Parceria entre Embratur e a Embark Beyond trará ao país profissionais do trade do turismo de luxo, como decisores e formadores de opinião, e nomeará Brasil como “Destino do Ano”
30/10/2025 – O Rio de Janeiro (RJ) vai sediar, em abril de 2026, o Embark Immersion, encontro dos consultores e assessores de viagens de luxo do Embark Beyond, grupo dedicado a oferecer experiências de viagem sob medida e roteiros personalizados em segmentos como turismo de luxo. A vinda do evento ao país pela primeira vez, em detrimento de destinos tradicionais do setor de viagens autênticas, como as Bahamas, é resultado de uma parceria entre o detentor da marca Embark Beyond e a Embratur, que vai apoiar o evento na capital fluminense.
O Immersion reunirá cerca de 400 profissionais do segmento, entre consultores, executivos de grandes marcas, planejadores de eventos, influenciadores e jornalistas especializados, e possibilitará gerações de novos negócios no setor, criação de redes de contato e aproximação do trade turístico brasileiro com tomadores de decisões internacionais com capacidade para inserir destinos nacionais nas prateleiras de turismo de luxo do mundo e criação de redes de contato.
Em linha com o acordo de parceria, o Brasil será o foco de uma campanha de marketing e de promoção de 11 meses (até junho de 2026) e receberá o título promocional de ‘Hot New Destination of the Year’ (Destino do Ano 2026, em tradução livre) da Embark. O objetivo é posicionar o país para consultores de viagens, clientes de alta renda e o trade global de luxo, com ampla exposição nos canais de marketing do grupo. Cabe acrescentar que a Embark Beyond é um dos maiores grupos de viagens de luxo dos Estados Unidos.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da parceria, e lembrou que os destinos e empreendimentos turísticos de luxo estão cada vez mais competitivos nesses dois anos de trabalho da atual gestão. O país teve, por exemplo, dois hotéis de luxo do Guia Michelin premiados com três chaves, dois com duas chaves e pelo menos 15 com uma chave, por exemplo.
“A vinda do Embark Immersion para o Rio de Janeiro, com apoio da Embratur, é um movimento estratégico para consolidar o Brasil como um destino de ponta no cenário do turismo de luxo global. Nossos destinos têm cada vez mais reconhecimento no mercado mundial, e o turismo de luxo é um segmento estratégico do Plano Brasis. Por isso trouxemos o Remote Immersion para a Chapada dos Veadeiros, marcamos presença na ILTM Cannes, firmamos um acordo de cooperação técnica com a BLTA”, elencou.
“A parceria não se resume ao evento. É uma campanha de 11 meses que nos dará acesso direto aos principais consultores de viagem do mundo. Mostraremos a grande diversidade de biomas, patrimônios da humanidade, posicionaremos as experiências da curadoria da Embratur com o Sebrae, o Feel Brasil, produtos de interesse do turista internacional de alto padrão que provoca impacto econômico positivo na ponta, nas comunidades”, acrescentou Freixo.
“Estamos muito entusiasmados com a parceria com a Embratur para apresentar o esplendor do Brasil a toda a comunidade Embark e ao importante mercado de viagens de luxo que nos acompanha. Nossos consultores participarão de mais de 40 experiências de imersão por todo o país antes do Embark Immersion, além de diversas sessões de treinamento aprofundado sobre alguns dos destinos mais incríveis do Brasil que a maioria dos estrangeiros desconhece”, afirmou Jack Ezon, sócio-diretor da Embark Beyond.
Alcance internacional
A parceria utilizará a rede global do Embark Beyond para informar o mercado de luxo sobre o Brasil. A primeira fase inclui as “Embark EPICs”, viagens de imersão em destinos brasileiros. Participarão consultores de viagens que faturam entre US$ 2 milhões e US$ 10 milhões anualmente. Equipes de multimídia acompanharão as viagens para produzir conteúdo audiovisual.
O foco é ampliar a conscientização sobre destinos fora do eixo Rio-São Paulo e mostrar destinos autênticos com pousadas de alto padrão e experiências em biomas que são patrimônio da Unesco. A ação busca transformar percepções atuais do turismo no país. As edições passadas do evento ocorreram em destinos internacionais reconhecidos globalmente como de alto luxo, como Los Cabos e Bahamas, o que reforça a importância da vinda do evento ao Brasil.
No Rio, o Embark Immersion acontecerá em um formato que prevê workshops multissensoriais e apresentações de experiências locais. O encontro global de três dias contará com 200 consultores Embark e executivos C-Level de hospitalidade e marcas de luxo. Planejadores de eventos de celebridades e jornalistas também participam. A Embark Beyond é responsável por mais de US$ 350 milhões em vendas anuais de viagens de lazer.
Importante destacar que o turista internacional do segmento de luxo tem como parte de seu perfil a busca por experiências sustentáveis, ambientalmente responsáveis e únicas, diversificando os destinos brasileiros, além de possuírem um gasto diário mais elevado. Esse tipo de visitante também costuma viajar fora da temporada, diminuindo o impacto da sazonalidade na atividade econômica.




 
                                    

