Empresas selecionadas por programas do EmbraturLAB, com foco em ESG, dados e novas experiências, participarão de pitches, reuniões de mentoria e encontros com investidores
|
10/11/2025 – A Embratur levou oito startups que desenvolvem projetos relacionados ao turismo para o Web Summit Lisboa 2025, na capital portuguesa. O evento começa nesta segunda-feira (10) e vai até quinta (13). A expectativa é que o encontro receba cerca de 70 mil participantes de todo o mundo. A ação da Agência acontece em parceria com a ApexBrasil e o Sebrae para promover a internacionalização de soluções tecnológicas brasileiras para o turismo.
As empresas selecionadas participaram dos programas de inovação “Destino Futuro” e “Pré-AceleraTur”, do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur. As startups Bebook, Dexcap (Ribus), Compensei Sustentabilidade e Bio Fábrica de Corais estarão presentes. Completam a lista Vórtex, Greenant, Neurosense e Janoo. No estande do Brasil no evento, as startups apresentarão soluções com foco em sustentabilidade, dados e novas experiências.
O objetivo da participação dos empreendimentos selecionados no evento é atrair a atenção do mundo para as inovações brasileiras que podem ser aplicadas no turismo e conectá-las a investidores globais. Durante o Web Summit, as startups participarão de uma agenda intensa que inclui pitches (apresentações rápidas), showcases de produtos, reuniões de mentoria, e encontros com investidores internacionais. E na quarta-feira (12), às 11h, o estande do Brasil sediará um encontro de turistechs para criação de redes de contatos.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ao participar do evento a Agência trabalha para “internacionalizar a inteligência e a criatividade brasileira”. “Levar nossas oito ‘turistechs’ ao Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, é a prova concreta de que a Embratur está alinhada com o futuro do turismo. Essas startups, incentivadas dentro dos programas de inovação do EmbraturLAB, oferecem soluções de ponta com foco em sustentabilidade, dados e novas experiências. Elas têm todo o potencial para atrair investimento global e ajudar a transformar o nosso setor. É o uso da tecnologia promovendo modernização, inovação e sustentabilidade no turismo”, afirmou.
“Os nossos esforços são sempre em propiciar a inclusão, por isso todas as regiões brasileiras estão representadas na seleção, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, e mais de 50% das startups são lideradas por mulheres. As startups brasileiras movimentaram quase R$ 94 milhões de reais (15,6 milhões de euros) em negócios no Web Summit, nos últimos anos. A criatividade do brasileiro é única e hoje, o Brasil se posiciona entre os cinco maiores ecossistemas de inovação representados no Web Summit, ao lado de Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos”, disse Décio Lima, presidente do Sebrae.
“O Brasil abriga mais de 20 mil startups e esse número não para de crescer. O país é hoje uma referência em inovação na América Latina, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos setores, que vêm despertando o interesse de investidores e empresas em todo o mundo. A ApexBrasil mantém seu compromisso de apoiar a internacionalização dessas startups, tendo o Web Summit como uma das principais iniciativas para alcançar esse objetivo”, destacou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Inovação e tecnologia no turismo
O EmbraturLAB foca em iniciativas que visam desenvolver um turismo mais competitivo, sustentável e diversificado, promovendo experiências autênticas e criando valor para os turistas e o trade de turismo nacional. O laboratório coordena iniciativas como o programa Pré-AceleraTur, parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ e o Sebrae para fomentar práticas de ESG (ambiental, social e governança) em micro e pequenas empresas (MPEs) do setor de turismo.
Já o “Destino Futuro” é uma parceria da Embratur com a Sudene e o Porto Digital e conecta startups e empresas para desenvolver e testar soluções tecnológicas. O foco é modernizar o turismo com ferramentas como inteligência artificial e Big Data, por exemplo.






