22 C
São Paulo
segunda-feira, outubro 13, 2025
spot_img

Embratur lança edital para seleção de coexpositores em feiras de turismo multiprodutos na Europa e América Latina no primeiro semestre de 2026

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo sistema eletrônico da Agência, até 24 de outubro. A Fitur será realizada na Espanha, seguida da Anato na Colômbia, BTL em Portugal e ITB na Alemanha

A iniciativa visa fortalecer a imagem e ampliar os negócios do turismo brasileiro no exterior (Foto: Embratur/Divulgação)

13/10/2025 – A Embratur publicou nesta segunda-feira (13), o edital de chamamento público para selecionar empresas, destinos e instituições do setor turístico que desejam representar o Brasil como coexpositores em quatro das mais importantes feiras internacionais de multiprodutos no primeiro semestre de 2026. A iniciativa, em parceria com o Sebrae, visa fortalecer a imagem e ampliar os negócios do turismo brasileiro no exterior. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo sistema eletrônico da Embratur, a partir desta segunda (13) até sexta-feira (24).
Toda a iniciativa está ancorada no Plano Brasis, o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, que define os mercados emissores e segmentos prioritários para a promoção do país. A Embratur classifica os mercados em categorias como Consolidados, Essenciais, de Crescimento e de Oportunidade, direcionando os esforços para cada um de forma mais eficaz. A estratégia também reforça nichos de alta rentabilidade e menor sazonalidade, com sustentabilidade, ações climáticas, afroturismo e diversidade como eixos transversais de atuação.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que a ação é fundamental para divulgar o Brasil como um destino global e competitivo. “Levar a diversidade dos nossos destinos e a qualidade dos nossos serviços para as principais vitrines do turismo mundial é uma estratégia central da nossa gestão. Queremos mostrar ao mundo um Brasil autêntico, que respeita a natureza e sua gente. Essas feiras são uma oportunidade única para que os participantes fechem novos negócios, fortaleçam parcerias e ajudem a construir essa nova imagem do Brasil, focada na sustentabilidade, no afroturismo e na diversidade”, afirma Freixo.
Vagas

Poderão se candidatar órgãos públicos, entidades representativas de destinos e empresas do setor privado, como operadores de turismo receptivo internacional, meios de hospedagem, companhias aéreas e outros negócios que agreguem valor à promoção do Brasil, a exemplo de atrativos turísticos e parques temáticos.

A seleção contemplará um circuito de eventos que começa com a FITUR, de 21 a 25 de janeiro de 2026, em Madri, na Espanha. O calendário de promoção segue em fevereiro com a Vitrina Turística ANATO, que ocorre de 25 a 27 de fevereiro em Bogotá, na Colômbia, e, em período próximo, com a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), realizada de 25 de fevereiro a 1º de março, em Portugal. O ciclo de feiras do semestre se encerra na Alemanha, com a ITB Berlin, agendada para os dias 3 a 5 de março.
Webinar

Com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas sobre o edital e o processo de seleção de coexpositores, a Embratur promoverá um webinar informativo na próxima quinta-feira, (16), às 11h. Clique neste link e se inscreva!
Classificação

Os interessados serão classificados por um sistema de pontuação que avalia critérios como estratégias de promoção internacional, diversificação de produtos e práticas de sustentabilidade. Os coexpositores aprovados terão obrigações como garantir a presença no posto de trabalho durante toda a feira, promover exclusivamente produtos brasileiros e preencher relatórios de impacto de negócios, sob pena de sanções em futuras seleções.

A divulgação dos resultados ocorrerá de forma escalonada em novembro. A lista para a Fitur será publicada no dia 17, seguida pela da Anato no dia 18. Os participantes da BTL serão conhecidos no dia 19, e os da ITB Berlin, no dia 20 de novembro.
Participação

Os parceiros aprovados têm a oportunidade de apresentar propostas e executar ações promocionais diretamente no estande da Embratur, garantindo um contato qualificado com o público do mercado em questão. Essas ativações buscam encantar potenciais turistas por meio de experiências imersivas e inovadoras, que podem abranger desde a utilização de tecnologia e estratégias de marketing digital até a promoção da conectividade aérea. Além disso, as ações exploram os grandes diferenciais do Brasil, como suas riquezas naturais, a vastidão de sua cultura, a originalidade de suas artes e a exuberância de sua gastronomia.

Eventuais dúvidas também podem ser sanadas pelo e-mail: inscricao.feiras@embratur.com.br.

Para acessar o edital clique aqui!

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias