19.2 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 1, 2025
spot_img

Diversidade de vozes marca programação do 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável

De 11 a 14 de setembro de 2025, Brasília será palco de uma programação plural que coloca no centro do debate o papel do turismo como agente de transformação social e ambiental no Brasil

O 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável reunirá representantes de territórios tradicionais, gestores públicos, empreendedores, comunicadores e profissionais do setor para uma imersão de quatro dias em experiências, reflexões e articulações em torno de um turismo mais justo e regenerativo.

Além de oficinas, vivências culturais e da entrega do Prêmio Vitrine do Turismo Responsável, o Fórum contará com a participação de palestrantes reconhecidos por suas trajetórias em áreas como justiça, sustentabilidade, cultura, empreendedorismo social e turismo comunitário. A diversidade de vozes da programação reforça a proposta do evento: valorizar saberes múltiplos e promover o diálogo entre diferentes atores do ecossistema do turismo.

Entre os nomes confirmados estão:

Ana Tereza S. Giacomini – Promotora de Justiça
Promotora de Justiça em Minas Gerais e coordenadora do Centro Estadual de Apoio às Vítimas do MPMG – Casa Lilian. Atuou na força-tarefa de Brumadinho e tem trajetória marcada pelo compromisso com os direitos das vítimas, práticas restaurativas e justiça social.

Solange Barbosa – Rota da Liberdade e Coletivo Muda!
Turismóloga e CEO da Rota da Liberdade, Solange é vice-presidente do Coletivo MUDA!, Conselheira Nacional de Turismo e uma das principais referências do afroturismo no Brasil. Atua na valorização das narrativas negras e no fortalecimento de roteiros que resgatam a ancestralidade e promovem o desenvolvimento local.

Anna Terra Yawalapiti – Liderança indígena
Articuladora indígena e presidente da Organização Familiar Umatalhi, Anna Terra é uma das jovens lideranças do povo Yawalapiti, no Xingu (MT). Atua no fortalecimento cultural de seu território e vem ganhando destaque por sua mobilização em pautas de direitos indígenas, meio ambiente e protagonismo feminino.

Daniela Meres  – Gondwana Brasil
Daniela é turismóloga, cofundadora e diretora da Gondwana Brasil, onde lidera há mais de 24 anos ações voltadas à sustentabilidade, segurança e inclusão no turismo. À frente da certificação Travelife e Embaixadora da Grande Reserva da Mata Atlântica, coordena iniciativas que fortalecem comunidades, conservam a biodiversidade e posicionam a empresa como referência nacional. Defensora do protagonismo feminino, cria experiências autênticas que conectam viajantes à natureza, à cultura e aos povos tradicionais do Brasil.

Regina Tchelly – Favela Orgânica
Empreendedora social e fundadora do Favela Orgânica, projeto nascido no Morro da Babilônia (RJ) que inspira uma nova relação com o alimento, o território e a sustentabilidade. Paraibana, referência na gastronomia sustentável e no ativismo periférico, Regina é uma das vozes mais influentes da ecogastronomia no Brasil.

O Fórum é uma realização do Grupo Vivejar, com apoio institucional do Coletivo MUDA! e patrocínio do Instituto Bancorbrás e da CNC. A programação completa será divulgada nas próximas semanas, e o credenciamento para imprensa segue aberto por meio do formulário online também disponível no site oficial.

Ingressos e acessibilidade
Têm direito à meia-entrada estudantes, professores, idosos (com 60 anos ou mais) e pessoas com deficiência, mediante comprovação no ato de credenciamento. A meia-entrada também é destinada a pessoas pretas, pardas, trans e de origem comunitária e/ ou periférica. Para isso, basta preencher este formulário de autodeclaração AQUI.

O evento será acessível e contará com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais), reforçando o compromisso com a inclusão e garantindo que mais pessoas possam participar ativamente das atividades e debates.

FICHA TÉCNICA
O quê? 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável
Quando? De 11 a 14 de setembro de 2025
Onde? Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) | SGAS I Setor de Grandes Áreas Sul 902 , 75 Asa Sul | Brasília, DF + visita técnica ao território quilombola Kalunga, em Cavalcante-GO
Valor: a partir de R$ 249,50* (meia-entrada no 1º lote). O valor dos ingressos já inclui alimentação no local.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias