No encontro, a cantora detalhou o impacto cultural e econômico da Varanda de Nazaré, iniciativa que há 15 anos promove a cultura paraense e a Amazônia durante a festa religiosa
05/08/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu nesta terça-feira (5) a cantora Fafá de Belém, que apresentou o projeto Varanda de Nazaré. A iniciativa, que celebra sua 15ª edição em 2025, se consolidou como uma das mais importantes plataformas de promoção da cultura amazônica durante o Círio de Nazaré, em Belém (PA).
Idealizado pela cantora, a Varanda de Nazaré nasceu como um espaço para receber convidados e dar visibilidade à grandiosidade da procissão. Ao longo dos anos, transformou-se em um projeto que Fafá descreve como o “legado de sua vida”.
De acordo com a cantora, “a Varanda não é um camarote, é uma extensão da minha casa e do meu coração. É onde a fé do nosso povo se mostra em sua forma mais pura, diversa e alegre”, declarou. “Queremos que o mundo veja que a Amazônia não é só a floresta, é gente, é cultura, é uma fé que abraça a todos, tanto o católico, quanto o umbandista e o ateu. Durante a procissão, a Varanda se torna um local onde o Brasil se encontra, recebendo personalidades de todas as áreas para vivenciar essa energia única. É o Brasil que dá certo, que celebra junto.”
Fafá de Belém evidenciou que o projeto emprega 1500 pessoas, famílias que começam a ser contratadas em março, uma vez que o evento acontece em outubro. A cantora narrou a evolução da Varanda, que começou de forma modesta e hoje se tornou um ponto de referência, recebendo mais de 500 “embaixadores” ao longo de sua história. O objetivo, segundo ela, é proporcionar uma imersão na cultura local, mostrando um Brasil para além dos estereótipos. “A nossa fé é feliz. A procissão é católica, mas aceita todo mundo, do candomblé, da umbanda, o ateu. É religioso, mas é muito cultural”, pontuou Fafá, destacando o caráter sincrético e agregador do Círio.
Marcelo Freixo ressaltou que a iniciativa de Fafá está em sintonia com a estratégia de promoção internacional do Brasil, que busca valorizar a diversidade cultural, a sustentabilidade e as experiências autênticas. “Hoje o Brasil está na pauta da sustentabilidade, onde discutimos natureza e cultura”, comentou Freixo. O presidente mencionou o Plano Brasis, novo plano de marketing da Embratur, que está sendo adaptado para a realidade de cada estado, a fim de promover a riqueza e a diversidade do país.
O presidente da Embratur garantiu à cantora que o evento ganhará destaques nas feiras internacionais e ações de promoção, alinhado ao Plano Brasis. “Levar o Círio para as principais vitrines de turismo do mundo é uma prioridade”, evidenciou Freixo. “Com a COP30 acontecendo em Belém, os olhos do planeta estarão na Amazônia. Mostrar a força de uma manifestação que celebra a vida no coração da floresta é a nossa mensagem mais poderosa. É a prova de que nossa cultura é um ativo fundamental para um turismo sustentável e de respeito”, concluiu o presidente.