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terça-feira, junho 17, 2025
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Dia do Mestre Cervejeiro: Mestre Cervejeiro global da Heineken desembarca em São Paulo para experiência imersiva

O holandês Willem van Waesberghe é guardião da fórmula de Heineken – que mantém o mesmo sabor e receita base há mais de 150 anos – e desembarcou no Brasil recentemente para uma experiência exclusiva na cervejaria de Jacareí, no interior de São Paulo

São Paulo, junho de 2025  A Heineken, marca mais amada dos brasileiros pelo quarto ano consecutivo – de acordo com os dados da Kantar Insights do Brasil* – recebeu recentemente a visita de Willem van Waesberghe, o mestre cervejeiro da companhia desde 2012, para trazer sua expertise e conhecimento sobre a verdinha que conquistou o coração dos brasileiros. Parte da campanha “Sabor de Heineken, só Heineken”, a visita do especialista foi uma forma de celebrar o momento de transformação do mercado de cervejas do Brasil. O encontro aconteceu na unidade de produção da Heineken em Jacareí, interior de São Paulo, e contou com um grupo de convidados.

Presente no país há mais de 15 anos, a Heineken foi responsável pela mudança no paladar e no hábito do brasileiro de beber cerveja. Com mais de uma década e meia de existência, mantendo o seu mesmo sabor e receita base, a marca virou líder no segmento Puro Malte Premium no Brasil. Além da sua versão regular, sinônimo de qualidade e sabor único, a marca também vem revolucionando o segmento de cervejas 0.0 — que conquistou rapidamente os consumidores com o sabor autêntico que só a Heineken entrega.

Durante a visita ao Inside The Star, Willem Van Waesberghe explicou as nuances da produção de cerveja e a forma como a Heineken mantém a qualidade em todos os mercados. O Mestre Cervejeiro enfatizou todo o processo de produção, mostrando informações e detalhes sobre a levedura A, energia verde (energia renovável), fermentação em tanques horizontais, a precisão na seleção de ingredientes e a qualidade de Heineken, que é a mesma durante os seus 152 anos de existência. Além disso, o especialista na arte de fazer cerveja também comentou sobre os desafios atuais do mercado, destacando a tendência crescente do consumo de cervejas sem álcool.

 

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Foto: Alê Virgilio

 

“Quando fui desafiado a criar uma cerveja 0.0 eu não sabia se ia dar certo, já que eu nunca tinha experimentado uma que realmente fosse boa o suficiente. No entanto, após testes e mais testes chegamos a um sabor muito similar a nossa versão regular, com a única diferença de não ter álcool. Ou seja, conseguimos criar um produto diferente de todas as cervejas 0.0 oferecidas no mercado até então, com um sabor único e que apresentou ao consumidor uma nova forma de beber cerveja”, explica.

Durante a manhã, um tour exclusivo guiado por especialistas da cervejaria, com a participação de Willem, conduziu os visitantes por cada etapa do processo, enriquecido por seus comentários e insights ao longo de todo o percurso.

Durante o trajeto, o mestre cervejeiro destacou pontos e curiosidades interessantes sobre a verdinha, como os ingredientes e o processo de produção. Com apenas água, malte e lúpulo na lista, além da excepcional levedura A.

Foto: Alê Virgilio

 

“É importante para nós que a Heineken tenha o mesmo sabor em qualquer lugar do mundo. A levedura A é um dos toques especiais de Heineken responsáveis por isso. Ela não é um ingrediente como os outros dois (malte e lúpulo), mas é um facilitador para a produção da cerveja que conhecemos hoje”, reitera Willem.

 

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Foto: Alê Virgilio

 

Além de Willem, os convidados puderam ouvir as perspectivas da marca sobre o mercado Brasil, com ênfase sobre o segmento de cervejas sem álcool, que tem se tornado cada vez mais tendência no país diretamente do Diretor da Unidade de Negócios da Heineken no Brasil, Eduardo Picarelli, que também trouxe detalhes de diferentes de campanhas de marketing marcantes da companhia, tanto da Heineken regular como de Heineken 0.0.

A Heineken 0.0 é a versão zero álcool de Heineken. Desenvolvida em 2017, na Holanda, a Heineken 0.0 também possui a icônica garrafa verde, porém acompanhada de um rótulo azul – cor associada à categoria sem álcool. De acordo com a NielsenIQ, a Heineken 0.0 foi a marca mais consumida do segmento zero na categoria de cervejas no Brasil.

“Entendemos que, da boca para dentro, tem que ser uma experiência para o consumidor. Mas também da boca para fora, o espaço em que se toma uma cerveja Heineken também precisa ser memorável. Se não for incrível do ponto de vista do consumidor, não é Heineken”, explica Picarelli.

Foto: Alê Virgilio

 

Ao final do tour, os presentes também participaram de uma degustação com o mestre cervejeiro, que explicou e trouxe curiosidades sobre a degustação da cerveja: partindo da quantidade no copo, cheiro e cor até o consumo.

“A cor dourada da cerveja vem do malte, quanto mais o malte é queimado, mais escura ela será. Já com relação ao amargor icônico de Heineken, é por conta do lúpulo. No entanto, especificamente na verdinha, o lúpulo também é responsável pelo aroma. Em um dos processos, ele é retirado e evaporado, trazendo o cheiro que conhecemos”, disse o holandês no momento de degustação.

Foto: Alê Virgilio

 

Inside The Star é uma experiência imersiva criada pelo Grupo HEINEKEN, onde os visitantes exploram de perto a história e a produção da Heineken. O tour revela cada etapa do processo — da criação da marca ao envase — e mostra o que torna a Heineken a cerveja mais amada pelos brasileiros*. As visitas acontecem na unidade de Jacareí/SP, com diversas sessões disponíveis ao longo da semana. Confira informações aqui.

(*Fonte: Kantar Insights do Brasil – BGS Beer 2024, realizado entre janeiro de 2024 a dezembro de 2024, com público-alvo: 20.314 consumidores, Homens e Mulheres, 18 a 65 anos, classes ABC, amostra nacional, que tenham consumido cerveja no último mês.)

*Energia verde = energia renovável

Sobre o Grupo Heineken

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG). Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações no site e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram.

 

Sobre Inside The Star

O Inside the Star é a primeira experiência de Marcas do Grupo HEINEKEN no Brasil e você poderá visitar a cervejaria e fazer uma imersão para conhecer a história da Heineken, aprender sobre os ingredientes e processos de fabricação, saber mais sobre nossas marcas e projetos de sustentabilidade tudo isso em um espaço lúdico e instagramavel. Para mais informações, acesse o site.

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