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terça-feira, maio 20, 2025
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Em evento de lançamento do Plano Brasis, Freixo projeta: “vamos alcançar os 8 milhões de turistas em 2025”

Promovido pela Embratur, em parceria com o Sebrae, o Visit Brasil Summit marca um novo momento na promoção internacional do Brasil como destino turístico

O Brasil tem quebrado recordes a cada mês de 2025 com o turismo internacional e a tendência é de alcançar uma marca histórica ainda este ano. Durante a abertura do Visit Brasil Summit, nesta segunda-feira (19), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo e o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmaram que a expectativa é de que o país ultrapasse a marca de 8 milhões de turistas estrangeiros.

Promovido pela Embratur, em parceria com o Sebrae, o Visit Brasil Summit marca um novo momento na promoção internacional do Brasil como destino turístico, centrado na valorização da ancestralidade, da diversidade cultural e da sustentabilidade. Na abertura, a Embratur lançou o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil para o período de 2025 a 2027, que servirá para reposicionar a imagem do país no exterior, centrada na valorização da diversidade cultural, na sustentabilidade e na inovação.

Marcelo Freixo destacou que o Brasil vive um novo momento na promoção internacional do turismo. “Queremos um turismo com identidade, que represente a nossa alegria, nossa hospitalidade e a potência que temos na diversidade. O mundo precisa conhecer os muitos Brasis que temos”, afirmou.

Ele também celebrou os números do primeiro quadrimestre de 2025. Mais de 4,4 milhões de turistas internacionais, um crescimento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado. “A meta estabelecida no Plano Nacional de Turismo para este ano era de 6,9 milhões de visitantes. Mas vamos alcançar os 8 milhões, o que é muito acima do que estava previsto, uma vez que os 8 milhões de turistas eram previstos para o ano que vem, só em 2026. Vamos bater a meta antes do previsto”, disse.

O presidente evidenciou ainda que “enquanto outros destinos colocam barreiras, o Brasil abre os braços. A hospitalidade é a nossa marca. Em média, 86% das pessoas que fazem viagens internacionais escolhem destinos com até cinco horas de voo. Isso nos dá uma enorme vantagem competitiva no mercado sul-americano. Temos localização, diversidade e acolhimento. Estamos colhendo os frutos de um planejamento ousado e integrado, mesmo em tempos de crise internacional.”

Além do aumento no número de visitantes, o país também comemora o crescimento da arrecadação. A meta é superar os US$ 7,3 bilhões em receitas com o turismo internacional, registrados em 2024. “Mais visitantes significam mais empregos, mais renda e mais oportunidades para os brasileiros”, reforçou Freixo.

O ministro Celso Sabino reforçou que o crescimento do setor é resultado de um trabalho conjunto entre o Ministério do Turismo, a Embratur e o Sebrae. “O turismo brasileiro vive um momento histórico. O mundo enxerga o Brasil como um país com estabilidade política, social e econômica. Esse cenário tem impulsionado resultados extraordinários. Em apenas quatro meses, crescemos 51% em relação ao ano passado. O turismo hoje gera mais empregos do que as exportações de algodão e café e movimenta 7 milhões de empregos, especialmente entre pequenos empreendedores. O presidente Lula nos desafiou a tornar o turismo uma das grandes matrizes econômicas do país, e estamos cumprindo”, garante.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ressaltou a força transformadora das micro e pequenas empresas no turismo, que representam 97% dos empreendimentos do setor e geraram, somente no último ano, 1,3 milhão de novos empregos. Ao afirmar que “o turismo é feito de gente apaixonada”, Décio Lima destacou o protagonismo do empreendedor brasileiro. “O Brasil vive uma oportunidade única de se consolidar como potência global no campo da sustentabilidade e do turismo, impulsionado por valores humanistas e pela diversidade de seus seis biomas. Não podemos ser menores que nossos próprios sonhos”, declarou, citando o poeta catarinense Lindolfo Bell.

Presente na abertura, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, celebrou o protagonismo da cidade no turismo internacional. “O Rio é espetacular e o Brasil é único, mas feito de muitos Brasis que precisam ser valorizados. O turismo é uma grande ferramenta do século 21 para gerar emprego, renda e alegria”, declarou.
Base comunitária

Histórias como a de Adriana Lanawa, liderança do turismo de base comunitária no Amazonas, deram um tom emocionante ao evento. “Há seis anos, eu nem sabia o que era turismo. Comecei a receber visitantes, contar sobre minha história e cultura em Novo Airão. Hoje, entendo que isso é turismo, um turismo que valoriza quem somos”, relatou.

A vice-presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Virginia Messina, destacou o potencial do Brasil na tendência global do turismo de bem-estar. “O setor explodiu, as pessoas estão buscando experiências ligadas à longevidade. O Brasil tem infraestrutura de saúde, hospitalidade e paisagens incríveis, tudo o que os investidores e turistas procuram. É um exemplo claro de como o país pode diversificar sua ofertaturística”, apontou.
Plano Internacional de Marketing Turístico

Durante a abertura do Visit Brasil Summit, foi lançado oficialmente o Plano Brasis, o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil para o período de 2025 a 2027. A iniciativa, apresentada pelo presidente Marcelo Freixo, e formalizada por meio de portaria assinada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, marca uma virada estratégica na promoção internacional do país. Construído em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, o Plano Brasis sucede o Plano Aquarela, criado há duas décadas com a Marca Brasil, e propõe um reposicionamento da imagem do Brasil no exterior, centrado na valorização da diversidade cultural, na sustentabilidade e na inovação. O objetivo é ampliar a presença dos destinos brasileiros no mercado global, fortalecendo a identidade nacional e promovendo um turismo conectado com os múltiplos Brasis.

O Futuro do Turismo é ancestral

A participação da escritora Conceição Evaristo no Visit Brasil trouxe uma perspectiva potente e necessária sobre o turismo no Brasil. Para ela, “o futuro do turismo não começa amanhã, ele começa agora e esse futuro é ancestral”. A autora propôs uma reflexão sobre os diferentes modos de vivenciar o tempo, destacando que as culturas negras e indígenas não seguem uma lógica linear, mas sim um tempo dinâmico, em constante movimento, onde o passado, o presente e o futuro se entrelaçam.

Painéis

Na parte da tarde, o evento reuniu autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo em painéis. Houve cocriação de estratégias para fortalecer o posicionamento brasileiro como destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais.
O Futuro do Turismo é Inclusivo e Empreendedor

O primeiro painel teve como tema “O Futuro do Turismo é Inclusivo e Empreendedor”. Com mediação da coordenadora do Núcleo de Comércio, Serviços e Economias de Futuro da Unidade de Competitividade no Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, o painel contou com a participação de Adriane Lanawa, empreendedora social reconhecida por seu trabalho de base em comunidades indígenas e quilombolas; do presidente Global da CUFA e Favela Holding, Marcus Vinícius Athayde; do produtor cultural, documentarista e CEO da Cultne, Dom Filó; da diretora da Casa Amarela Providência, Tiphanie Constantin; e da proprietária da Pousada Luz do Sol, em São Jorge (GO), Teia Avelino.

Os participantes falaram sobre como o empreendedorismo no setor ocupa um papel fundamental, movimentando comunidades, impulsionando a cultura e promovendo inclusão social.

Futuro do Turismo é Sustentável

O segundo painel abordou o “Futuro do Turismo é Sustentável”. A mediadora Jeanine Pires, representante do turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, se juntou a nomes como Márcia Hirota, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica; Heitor Kadri, diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas; Vitória da Riva Carvalho, presidente da Fundação Cristalino Lodge; e Vilena Silva, CEO da startup Compensei, para debater como o turismo pode contribuir para a conservação ambiental, a mitigação da crise climática e a valorização de práticas regenerativas e de impacto positivo.
O Futuro do Turismo é Diverso

Encerrando a programação de painéis do dia, foi realizado o debate com o tema “O Futuro do Turismo é Diverso”. A gerente de Empreendedorismo Social – SEBRAE – RJ, Carla Teixeira, mediou a ação, que contou com Martinique Lewis, presidente da Black Travel Alliance; Nina Veloso e Raquel Braga, sócias do DAS; Ana Benevides, representante do Programa Asa para Todos da Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC; e Breno Cruz, professor do Departamento de Gastronomia da UFRJ e Idealizador do Festival Gastronomia Preta.

No painel, Martinique Lewis, referência internacional na luta por inclusão racial no setor trouxe sua experiência à frente da Black Travel Alliance e seus estudos sobre como a representação molda o comportamento de viajantes negros ao redor do mundo.

O Visit Brasil Summit continua nesta terça-feira (20) com mesas temáticas, painéis de especialistas e uma programação voltada à inovação, tecnologia e experiências regenerativas. Mais do que promover destinos, o evento busca promover um Brasil inteiro, com sua pluralidade, suas histórias e seus futuros possíveis.

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