27.2 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 4, 2025
spot_img

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana será sede de ações do Clean Up The World e reforça compromisso com a sustentabilidade

Hotel se torna apoiador oficial da organização global e acolherá parte da programação no Rio de Janeiro. Iniciativa reforça sua atuação contínua em prol do meio ambiente e da comunidade local

 O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, primeiro hotel da marca Fairmont na América do Sul, anuncia com orgulho seu apoio à organização global Clean Up The World, tornando-se sede oficial de parte da agenda do movimento no Rio de Janeiro. Reconhecido por sua localização privilegiada e hospitalidade de excelência, o hotel reforça também seu papel como agente transformador em práticas ambientais e sociais.

Com a sustentabilidade como um de seus principais pilares desde a inauguração, o Fairmont Rio sediará, no dia 4 de setembro, a coletiva de imprensa oficial da organização, marcando o início das ações da campanha deste ano no Brasil.

“No Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, acreditamos que a hospitalidade de excelência deve caminhar lado a lado com a responsabilidade socioambiental. Nosso compromisso com a sustentabilidade vai muito além de práticas internas; buscamos ser agentes de transformação, promovendo ações que impactem positivamente a comunidade local e o meio ambiente. Por meio de iniciativas como a da Clean Up The World, mesmo que sediando um dos eventos, reforçamos nosso propósito de educar, mobilizar e engajar hóspedes, colaboradores e parceiros para a preservação da biodiversidade marinha e para um futuro mais sustentável. Estamos dedicados a deixar um legado que inspire as próximas gerações a cuidar do planeta com respeito, consciência e solidariedade”. destaca Netto Moreira, diretor geral do cluster luxo do Grupo Accor no Rio de Janeiro.

 O apoio ao Clean Up The World se soma a uma série de iniciativas socioambientais desenvolvidas pelo Fairmont Rio, como o apoio à tradicional Colônia de Pescadores do Posto 6, fornecendo alimentos e treinamentos para manter viva a prática da pesca artesanal e sustentável. Além disso, os peixes frescos capturados localmente abastecem a gastronomia do restaurante Marine, promovendo uma cadeia de valor integrada e consciente.

Antes mesmo de sua inauguração, o hotel já carregava o selo da sustentabilidade: mais de 90% dos resíduos gerados durante sua construção foram reciclados ou reaproveitados, o que rendeu ao empreendimento a certificação internacional ACQUA-HQE, de construção sustentável.

Entre as diversas ações operacionais estão:

  • uso racional de água e energia,
  • escolha de vegetação com baixa demanda hídrica para o paisagismo,
  • redução de resíduos e desperdício alimentar,
  • e o uso de materiais recicláveis no dia a dia.

O hotel também integra programas de impacto social como o Comida Invisível, certificado pela FAO/ONU com o selo Save Food, que promove o reaproveitamento de alimentos e a destinação correta de sobras. Adicionalmente, o Fairmont participa do programa global FOOD Waste, do Grupo Accor, com a meta de reduzir em até 60% o desperdício de alimentos até 2030 — superando os objetivos da própria ONU.

Em 2024, o Fairmont Rio foi reconhecido com o prestigioso selo internacional Green Key, tornando-se o primeiro hotel do Rio de Janeiro a receber a certificação, e entrando para um seleto grupo de apenas 10 hotéis no Brasil com essa chancela.

Sobre o Clean Up The World

Clean Up The World é um movimento global de mobilização ambiental que reúne milhões de voluntários em mais de 190 países. A campanha promove mutirões de limpeza e conscientização com foco na preservação dos ecossistemas, especialmente marinhos e costeiros. No Rio de Janeiro, a edição de 2025 ocorrerá em diversos pontos da cidade, com o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana como parceiro e palco de destaque da programação.

Sobre o Fairmont
Com um portfólio de mais de 80 hotéis icônicos ao redor do mundo, o Fairmont Hotels & Resorts é sinônimo de hospitalidade de luxo, profundamente conectada às comunidades e à cultura local. A marca faz parte do grupo Accor, líder global em hospitalidade, com mais de 5.300 propriedades e 10.000 operações de alimentos e bebidas em 110 países.

 

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias