- As colaborações buscam apoiar a transformação sem dinheiro, visando turistas internacionais que visitam Dubai
- A estratégia Dubai Cashless visa tornar mais de 90% de todas as transações digitais até 2026
Dubai, Emirados Árabes Unidos, 2 de outubro de 2025: A Emirates e a flydubai assinaram dois Memorandos de Entendimento (MoUs) com a Dubai Finance (DOF) para promover iniciativas de pagamento digital e promover a ‘Estratégia Dubai Cashless’ entre turistas internacionais, consolidando a posição da cidade como um centro global de economia digital.
Com mais de 18,7 milhões de turistas visitando Dubai em 2024, os viajantes dependentes de dinheiro representam o maior potencial inexplorado do emirado para adoção de pagamentos digitais.
Dois memorandos de entendimento separados foram assinados por Adnan Kazim, vice-presidente e diretor comercial da Emirates e Hamad Obaidalla, diretor comercial da flydubai, com Ahmad Ali Meftah, diretor executivo do setor de contas centrais do DOF, na presença de Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e diretor executivo da Emirates Airline & Group, Sua Excelência Abdulrahman Saleh Al Saleh, Diretor Geral da DOF, juntamente com executivos seniores do Emirates Group e da flydubai.
Adnan Kazim, vice-presidente e diretor comercial da Emirates, disse: “A parceria estratégica da Emirates com a DOF representa uma oportunidade significativa para acelerar a adoção de pagamentos digitais em todo o nosso ecossistema de turismo. Ao alavancar nossa experiência e infraestrutura combinadas, estamos apoiando a visão sem dinheiro de Dubai e alimentando diretamente as ambições da Agenda D33, permitindo o caso de negócios para o turismo digital que cria experiências perfeitas para os visitantes. Com nossa rede global, a Emirates também promoverá o ecossistema sem dinheiro de Dubai internacionalmente, incentivando milhões de visitantes a cada ano a adotar soluções digitais seguras a partir do momento em que reservam sua passagem. Esperamos que o que estamos construindo hoje se torne o modelo que outras grandes cidades seguirão.”
Hamad Obaidalla, diretor comercial da flydubai na flydubai, disse: “Nossa colaboração com a DOF é um passo fundamental no avanço da estratégia sem dinheiro de Dubai. A flydubai está comprometida em adotar soluções digitais, e essa parceria nos permitirá aprimorar ainda mais a experiência de viagem de milhões de visitantes internacionais que escolhem Dubai a cada ano. Ao tornar os pagamentos sem dinheiro mais simples, seguros e acessíveis, não estamos apenas melhorando a conveniência para nossos clientes, mas também contribuindo para a visão de Dubai de se tornar um centro global líder em inovação digital e crescimento econômico.”
“Nossa parceria com a Emirates e a flydubai representa um marco importante na implementação da Estratégia Dubai Cashless”, disse Ahmed Ali Muftah, Diretor Executivo do Setor de Contas Centrais do DOF. “Isso ajudará a expandir a adoção de pagamentos digitais entre o amplo segmento de visitantes e turistas que Dubai atrai anualmente. O fortalecimento de canais de pagamento inteligentes e seguros consolida a posição de Dubai como um destino global para o turismo digital e uma economia impulsionada pela inovação. Também reflete nosso compromisso em acelerar a transição para uma sociedade sem dinheiro que alcance os mais altos níveis de eficiência e sustentabilidade financeira. Estamos confiantes de que esta colaboração abrirá novos horizontes para a adoção de soluções financeiras avançadas, apoiando o crescimento econômico sustentável do emirado.”
Amna Mohamed Lootah, Diretora da Divisão de Regulamentação de Pagamentos Digitais do DOF, disse: “A Emirates e a flydubai desempenham um papel fundamental na promoção de mudanças positivas no setor de viagens de Dubai. Essa parceria reflete nosso compromisso compartilhado com soluções financeiras inovadoras, aprimora a experiência de turismo inteligente e oferece suporte a um ambiente financeiro contínuo, seguro e sustentável para todos. Estamos empenhados em fornecer um ambiente financeiro contínuo e seguro para todos, contribuindo para a sustentabilidade financeira e o crescimento econômico de longo prazo de Dubai.”
A parceria alavancará as conexões estabelecidas do DOF com departamentos governamentais e a experiência substancial em pagamentos digitais de ambas as companhias aéreas, com uma porcentagem significativa dos negócios globais da Emirates e da flydubai conduzidos por meio de transações digitais. A Emirates oferece 14 gateways de pagamento para seus clientes, e o Skywards, o premiado programa de fidelidade da Emirates e da flydubai, já é uma moeda 100% digital para ganhar e resgatar benefícios.
Os MoUs visam melhorar a colaboração em várias áreas, incluindo a troca de conhecimentos, know-how técnico e melhores práticas para soluções sem dinheiro dentro do ecossistema de viagens e turismo. Todos os lados explorarão oportunidades para realizar workshops e sessões de treinamento e avaliarão as tendências de adoção de pagamentos que apoiem os esforços de planejamento estratégico.
As colaborações terão como alvo turistas e viajantes que planejam sua estadia em Dubai, desenvolvendo iniciativas que melhoram e tornam a experiência de pagamento digital mais inclusiva para os visitantes. As operadoras e o DOF explorarão campanhas de marketing conjuntas para aumentar a conscientização dos visitantes, aproveitar oportunidades de incentivos que incentivem a adoção de pagamentos digitais, bem como oferecer diversas soluções digitais para visitantes, como pagamentos sem contato.
Lançada no ano passado, a Estratégia Dubai Cashless visa atingir 90% de transações sem dinheiro nos setores governamental e privado combinados até o final de 2026. A iniciativa está projetada para impulsionar o crescimento econômico em mais de AED 8 bilhões anualmente por meio de serviços inovadores de tecnologia financeira. A estratégia faz parte da Agenda Econômica de Dubai (D33) para impulsionar a inovação e a competitividade das fintechs e se concentra em oferecer experiências de pagamento digital seguras e contínuas em todos os setores.
Sobre a Dubai Finance
O Departamento de Finanças (DOF) do Governo de Dubai foi criado em 1995 sob a Lei nº. (5), supervisionar todos os assuntos financeiros e contábeis do Governo de Dubai, além de emitir demonstrações financeiras consolidadas para o governo do emirado.
O DOF é responsável pelo desenvolvimento do orçamento geral anual do governo e sua execução em cooperação com todas as entidades governamentais locais relevantes. Além disso, o DOF fornece liquidez, incluindo a transferência de alocações orçamentárias sancionadas para todas as entidades governamentais relevantes. Também supervisiona a preparação e o desenvolvimento de recursos financeiros e verifica a arrecadação e provisão de receitas gerais, além de supervisionar as contas bancárias do governo. A Dubai Finance se esforça para fornecer serviços financeiros inovadores e enriquecer a cultura de otimização de gastos públicos, aderindo aos mais altos padrões locais e globais.
Sobre a flydubai
A partir de sua sede em Dubai, a flydubai criou uma rede de mais de 135 destinos atendidos por uma frota de 88 aeronaves. Desde o início das operações em junho de 2009, a flydubai está comprometida em remover barreiras às viagens, criando fluxos livres de comércio e turismo e aprimorando a conectividade entre diferentes culturas em sua rede em constante expansão.
A flydubai marcou sua jornada com uma série de marcos:
Uma rede em expansão: Criou uma rede de mais de 135 destinos em 58 países da África, Ásia Central, Cáucaso, Europa Central e Sudeste, GCC e Oriente Médio, Sul da Ásia e Sudeste Asiático.
Atendendo a mercados carentes: Abriu mais de 100 novas rotas que anteriormente não tinham ligações aéreas diretas para Dubai ou não eram atendidas por uma transportadora nacional dos Emirados Árabes Unidos a partir de Dubai.
Um tipo de frota única eficiente: Opera um tipo de frota única de 88 aeronaves Boeing 737 e inclui: 28 aeronaves Boeing 737-800 Next-Generation, 57 Boeing 737 MAX 8 e 03 aeronaves Boeing 737 MAX 9.
Melhorando a conectividade: Transportou mais de 120 milhões de passageiros desde que iniciou suas operações em 2009.