23.5 C
São Paulo
terça-feira, maio 20, 2025
spot_img

Embratur participa de feira de turismo de negócios na Alemanha e apresenta especialização no segmento

Agência promove reuniões com foco na geração de oportunidades de negócios e na expansão comercial entre as entidades nacionais com o público internacional

A Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, estará presente, entre 19 e 22 de maio, na IMEX Frankfurt 2025, uma das mais representativas feiras de negócios e eventos do mundo. Para a Agência, o evento marcará também a apresentação do novo módulo do programa Brasil Travel Specialist (BTS), específico para o segmento MICE, que tem o objetivo de promover e capacitar, de forma online, o trade turístico internacional sobre produtos, destinos e serviços turísticos brasileiros, bem como a oferta segmentada.
Com foco no segmento MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos), a Embratur vai apresentar a capacidade do país para sediar eventos técnico-científicos, bem como esportivos e culturais. A Agência leva, ainda, seu portfólio de promoção e o apoio à comercialização dos destinos que mais sediam eventos internacionais, de acordo com o ranqueamento realizado pela ICCA (International Congress and Convention Association). Nesse ranking, o Brasil é o único representante latino-americano entre os Top 20 destinos globais, ocupando o 3º lugar nas Américas e o 20º no mundo. Outro fator essencial é a promoção das iniciativas que adotam políticas de sustentabilidade, garantindo ao país vantagem competitiva junto aos concorrentes da feira.
No estande brasileiro, os potenciais clientes poderão conhecer a diversidade de opções para eventos associativos ou de incentivo de diferentes portes, aliando sempre a beleza natural e cultura autêntica.
A expectativa para este ano, segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, é superar o número de reuniões e contatos comerciais do evento de 2024 e, assim, incrementar os negócios para o país por meio do segmento, que tem um tíquete médio elevado, e pode impactar positivamente na economia do país. “A IMEX Frankfurt 2025 é uma oportunidade importante para o Brasil fortalecer sua imagem no mercado internacional. O MICE é um dos nossos segmentos prioritários para a Embratur. Buscamos ampliar nossa capacidade de atrair eventos internacionais, congressos e conferências. Nosso objetivo é atrair investimentos e gerar negócios para o setor de turismo. Por isso, estamos fazendo do estande brasileiro um ponto de encontro para profissionais do mundo todo que buscam destinos e parceiros para seus eventos e viagens de incentivo”, salientou.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os pequenos negócios são essenciais para o setor e todo o trabalho de planejamento deve ter dados sólidos para permitir que a atuação das instituições sejam cada vez mais efetivas na construção de políticas públicas. “As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra revolucionária no potencial de gerar emprego e renda no país. O turismo é um setor que o Brasil precisa, cada vez mais, dar visibilidade, que é justamente a proposta da atuação em dados de forma estratégica”, afirma.
Mapa de oportunidades
Nas ações do evento, a Embratur utiliza a estratégia Visit Brasil MICE Map – Brasil’s Key Economic Sectors. O mapa identifica os setores econômicos fortalecidos em cada região do país, permitindo alinhar os destinos brasileiros às suas vocações produtivas e às demandas de eventos internacionais.
A ferramenta, criada pela Agência para impulsionar o turismo de negócios no Brasil, também promove o desenvolvimento regional e a geração de negócios e eventos, consolidando o posicionamento do Brasil como um destino competitivo e estrategicamente alinhado às tendências globais do setor MICE.
“Ao conectar as cadeias produtivas locais a temas relevantes de conferências e encontros setoriais, o MICE Map facilita uma abordagem mais direcionada e eficaz na prospecção de eventos. Isso gera sinergias entre os setores econômicos regionais e o calendário de eventos internacionais, fortalecendo a atratividade dos destinos e ampliando o legado dos eventos realizados no Brasil”, explica Freixo.
Estande da Embratur
O estande da Agência contará com mais de 20 destinos, entre eles, Bahia, Ceará, Iguassu Falls, Salvador, Visit Rio e Visite São Paulo, além de empresas brasileiras do setor de turismo. Com sua diversidade natural, cultural e gastronômica, o Brasil se apresenta na feira como um destino completo e inesquecível, capaz de atender aos mais variados interesses e expectativas. Serão oferecidas, ainda, experiências sensoriais únicas que traduzem a cultura, a hospitalidade e a alegria do povo brasileiro.
“O objetivo é gerar negócios por meio da promoção dos produtos, destinos e serviços turísticos do segmento MICE, além de enfatizar as nossas vantagens competitivas como natureza e cultura. O Brasil está preparado para receber eventos de todos os portes e vamos destacar a nossa moderna infraestrutura, a nossa conectividade aérea e a qualidade dos nossos serviços executados por profissionais altamente capacitados”, destaca Freixo.
Plataforma Brasil Travel Specialist
Lançada em janeiro deste ano e voltada para agentes de viagens e operadores de turismo ao redor do mundo, a plataforma prepara especialistas em Brasil. O canal será apresentado para que os profissionais conheçam a fundo os destinos oferecidos e seus atrativos, bem como o treinamento personalizado e o acesso a materiais exclusivos.
Segundo o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, a Brasil Travel Specialist facilita a comercialização do Brasil nos mercados estratégicos. “O objetivo é oferecer todo o suporte ao agente de viagem estrangeiro na jornada de venda com seu cliente final. Dessa forma, agentes de viagens internacionais poderão selecionar os destinos brasileiros ideais para cada perfil de cliente, promovendo as melhores experiências de acordo com o perfil do turista. Ainda, por ocasião da IMEX Frankfurt estamos lançando o módulo específico do MICE com informações segmentadas focada no público MICE devido à sua importância no que tange ao volume emissivo, sazonalidade e tíquete médio”, explicou.
IMEX Frankfurt

Reconhecida como uma das principais feiras comerciais da indústria global de reuniões, eventos e viagens de incentivo da Europa, a IMEX Frankfurt 2025 reunirá fornecedores e compradores de diversos setores MICE para promover e contratar destinos, negócios, eventos e viagens.
Confira a programação do estande Brasil:

Dia 20/5

  • 9h30 – Abertura
  • 11h30 às 12h – Group Appointments + Experiência Gastronômica
  • 15h às 15h30 – Group Appointments + Coquetel de lançamento BTS, Mapa MICE.
  • 16h – Happy hour

Dia 21/5

  • 9h30 – Abertura
  • 11h30 às 12h – Group Appointments + Experiência Gastronômica
  • 13h30 às 14h – Group Appointments + Experiência Gastronômica
  • 15h às 15h30 – Group Appointments + Experiência Gastronômica
  • 16h – Happy hour

Dia 22/5

  • 9h30 – Abertura
  • 12 às 12h30 – Group Appointments + Experiência Gastronômica
  • 14h às 14h30 – Group Appointments + Experiência Gastronômica
  • 15h às 15h30 – Happy hour.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias