Agência promove Workshop e participa de painéis para destacar o potencial do segmento como ferramenta de transformação social e econômica
22/08/2025 – Em uma iniciativa para posicionar o Brasil como um destino plural e comprometido com a igualdade racial, a Embratur marca presença no Salão do Turismo, que acontece nesta semana em São Paulo, com uma agenda focada no Afroturismo e na gestão do turismo em territórios sagrados. As ações, que acontecem nesta sexta-feira (22) e no sábado (23), contam com a participação da Coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres.
A programação foi desenhada para aprofundar o debate sobre o turismo como vetor de desenvolvimento, justiça social e competitividade internacional, conectando políticas públicas, mercado e a promoção do Brasil no exterior.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo evidenciou que a presença da Agência no Salão do Turismo reforça o compromisso com a diversidade e a construção de políticas públicas que garantem representatividade e inclusão no setor. “Essa coordenação nos permite dialogar com gestores, mercado e sociedade civil para transformar o turismo em um instrumento de desenvolvimento, justiça social e valorização da nossa história e identidade afro-brasileira”, afirmou o presidente.
Rotas negras
No painel “Rotas Negras: Afroturismo e Igualdade Racial como Caminhos para o Brasil do Futuro”, o objetivo é apresentar o programa Rotas Negras como uma estratégia para a promoção da igualdade racial por meio do fortalecimento do Afroturismo no Brasil, valorizando territórios de ancestralidade e gerando desenvolvimento sustentável para comunidades negras. O Rotas Negras é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com diversos órgãos da federação.
Além da coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, o encontro reunirá Isadora Bispo (Diretora do Ministério da Igualdade Racial), Karla Danitza (Diretora da Feira Preta), Guilherme Soares (Fundador do Guia Negro) com mediação de Fabiana Oliveira, do Ministério do Turismo.
Trilhas do Afroturismo Internacional
Na sequência a discussão avança para a prática como o workshop Trilhas do Afroturismo Internacional. A sessão focará em capacitação, abordando storytelling, marketing digital e estratégias de comercialização internacional para empreendedores do setor. O workshop será conduzido pelas especialistas Julia Madeira (CEO da Rotas Afro), Natasha Francisco (Diretora da Localiza 021) e Thaís Rosa Pinheiro (CEO da Conectando Territórios).
Tania Neres, destaca a profundidade da agenda no evento. “Não estamos apenas promovendo destinos, estamos promovendo um novo olhar sobre o Brasil. Os painéis de Afroturismo discutem desde a política de Estado até a prática do empreendedor, mostrando a força econômica e social deste segmento”, garante a coordenadora.
A iniciativa da Embratur é desenvolvida em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe
Territórios Sagrados
No sábado (23), o foco se volta para a riqueza cultural e espiritual do país com o “Bate-papo Gestão do Turismo em Territórios Sagrados: Diálogos Interculturais”. O painel discutirá como desenvolver o turismo de base comunitária em espaços como terreiros, aldeias e quilombos de forma sustentável, preservando sua sacralidade e garantindo o protagonismo das comunidades.
A conversa, mediada por Juliana Paula de Paiva Oliveira, do Ministério do Turismo, contará com um time diverso de especialistas: Isadora Bispo (Ministério da Igualdade Racial), Jecinaldo Sateré (Ministério dos Povos Indígenas), Solange Barbosa (Conselheira Nacional do Turismo), Jeane dos Anjos (Secretaria de Turismo da Bahia) e Tânia Neres (Embratur).