“Nosso desafio era transformar um ativo intangível – o céu – em um meio de comunicação dinâmico, com relevância contextual e alcance emocional. A integração entre previsão do tempo, captação em tempo real e mídia programática nos MUBs da Eletromidia permitiu levar a essência da campanha da Azul diretamente para o dia a dia das pessoas, conectando dados, tecnologia e narrativa de marca em tempo real”, comenta Verônica Gordilho, COO da África Creative.
Eletromidia transforma o céu em mídia viva com transmissão em tempo real de paisagens brasileiras em ação para a Azul
A campanha “O Céu do Brasil é Azul” criada pela Africa Creative utiliza a potência dos mobiliários urbanos digitais da Eletromidia para transmitir ao vivo o céu e pontos turísticos icônicos do Brasi
Com inteligência, tecnologia e sensibilidade criativa, a Eletromidia une céu, cidade e inovação para conectar pessoas por meio da paisagem mais simbólica do Brasil: o céu azul. Hoje, a líder em mídia out-of-home lança uma experiência inédita de OOH digital em parceria com a Azul Linhas Aéreas e criação da agência Africa.
A ação utiliza a potência dos mobiliários urbanos digitais (MUBs) da Eletromidia aliada à previsão meteorológica para transmitir ao vivo o céu e pontos turísticos icônicos de três cidades brasileiras: Marco Zero, em Recife; Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro; e a estátua de Iracema, na Lagoa de Messejana, em Fortaleza. As imagens em tempo real serão exibidas em telas digitais de alto impacto em São Paulo e no Rio de Janeiro, permitindo que os espectadores, mesmo a quilômetros de distância, vejam o céu azul que paira sobre outros cantos do País oferecendo simultaneamente passagens promocionais para esses destinos.
Com presença nacional e um inventário digital de mais de 47 mil ativos em cinco verticais (ruas, edifícios, shoppings, aeroportos e transportes), a Eletromidia entrega experiências que integram tecnologia, dados e criatividade. No projeto com a Azul, a inteligência embarcada nos MUBs permite uma conexão emocional direta com o público, transformando o céu – elemento central da nova campanha da companhia aérea – em protagonista de uma narrativa viva, presente nas cidades e acessível a todos.
Para dar vida ao conceito da campanha, a agência Africa Creative lançou um filme publicitário (aqui) que coloca o céu em evidência, com a participação do artista Alceu Valença e da cantora Céu. A música destaca a brasilidade da Azul e sua presença em mais de 150 destinos pelo País, reforçando a conexão da marca com os brasileiros.
“A campanha e cada ação pensada, como essa em parceria com a Eletromidia, só reforçam o nosso olhar diferenciado para a experiência do Cliente e a vocação da nossa marca como a que mais conecta, conhece e desenvolve o país. Sempre quisemos ir além do atendimento em nossas operações e estimular, de várias formas, o Turismo e o conhecimento da cultura e das belezas dos destinos nacionais por onde voamos todos os dias”, explica Jason Ward, vice-presidente de Marketing e Pessoas da Azul.
“Acreditamos que a mídia exterior pode ir além da exposição: ela deve gerar impacto, relevância e conexão com as pessoas. Transmitir ao vivo o céu de destinos brasileiros é mais do que uma ação inovadora; é sobre entregar experiência, gerar desejo de viagem e reforçar o vínculo emocional com a marca Azul”, afirma Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.
Ficha Técnica
PREVISÃO DO TEMPO
CRIAÇÃO por AFRICA CREATIVE
CCO: Sergio Gordilho
CO-CCO: Joanna Monteiro
Diretores de Criação: Eduardo Ferraz e Milena Zindeluk
Criação: Cauique Johnson, Flávio Salzer, Luis Fellipy Santos, Gabriele Silva, Isabela Gómez, Rodrigo Passos,
Head of Content: Marcela Calura, Natália Fava
Content: Mayrana Galas e Talita Almeida
Talents: Fernando Alonso, Paola Arnelas e Leandro Motta
CEO: Márcio Santoro
CO-COO: Verônica Gordilho Araújo
Head Atendimento: Tatiana Chiari
Atendimento: Antonio Melo, Emanuela Andrade, Ana Carolina Martins, Rebeca Santiago.
Mídia: Pedro Eustachio, Thiago Martinez, Caio Augusto, Marcelo Lemos, Victoria Burin.
CSO: Ana Paula Kuroki
Head de Estratégia: Anne Corbucci
Planejamento: Victoria Franco
RTV: Rodrigo Ferrari, Eduardo Machado e Bruno de Souza
Veículo: Eletromidia.
Aprovação cliente Azul: Jason Ward, Tariana Cruz, Fabiana Alves, Aline Sarturi, Fernanda Intropedi e Paulo Henrique Neves.
Sobre a Azul
Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL), a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, oferece 900 voos diários para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional de mais de 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, a companhia possui uma malha de 300 rotas diretas. A Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller’s Choice Awards. Para mais informações, acesse www.voeazul.com/ imprensa.
Sobre Africa Creative
Com mais de 20 anos de história, a África Creative é uma das agências de publicidade mais criativas e inovadoras do mundo, responsável pela comunicação de grandes marcas nacionais e internacionais. Reconhecida por transformar ideias em resultados memoráveis, acumula diversos prêmios em festivais renomados, sendo a única agência brasileira no Top 10 mundial de Cannes por três anos consecutivos e no Top 20 do Warc Creative 100 de 2024. Tendo a criatividade como DNA e sendo disruptiva por natureza, lidera há duas décadas todas as 10 edições do ranking bianual do Agency Scopen, que avalia agências no mundo inteiro.
Sobre a Eletromidia
A Eletromidia conversa mensalmente com mais de 53 milhões de pessoas através de quase 65 mil pontos de contato, sendo 47 mil ativos digitais – o maior inventário digital do país. Levamos conteúdo, serviços e experiências com o propósito de gerar impacto positivo na sociedade por meio da transformação das cidades. Somos a única companhia do setor com atuação nas cinco verticais do Out Of Home – ruas, edifícios, shoppings, aeroportos e transportes – presente nos 11 maiores mercados do Brasil. Desde 2024, somos uma empresa controlada pelo Grupo Globo, ampliando nossa capacidade de inovar e transformar o ecossistema publicitário.
Para mais informações, acesse: ri.eletromidia.com.br