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sexta-feira, maio 23, 2025
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Etihad Airways registra resultados recordes de AED 685 milhões e as maiores pontuações de satisfação do cliente no primeiro trimestre de 2025

  • Lucro recorde de AED 685 milhões no primeiro trimestre, um aumento de 30% em relação ao ano anterior, impulsionado pela forte demanda e ganhos de eficiência
  • A satisfação do cliente está em alta histórica, crescendo 20% ano a ano, impulsionada por melhorias na experiência do aeroporto, a bordo e digital
  • O número de passageiros aumentou 16 por cento em relação ao ano anterior, para 5,0 milhões, com o fator de ocupação de passageiros aumentando para 87 por cento (+ 1 pp YoY); a expansão da rede e da frota está bem encaminhada

Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos. A Etihad Airways apresentou desempenho financeiro recorde e o maior índice de satisfação do cliente de sua história no primeiro trimestre de 2025, dando continuidade ao impulso do ano passado com melhorias notáveis ​​em receita, eficiência operacional e expansão da frota.

O lucro após impostos atingiu AED 685 milhões (US$ 187 milhões), um aumento de 30% em relação ao ano anterior, impulsionado pela forte demanda de passageiros e pela eficiência operacional. A receita total apresentou um aumento de 15% em relação ao primeiro trimestre de 2024, impulsionada tanto pelo transporte de passageiros quanto pelo transporte de carga.

A Etihad continua liderando a região em crescimento de passageiros, transportando 5 milhões de passageiros no primeiro trimestre de 2025 – um aumento de 16% em relação ao ano anterior – e mantendo um forte impulso no segundo trimestre. Com quase 20 milhões de passageiros transportados nos últimos 12 meses, a Etihad é a companhia aérea de crescimento mais rápido da região.

A satisfação do cliente atingiu um recorde histórico no primeiro trimestre de 2025, com uma melhora de 20% nas pontuações em relação ao ano anterior. Houve ganhos em pontos de contato importantes, incluindo check-in, embarque, serviço de bordo, alimentos e bebidas, Wi-Fi e o site e o aplicativo móvel atualizados. O trimestre também contou com o lançamento de novos cardápios de lounge e de bordo, além de padrões de serviço aprimorados.

A frota continuou a se expandir para oferecer suporte à experiência dos hóspedes. Um A380 adicional retornou ao serviço durante o trimestre, oferecendo os apartamentos First Apartments e The Residence. Em abril, a Etihad recebeu outro A350-1000, seguido de outro Boeing 787 Dreamliner. Essas novas aeronaves contam com Wi-Fi de ultra-alta velocidade e sistemas de entretenimento de bordo atualizados.

A Etihad também aprimorou sua oferta premium, expandindo a Primeira Classe para mais rotas e preparando novos serviços de solo e de bordo para lançamento a partir de agosto. Em abril, a companhia aérea apresentou sua nova cabine A321LR, tornando-se a primeira na região a oferecer Primeira Classe em uma aeronave de corredor único. A cabine conta com suítes privativas exclusivas da Primeira Classe e assentos totalmente reclináveis ​​da Classe Executiva, trazendo o conforto de aeronaves de fuselagem larga para rotas de médio curso. A experiência mais ampla da Primeira Classe incluirá um novo serviço de concierge, traslados com motorista particular, check-in exclusivo, serviço de recepção e assistência e opções de viagem sem bagagem em Abu Dhabi.

“Estamos orgulhosos de apresentar um trimestre recorde – tanto em lucratividade quanto em satisfação dos hóspedes”, disse Antonoaldo Neves, CEO da Etihad Airways. “Atingir o maior lucro histórico de AED 685 milhões no primeiro trimestre e as melhores pontuações de satisfação do cliente refletem a força do nosso negócio e a dedicação da nossa equipe.”

Estamos executando uma estratégia clara: crescer de forma sustentável, operar com eficiência e nunca perder o foco em proporcionar experiências extraordinárias aos nossos passageiros. Desde o aprimoramento contínuo da nossa oferta de bordo até a melhoria dos serviços aeroportuários e a estreia do nosso A321LR com um produto de fuselagem estreita líder de mercado, estamos elevando o padrão em todas as etapas da viagem.

Nossa rede continua a se expandir com 16 novas rotas anunciadas para 2025 e aeronaves adicionais se juntando à nossa frota. À medida que crescemos, mantemos a disciplina e o foco na qualidade, eficiência e na criação de valor para nossos clientes e stakeholders.

A receita de passageiros cresceu 16%, atingindo AED 5,5 bilhões (US$ 1,5 bilhão), impulsionada pelo aumento da capacidade, expansão contínua da rede e aumento das frequências de voos.

O crescimento do número de passageiros foi impulsionado por um aumento de 14% em relação ao ano anterior em Assentos-Quilômetros Disponíveis (ASK) e uma melhora na taxa de ocupação de passageiros de 87% (+1 pp em relação ao ano anterior). A expansão da frota acelerou, com 98 aeronaves em operação até o final do trimestre, incluindo a reintrodução do sexto A380 da Etihad. A frota operacional cresceu ainda mais em abril com a entrega de um A350-1000 adicional.

A Etihad operava 80 destinos em março de 2025, com 16 novas rotas sendo lançadas este ano para dar suporte ao crescimento contínuo e ampliar o acesso aos principais mercados globais.

O aumento no rendimento da carga levou a um crescimento de 8% na receita de carga em relação ao ano anterior, apesar de uma redução de 4% nos volumes.

O forte desempenho operacional se reflete no EBITDA, que aumentou 32% em relação ao ano anterior, atingindo AED 1,4 bilhão (US$ 379 milhões), aumentando a margem EBITDA para 21% (+3 pp em comparação ao mesmo período de 2024).

Fortalecendo ainda mais a resiliência financeira, a alavancagem líquida aumentou para 1,1x, ante 1,9x em março de 2024, impulsionada pelos pagamentos programados de dívidas e pela forte geração de caixa. O fluxo de caixa operacional atingiu AED 1,8 bilhão (US$ 500 milhões), refletindo um aumento de 11% em relação ao ano anterior.

Destaques

  • O lucro após impostos atingiu AED 685 milhões (US$ 187 milhões), um aumento de 30% em relação ao ano anterior, com margem de lucro de 10% (+1pp em relação ao ano anterior)
  • A satisfação do cliente melhorou ano após ano, apoiada por melhorias na experiência a bordo, serviços aeroportuários e desempenho pontual
  • A capacidade continuou a expandir-se com o ASK a crescer 14 por cento em relação ao ano anterior devido a aeronaves adicionais (+9 em relação ao ano anterior) e à maior utilização de aeronaves
  • Transportou 5,0 milhões de passageiros, um aumento de 16% em relação ao ano anterior, com fator de carga melhorando para 87%, um aumento de 1 pp em relação ao ano anterior
  • Rede forte com 80 destinos operados em março de 2025 e 16 novos destinos a serem lançados em 2025
  • A receita total cresceu 15 por cento em relação ao ano anterior, atingindo AED 6,6 bilhões (US$ 1,8 bilhão), impulsionada pelos negócios de passageiros e carga
  • A receita de passageiros atingiu AED 5,5 bilhões (US$ 1,5 bilhão), apoiada pelo aumento dos volumes
  • A receita de carga aumentou 8% em relação ao ano anterior, apesar de uma queda de 4% nos volumes, apoiada por rendimentos mais elevados
  • A forte receita e a eficiência de custos impulsionaram o EBITDA em 32 por cento em relação ao ano anterior, para AED 1,4 bilhão (US$ 379 milhões), com margem EBITDA de 21 por cento (+3 pp em relação ao ano anterior)
  • Forte geração de caixa com fluxo de caixa operacional de AED 1,8 bilhão (US$ 500 milhões), um aumento de 11 por cento em relação ao ano anterior
  • Alavancagem líquida de 1,1x (de 1,9x em março de 2024), apoiada por amortizações de dívidas e forte geração de caixa 

 

  1º trimestre de 2025 1º trimestre de 2024 1º trimestre de 2025 1º trimestre de 2024
  (AED milhões , salvo indicação em contrário) (US$ milhões , salvo indicação em contrário)
 Principais KPIs financeiros   
Receitas 6.591 5.739 1.795 1.563
 Passageiro 5.532 4.777 1.506 1.301
 Carga 958 888 261 242
 EBITDA 1.393 1.060 379 288
Lucro após impostos 685 526 187 143

 

Margem EBITDA (%)                      21%                      18%           
Margem de lucro (%)           10%             9%

 

  1º trimestre de 2025 1º trimestre de 2024
 Principais KPIs operacionais
 PERGUNTE (bn) 24,9 21,8
 Número de passageiros (m)  5.0 4.3
 Fator de ocupação de passageiros (%) 87% 86%
N. de destinos(1)  80  76
 Total de desembarques (‘000)  24  21
 Frota operacional (2   98  89
 Toneladas de carga (toneladas de perna ‘000)  154  160

Variados

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