Roma e Paris sediaram eventos para capacitar profissionais de turismo e consolidar o Brasil como destino internacional, destacando a diversidade cultural e natural do país
26/6/2025 – A Embratur realizou, nesta semana, dois workshops de treinamento para operadores turísticos e agências de viagens na França e na Itália. As ações, realizadas em parceria com as embaixadas do Brasil em Roma, em 23 de junho, e em Paris, em 25 de junho, tiveram como objetivo destacar experiências autênticas e sustentáveis em destinos brasileiros, impulsionar a conectividade aérea e promover a Plataforma B2B Brasil Travel Specialist (BTS) nesses mercados. A BTS é uma ferramenta desenvolvida para tornar profissionais do turismo internacional especialistas no Brasil.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou a importância estratégica da promoção dos patrimônios brasileiros listados pela UNESCO para consolidar o Brasil como um destino de referência internacional. “Esses destinos englobam uma vasta gama de experiências — desde paisagens naturais imponentes, como as Cataratas do Iguaçu e o Pantanal, até centros históricos ricos em cultura e arquitetura, como Ouro Preto e Salvador — refletindo a diversidade e autenticidade do país. Divulgar esses destinos internacionalmente desperta o interesse de nichos variados de turistas, como os apaixonados por ecoturismo, história e cultura”, destacou.
Os workshops contaram com a presença de companhias aéreas que oferecem voos para o Brasil, incluindo sorteio de passagens para os operadores conhecerem o país. Durante o lançamento da Plataforma B2B Brasil Travel Specialist, foram anunciadas as vantagens de adesão, incluindo a possibilidade de participar de futuras viagens de familiarização (famtours) para o Brasil. Também foram apresentadas as 101 experiências do programa “Feel Brasil”, uma seleção de roteiros autênticos e sustentáveis por todo o país, e os patrimônios brasileiros reconhecidos pela UNESCO.
Segundo o diretor de marketing internacional, negócios e sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, o Brasil Travel Specialist é um pilar da estratégia de marketing e comercialização internacional. “Ele fortalece a comercialização do Brasil em mercados estratégicos como o francês e o italiano. Nosso objetivo é oferecer todo o nosso apoio aos agentes de viagens estrangeiros em seu processo de vendas para o cliente final. Os agentes de viagens franceses poderão assim selecionar os destinos brasileiros ideais para cada tipo de cliente, promovendo as melhores experiências de acordo com o perfil do turista”, afirmou.
Destaques nos mercados europeus
Itália – Em Roma, a ação reforçou o compromisso do Brasil em fortalecer sua posição como um destino internacional diversificado, capaz de oferecer variadas opções de lazer ao turista italiano, além de destacar a diversidade dos patrimônios brasileiros listados pela UNESCO.
Em 2024, a Itália se manteve entre os dez principais emissores de turistas para o Brasil e o 4º entre os europeus, com um crescimento de cerca de 20% em relação a 2023. A posição no ranking demonstra o crescente interesse do público italiano pela cultura, gastronomia e experiências de natureza.
Em Roma, o evento ocorreu em parceria com a TAP Air Portugal, que oferece a maior conectividade com o Brasil, com voos entre 13 cidades italianas, via Lisboa, conectando a 13 portões de entrada no Brasil. A mais recente rota conecta a Europa a Porto Alegre (RS), porta de entrada para as ruínas de São Miguel das Missões, importante sítio histórico e cultural remanescente das Missões Jesuíticas Guarani no Brasil.
França – A França se destaca como o maior mercado emissor europeu e demonstra um interesse crescente pelo Brasil. Somente nos cinco primeiros meses de 2025, quase 120 mil turistas franceses visitaram o país – um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior – consolidando a França em primeiro lugar entre os países europeus em número de viajantes enviados ao Brasil.
Atualmente, Air France, Latam e Azul operam voos diretos entre Paris e cinco destinos brasileiros: Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), com aproximadamente 170 voos por mês e mais de 56 mil assentos disponíveis.
Além das conexões diretas, a capilaridade aérea é ampliada por meio de conexões europeias, através das 13 rotas da TAP Air Portugal, via Lisboa, da KLM, via Amsterdã, da Air Europa, via Madri, da ITA, via Roma, e de outras companhias europeias que conectam cidades da Europa ao Brasil.