22.1 C
São Paulo
sábado, setembro 27, 2025
spot_img

Dia mundial do turismo: estados unidos é um dos destinos favoritos dos brasileiros

A data destaca a importância de viajar para aprender e se conectar. Apesar das regras mais rígidas, os Estados Unidos mantêm sua força como destino favorito dos brasileiros.

Celebrado em 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo é um convite para lembrar que viajar vai muito além do lazer, é uma forma de aprender, se conectar e ampliar horizontes. Para os brasileiros, poucos destinos despertam tanto esse desejo quanto os Estados Unidos, país que continua no topo da lista dos sonhos, seja por motivos de lazer, cultura ou oportunidades.

Dados preliminares do Departamento de Comércio dos EUA mostram que, em 2025, mais de 1 milhão de brasileiros desembarcaram no país, um crescimento de 4,6% até julho em relação ao ano anterior. Só em julho, aproximadamente 160 mil turistas brasileiros chegaram ao país, uma alta de 1,7% frente ao mesmo mês de 2024.

Para a Dra. Larissa Salvador, advogada de imigração, residente nos EUA e CEO do escritório Salvador Law, na Flórida, o sucesso do turismo americano está diretamente ligado à conexão cultural e emocional que o país exerce sobre os brasileiros. “Viajar para os EUA ainda é um sonho para muitos, que enxergam no país uma mistura de oportunidades, experiências únicas e a chance de se conectar com um universo cultural rico e diverso. Estar nesses lugares traz a sensação de ‘viver a cena’ dos filmes e séries que marcaram nossa imaginação”, explica Larissa.

Mas, segundo a especialista, esse sonho precisa ser acompanhado de planejamento e cuidado, principalmente por causa das regras mais rígidas para obtenção do visto americano, que sofreu uma queda de 25% na emissão de vistos B1/B2 (turismo e negócios) para brasileiros em 2025. “A procura continua alta, mas as exigências estão mais duras. Pequenos erros no preenchimento do formulário DS-160 ou falta de informações claras sobre a viagem e vínculos no Brasil podem levar à recusa do visto, mesmo em casos legítimos”, alerta Larissa.

Para garantir uma viagem tranquila aos Estados Unidos, a Dra. Larissa orienta sobre como se preparar para tirar o visto de turista sem dor de cabeça.

Roteiros claros: Ao chegar no controle de imigração, é possível que os agentes questionem as razões da visita, o destino e a duração da estadia. Quanto mais claras e organizadas essas informações estiverem, menores serão as chances de haver problemas na entrada em solo americano. Larissa também ressalta que o turista deve respeitar o tempo de permanência permitido, para evitar ser banido em futuras visitas e, assim, perder a oportunidade de retornar aos EUA.

Seguro viagem: Embora não seja obrigatório, o seguro viagem é altamente recomendado para turistas que viajam para os Estados Unidos. Larissa exemplifica: “Se um turista sofrer um acidente ou necessitar de atendimento médico, o seguro viagem pode cobrir custos elevados, que no sistema de saúde americano podem ser exorbitantes.” Além disso, o seguro pode ser útil em situações como o extravio de bagagem ou o cancelamento de voos, evitando que o turista tenha que arcar com despesas inesperadas. Um seguro de viagem completo oferece tranquilidade, especialmente quando se viaja para um país com custos de saúde elevados.

Dinheiro e cartões: É importante lembrar que, ao entrar nos Estados Unidos, é obrigatório declarar valores superiores a US$10 mil em espécie por pessoa. “Se um turista estiver levando essa quantia ou mais, ele deve informar às autoridades na imigração, sob pena de multa ou apreensão do valor”, explica Larissa. Já os cartões de crédito internacionais são fundamentais para facilitar os pagamentos durante a viagem. Por exemplo, se alguém for comprar ingressos para parques ou pagar por um jantar em um restaurante, o cartão precisa ser aceito internacionalmente. Larissa também sugere que, para evitar fraudes, o turista guarde os comprovantes das compras e utilize apenas cartões em locais de confiança.

Procure a embaixada em casos de urgência: A advogada orienta que, em caso de problemas durante a viagem, como perda de passaporte ou questões legais, os turistas devem procurar imediatamente o consulado brasileiro mais próximo. “Os consulados podem fornecer assistência em situações de roubo, perda de documentos ou até mesmo em questões jurídicas”, afirma. Larissa também ressalta a importância de ter sempre à mão os números de contato de serviços essenciais, como os da seguradora (caso tenha contratado um seguro viagem) e do consulado, para garantir que a ajuda necessária esteja disponível de forma rápida.

Por fim, a gorjeta é tradição: Nos Estados Unidos, a gorjeta é uma prática comum e esperada em diversos serviços, como em restaurantes, táxis e até em hotéis. Larissa explica: “Nos EUA, os garçons, motoristas de táxi e outros prestadores de serviço dependem da gorjeta como parte do seu salário. Ou seja, não pagar significa não valorizar o trabalho do outro e pode colocar o brasileiro em uma situação constrangedora. Por isso, certifique-se de sempre estar preparado para pagar alguns dólares a mais quando solicitar algum serviço”.

Sobre a Dra Larissa Salvador: Advogada de imigração tem como missão representar brasileiros que desejam conquistar o Sonho Americano por meio de soluções jurídicas personalizadas. Nascida em Madureira, no Rio de Janeiro, e tendo vivido boa parte da sua vida no Complexo do Alemão (RJ), Larissa passou mais de dez anos em situação ilegal nos Estados Unidos; experiência que despertou sua vocação para o Direito Imigratório. Residente em Boca Raton, na Flórida, Larissa é licenciada pela Ordem dos Advogados (BAR) da Flórida e de Washington DC e está há seis anos à frente da Salvador Law, escritório especializado em imigração, onde atua em processos de vistos para trabalho/negócios, estudo e turismo; defesa em casos de deportação; pedidos de fiança; regularização de status e ações com base no VAWA (Violence Against Women Act). Seu trabalho vem sendo amplamente reconhecido: recebeu o prêmio Top 40 Under 40 pela National Black Lawyers Association; o título de Personalidade Feminina do Ano pelo International Business Institute; e foi nomeada entre os Advogados Mais Influentes de 2025, com destaque no The Washington Post. Atualmente, a Salvador Law se consolida como referência em atendimento a brasileiros nos EUA, oferecendo uma gama completa de serviços jurídicos em imigração. Saiba mais em: Link

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias