18.4 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 4, 2025
spot_img

Exportações do Salvador Bahia Airport crescem 105% no primeiro semestre de 2025

  • Foram exportadas 3.200 toneladas de cargas, superando as 1.570 toneladas registradas no mesmo período de 2024
  • Aumento do volume resulta da parceria com agentes de carga pelo país e reforço das frequências para a Europa.

Agosto, 2025 – O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, fechou o primeiro semestre de 2025 com desempenho expressivo em sua movimentação de cargas. Entre janeiro e junho, o Terminal de Cargas Aérea (TECA) exportou 3.200 toneladas, um aumento de 105% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2024, 1.570 toneladas seguiram em direção a outros países através do aeroporto de Salvador nos seis primeiros meses.

A parceria com agentes de carga de todo Brasil foi um dos responsáveis pelo salto nas exportações. A partir das facilidades concedidas nas operações e negociações de termos comerciais, os perecíveis produzidos no Vale do São Francisco – que antes eram transportados para terminais como Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Fortaleza (CE) – passaram a ser direcionados ao TECA da capital baiana.

As frutas cultivadas na região que abrange os estados da Bahia e Pernambuco foram os produtos que mais estimularam o crescimento. Manga e mamão continuam sendo os itens de destaque, com a maior quantidade exportada ao longo dos seis meses.

Outro fator que elevou a movimentação cargueira do equipamento administrado pela VINCI Airports foi o fortalecimento da malha área, principalmente com a chegada da Air France. Além do transporte de milhares de passageiros, o incremento de frequências de voos para a Europa proporcionou mais capacidade de envio de perecíveis para o mercado internacional.

Julio Ribas, CEO da VINCI Airports no Brasil, avalia que a ampliação do volume de exportação resulta de uma atuação estratégica e ativa do aeroporto junto aos agentes e companhias aéreas. “A integração para a otimização logística das cargas vindas do Vale tem posicionado o Salvador Bahia Airport entre os principais aeroportos exportadores do país. Esse feito não só favorece a competitividade frente aos grandes hubs nacionais, como também impulsiona a economia regional”, afirma.

Sobre o Salvador Bahia Airport

Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com um investimento de R$ 700 milhões em obras de modernização e ampliação do terminal, aumentou sua capacidade em 50%, atendendo até 15 milhões de passageiros por ano. Além disso, foi reconhecido com o Selo de Diversidade Étnico-Racial pela Secretaria Municipal da Reparação de Salvador em virtude das iniciativas de combate ao racismo institucional. O Salvador Bahia Airport também se destaca como o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, liderando ações de preservação ambiental.

Sobre a VINCI Airports

A VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados, atua em mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, disponibilizando sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura, gerenciamento das operações e transição ambiental. A VINCI Airports foi a primeira operadora de aeroportos a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, visando alcançar a meta de emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias