior do estado.
“Todo o nosso programa da Secretaria de Estado de Turismo é para os municípios. A capital é a porta de entrada do mundo, mas o interior tem mostrado suas belezas naturais, produtos e atrativos, especialmente após a pandemia”, destacou. Monfort também comemorou os recordes de visitantes internacionais. “Ano passado batemos recorde, e este ano vamos ultrapassar novamente: são 2 milhões de turistas estrangeiros no Rio de Janeiro em 2024”, celebrou.
Feira da construção no Rio
O diretor da Equipotel, Daniel Pereira, anunciou que a FEICON, principal feira de construção civil e arquitetura da América Latina, acontecerá no Rio de Janeiro, em 2026. O evento dita tendências, apresenta tecnologias e lançamentos, além de conteúdo e atrações para varejistas, distribuidores, engenheiros, construtores, arquitetos e demais profissionais do mercado da construção civil.
Convênio com o CIEE
No congresso também foi firmado o convênio entre a FC&VB-RJ e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para contratação de jovem aprendiz. A iniciativa organizada entre o presidente da federação, Guilherme Abreu, e o gerente de atendimento da organização, Danilo Joe, tem foco na geração de emprego e renda para o estado.
Atrações musicais
O evento também contou com boa música, ao mesmo tempo em que promoveu projetos e talentos. Logo na abertura, uma das apresentações foi da camerata do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), que utiliza a música clássica para promover a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro, os quais recebem aulas gratuitas de música e educação social. O outro show ficou por conta de Marianna Cunha e banda, promovida pelo município de Maricá, numa iniciativa de valorização do talento regional.
Inovando no turismo com tecnologia
Palestrante no Congresso Empresarial de Turismo, o especialista em tecnologia e top 5 palestras de IA do mundo, Tony Ventura mostrou em sua palestra como usar a tecnologia a favor do turismo, elogiou a organização do evento e destacou o potencial do setor com o uso de ferramentas digitais.
“Gostei muito do evento, muito organizado, muito bem estruturado. Foi ótimo falar de tecnologia para a área de turismo, governo do Rio de Janeiro. Vocês são muito bons em turismo, mas tem muita ferramenta, tecnologia, artificial que pode ajudar. Podem dobrar, triplicar os números que vocês têm”, afirmou. Foi um prazer estar aqui mostrando um pouquinho do que eu sei para ajudar o turismo do Rio de Janeiro”, completou.
Primeira vez no congresso
Presente ao evento pela primeira vez, o diretor da Brazilian Car Transportes, Bráulio Ferreira Silva, destacou a importância da iniciativa. “Networking é tudo. Eventos como este permitem troca de experiências e abrem portas para novos negócios. Estou muito feliz de estar aqui e parabenizo a federação por trazer esse congresso ao Rio pela primeira vez.”
Qualidade nos painéis
Não faltou tema interessante.
No assunto turismo de entretenimento, a boa notícia foi o anúncio de Sandro Fernandes, CEO do Parque Bondinho do Pão de Açúcar – Tirolesa, de que a meta de visitantes do bondinho já superou os últimos anos. Junto com ele estavam Daniel Dreifuss, produtor brasileiro em Los Angeles (LA), elucidando o mercado de turismo audiovisual; e Marco Antônio Barizon, do BarizOn Entretenimento, que falou do Carnaval e do camarote Verde e Rosa, cujo foco é oferecer experiência sofisticada no desfile das escolas de samba.
Emocionante foi a participação de Emanuel Rego, campeão olímpico de vôlei de praia e atual diretor-geral do Comitê Olímpico Brasileiro, que sensibilizou toda a plateia com sua história de vida, graças à colaboração do Sesc.
O esporte como alavanca para o turismo contorno com, Guilherme Schleder, secretário municipal de Esporte do Rio de Janeiro, em um debate reflexivo sobre o futuro dessa modalidade, junto com Rômulo Caminate, Head de Planejamento e Criação da Dream Factory; Luana Cloper, Gerente de Negócios e Parcerias da Confederação Brasileira de Surf; Marco Aurélio Ribeiro, presidente da CBVela; e Luiz Gustavo Barbosa, gerente executivo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Valorizando a diversidade no turismo, a FC&VB-RJ liderou um painel só de mulheres e mediado por uma, Tatiana D’Angello – Diretora de Marketing e Inovação da Federação, onde dividiram os desafios de existir à frente na gestão das Convenções.
Com grande potencial para atrair turistas nacionais e estrangeiros, a culinária fluminense ganhou destaque no painel Rio Delícia – com a chef Anna Dolezal, do Sítio Gastronômico, e Ronaldo Porto, Gerente de Marketing do Visit Rio – que apresentou toda uma riqueza gastronômica da capital e do interior do estado.
O painel “Redes Sociais e Como Internacionalizar Seu Destino e Produtos Turísticos” destacou o papel estratégico das plataformas digitais como impulsionadoras do turismo. Daniel Siqueira, Gerente de Conteúdo da Multiplataforma Play9, apontou um crescimento de cerca de 70% no número de pessoas que recorrem às redes sociais em busca de novidades sobre destinos; enquanto Lipe Camanzano, Estrategista de Mercado, fundador do Brasil Master Class, ofereceu orientações práticas sobre como criar produtos online voltados para venda no mercado internacional.
Feira de Destinos atrai visitantes
Outro destaque foi a Feira de Destinos, um espaço estratégico para que os municípios do estado do Rio de Janeiro apresentem seus atrativos turísticos, produtos regionais e experiências peculiares. A iniciativa atraiu um grande número de visitantes, que puderam explorar a diversidade do estado, conhecer as suas novidades e atrativos turísticos, gerando excelentes oportunidades de negócios para todos os envolvidos.
Este ano, o congresso teve como anfitrião o Convention Visit-Rio, foi realizado em parceria com a Equipotel, Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Turismo e TurisRio; e Riotur. Também contamos com o apoio da Brasil Convention, Embratur, Ministério do Turismo, Prefeituras do Rio de Janeiro e Maricá, da TM Produtora, Mercado & Eventos e Manchete como parceiros de mídia.