_Destaque

Personagem do Trade: LUANE BITTES – Organizadora de Eventos e Representante de Hotéis

Dando continuidade ao trabalho do VoeNews de trazer informações das pessoas que fazem parte do nosso trade turísticos, e que atuam para que tenhamos cada dia mais um turismo mais forte e relevante, conversamos com Luane Bittes, que atualmente trabalha na área de eventos e larga experiência em organização e assessoria em eventos de todos os portes, a mesma tem um excelente histórico que acumulou durante anos de trabalho e estudos que permite até que consideramos uma das especialistas da área no mercado de Brasília.

Procuramos conversar com a Luane essa semana, principalmente porque ela estará realizando o “Eventos em Foco” uma capacitação voltada a pessoas da área de eventos que acontece essa semana e  visa proporcionar aos profissionais uma atualização na área legislação e segurança para eventos.

Conheça um pouco mais de Luane Bittes e da sua história profissionais nesses 15 anos de turismo:

VOENEWS: Qual o seu nome completo e como sempre foi tratado no trade turístico ?
LUANE BITES: Luane Bittes de Castro/ Luane Bittes

VOENEWS: Qual a sua naturalidade e os nomes dos seus pais ? 
LUANE: Brasília, Inimá Bittes e Luzia Bittes

VOENEWS: Qual seu estado civil ?
LUANE: Solteira!

VOENEWS: A Quanto tempo atua no turismo ? 
LUANE: 15 anos

VOENEWS: Qual a sua Formação ?
LUANE: Pós graduada em gestão de eventos

Luane formatura

VOENEWS: Qual a data do seu nascimento e seu signo ?
LUANE: 30/10 Escorpiana

VOENEWS: Quantos filhos você tem e quais são os nomes e idades deles?
LUANE: Uma filha,  Yara Bittes 17 anos

VOENEWS: E animais de estimação, possui algum ? 
LUANE: Sim, tenho um Gato preto que se chama Sr Yuri Bittes!!!

VOENEWS: Sr. LUANE para você o que é indispensável ?
LUANE:
 Momentos em silêncio

VOENEWS: Poderia nos citar quem são seus ídolos ?
LUANE: Meus Pais…sou fã deles não tem ninguém igual!

VOENEWS: Qual a sua comida favorita ?
LUANE: Massas…

VOENEWS: Tem alguma superstição ?
LUANE: Não faço nada sem antes pedir instrução divina e ver se meu coração sinaliza um SIM!

VOENEWS: Quando criança sonhava em ser o quê, profissionalmente?
LUANE:
 Policial

VOENEWS: E na aviação, turismo e eventos, já havia passado pela sua cabeça  ?
LUANE: Quando criança não, mas quando entrei no Raio X do aeroporto amei ver a quantidade de pessoas viajando, companhias aéreas, aquela movimentação toda me encantou e a partir dali já tinha tomado minha decisão de qual profissão iria seguir.

Luane iguaçu

VOENEWS: Vamos fazer umas perguntas daquelas bate e volta… vamos lá

VOENEWS: Uma alegria?
LUANE: Ver de perto minha filha crescer

VOENEWS: Uma tristeza ?
LUANE: Ter perdido minha única irmã

VOENEWS: Um livro ?
LUANE: Todos que falam de práticas espirituais 

VOENEWS: Um Filme ?
LUANE: Nosso Lar

VOENEWS: Qual seu estilo musical preferido ?
LUANE: Mantras Indianos, músicas árabes e ciganas

Luabe Bites cigana

VOENEWS: No que se acha bom ?
LUANE: Sou bem leal como amiga, no campo profissional captação de negócios e organização de eventos é meu ponto forte, adoro conhecer pessoas e me comunicar com elas…

 VOENEWS: No que não se acha bom ?
LUANE: Controlar e cobrar responsabilidades alheias

VOENEWS: Você não poupa dinheiro na hora de ?
LUANE: Ajudar alguém que necessita

VOENEWS: Tem algum sonho de consumo ainda não realizado?
LUANE: Ir pro Egito e pra França na festa dos ciganos

VOENEWS: Tem algum projeto em mente no âmbito pessoal ou profissional?
LUANE: No campo profissional não tem como me afastar de eventos corporativos pois é o que de fato sinto prazer em fazer, mas agora com novos rumos do mercado temos que nos adequar! Meu foco está em atuar com capacitações para atuantes deste setor, tendo em vista a grande necessidade de profissionalização no segmento, bem como, atuar com representações  que tenham foco voltado para realização de eventos de médio e grande porte em todo Brasil.

VOENEWS: Qual sua viagem inesquecível?
LUANE: Machu Pichu com certeza!

Luane Macho Piccho

VOENEWS: Pra você, qual é o melhor lugar do Mundo?
LUANE: Qualquer um que tenha contato com a natureza

VOENEWS: Poderia mencionar uma frase que te marcou ?
LUANE: “Aprenda a aceitar todas as situações”, pois quando vamos contra a dificuldade é maior, desapegue do velho para o novo vir e confie no que planta sempre! Se é uma pessoa do bem, não tem com que se preocupar!

VOENEWS: Quando começou no turismo e como foi que aconteceu ?
LUANE: Com 21 anos recebi uma proposta para trabalhar no Raio X do aeroporto entrando 00h e saindo 6h, foi quando iniciei minha vida profissional. Após alguns meses  em 2001 a GOL linhas aéreas entra no mercado, fiquei bem empolgada e logo entreguei meu currículo sendo chamada em seguida mas com uma proposta bem maluca, ir para a empresa aprender o trabalho e depois iam verificar se tinha perfil, assim iniciava minhas atividades no trabalho de Raio X 00h, saia 6h e já trocava de roupa no próprio aeroporto, entrando 6h30 na GOL para ficar até 12h, onde aprendi todas as funções, desde emissões de passagens na loja, pista, check-in, fiquei por 6 meses em ambos empregos, trabalhando de segunda a segunda conforme escalas, dormindo um pouco a tarde e indo pra faculdade a noite, até que finalmente fui contratada e deixei o Raio X para focar na GOL Linhas Aéreas, ao qual permaneci por quase 5 anos, conseguindo com muita felicidade ocupar o cargo de supervisora de vendas, atendendo a loja na Câmara dos Deputados e o mercado de Brasília…grande aprendizado!

Luane Meditação.2

VOENEWS: Na sua longa trajetória, poderia mencionar algumas pessoas especiais com quem trabalhou?
LUANE: Com certeza tenho que citar a Suimeiry ainda gerente de contas da GOL Linhas Aéreas, pois mal sabe ela que me ensinou muito a organizar relatórios, atender clientes, me comportar nas visitas aos deputados, me deu força para comprar um carro para pegar a supervisão…enfim, uma grande professora! Além dela Isabel Toschi, que em 2005 era gerente de eventos na Interline, ao qual me fez brilhar os olhos ao ver um evento ser planejado, organizado e finalmente realizado, esta sim, é um exemplo de Gestora de Eventos ao qual me espelho muito até hoje! Me lembro também do Sr Jaime Menin, grande amigo e profissional, ao qual me fez desistir da GOL e entrar na Interline Turismo em 2005 para o setor de eventos, e logo em seguida também conseguiu me convencer a ser sua sócia na DF Turismo, empresa ao qual inauguramos juntos e permaneci por 6 anos, inclusive só desejo sucesso para todos que permanecem lá!

Também tenho uma equipe que já atuou comigo, Luzinete, Ana Claudia, Vanise, Renata, Thiago, Júnior, Thaylla Bitter, Luciana Soham…que todos estejam bem aonde estiverem!

Agradeço todas as pessoas que já atuaram comigo nesta jornada inclusive fornecedores…

VOENEWS: Quais empresas já trabalhou ?
LUANE: Aerosuporte ( Raio x do Aeroporto), Gol Linhas Aéreas 5 anos, Interline Turismo/Setor de Eventos por 6 meses, aonde logo em seguida parti para sociedade na DF Turismo.

Luane trabalho.2

VOENEWS: Quais as funções já desempenhou ao longo da carreira ?
LUANE: Na Aerosuporte agente de segurança aeroportuária.

Na Gol atuei no aeroporto com toda adrenalina de emissões de passagens aéreas e check-in, após segui para Câmara com atendimento às contas de todos os deputados, finalizei como supervisora comercial aonde visitava todo mercado de Brasília focando no lazer e após um tempo corporativo, captação de contas corporativas.

Na Interline no setor de eventos, atuei com captação de clientes, planejamento e organização de eventos.

Na DF Turismo meu foco principal era captar eventos e negócios para os hotéis cujo representávamos na época, Marina Park, Gran Marquise, Beach Park, Rede Lucsim Hotéis, Serhs Natal, Hotel Armação de Porto de Galinhas , Costão do Santinho e Costa do Sauípe. Desempenho com muita seriedade e comprometimento a função de assessoria a eventos corporativos, esportivos e sociais em todo Brasil, dando total suporte ao cliente desde a escolha do local, decoração, buffets, equipamentos, recursos humanos, passagem aérea, hospedagem  receptivos…enfim,  tudo o que um evento pede para que seja realizado com sucesso.

Como representante com muito orgulho há dois anos sou escritório da Rede Mabu, hotéis em Foz do Iguaçu e Curitiba, uma rede paranaense que inaugurou a única praia termal do sul do Brasil.

Luane Bittes eventos

VOENEWS: Onde reside e qual é sua rotina diária?

LUANE: Brasília, Águas Claras.

Minha rotina é…saio de casa as 8h30, durmo 2h!!! Durante o dia faço as visitas e cuido dos clientes,  meu trabalho rende muito mais após as 18h, aonde meu foco maior fica nos relatórios, envio de email marketing, onde planejo as ações e estudo muito sobre minhas atividades, então minha noite sempre é trabalhando ou estudando, fora raras exceções…

Finais de semana geralmente trabalho também, então quando tenho uma folga sigo logo pra natureza pra ficar em silêncio total!

Luane meditação

 VOENEWS: Gostaria de sua análise do mercado de eventos na atualidade, principalmente com relação ao momento atual da economia e política do país.

LUANE: O mercado pede mudanças imediatas, temos que acompanhar e não ficarmos frustrados apesar de muitas vezes nos deparar com situações que nos deixam mesmo bem tristes, ter paciência, não parar de correr atrás, se capacitar e aprender sempre pois conhecimento ninguém nos tira e sempre terá alguém precisando dele, estudar novas possibilidades pois nem sempre as mudanças são ruins, mas sempre temos muito medo do novo não é mesmo!?! Ter coragem para desapegar e inovar, confiar que já já vai passar e que mudanças comportamentais também são necessárias.

Nosso segmento em especial pede com urgência nova postura inclusive de algumas empresas que participam das licitações, deixando nossa profissão com preços “ impraticáveis” a custo de quê??? Excelentes profissionais do ramo são prejudicados pois empresas que não sabem o quanto é sério uma solenidade, um encontro, congresso, vendem PREÇO e não SERVIÇO  DE QUALIDADE, então assim, todos perdem! Mesmo assim, ainda é um segmento importante e pede profissionais capacitados.  

Luane Bites Branco

VOENEWS: Sobre o “Eventos em Foco”  que está realizando trata-se de um projeto interessante, poderia nos falar de onde surgiu a ideia e qual o propósito do mesmo?

LUANE: A ideia surgiu ano passado pois sinto muita falta de ações no mercado que sejam dirigidas para capacitação de quem atua de fato no segmento de turismo e eventos, apesar de ser pós graduada na área, sempre temos que nos atualizar, conhecer pessoas do ramo, interagir. Na primeira edição falamos sobre macro eventos, eventos temáticos e tendências.

Nesta edição vamos trabalhar Legislação e Segurança em eventos, que são dois temas fortíssimos em eventos realizados, muitos se pegam em dúvidas e ainda acontecem problemas causados unicamente por falhas contratuais. No próximo semestre já teremos capacitações para equipes de cerimonial de casamentos e ainda para secretárias, sempre focando em realização de eventos. Assim vamos caminhando, inovando e aprendendo!

VOENEWS: A área de eventos tem uma complexbilidade muito grande, principalmente pela diversidade de eventos que possam existir, o que acha que seja fundamental para ter um bom desempenho nesta área ?

LUANE: Ter conhecimento obviamente em questões operacionais, pois evento é coisa séria e existe sempre um investimento muito alto do realizador. Planejamento, organização, comprometimento e principalmente honestidade, estes devem ser os primeiros convidados!

Luane Bites palhaços

VOENEWS: Você já foi funcionária, sócia e agora é proprietária da sua empresa, poderia comentar os pontos fortes e fracos dessas diversas situações ?

LUANE: Pontos fortes estão ligados a você poder colocar suas ideias em prática de fato dentro do seu tempo, você faz seu horário então quando é um projeto seu, não tem madrugada, finais de semana, você realmente tem uma motivação maior.

Agora pontos fracos infelizmente existem, pois nem sempre você consegue pessoas que estão com os mesmos ideais e ainda aparecem muitas vezes no nosso caminho pessoas “desonestas”, que atingem inclusive seus sentimentos, deixando feridas incuráveis.

Um proprietário comprometido trabalha para o sustento de uma equipe, não como “chefe” mas sim como “líder e companheiro de jornada”, não exigindo que os colaboradores o sigam mas que andem lado a lado, colocando mesmo a mão na massa em todos os sentidos, mas sempre temos que pensar nas contas fixas da empresa e no bem estar de todos, oferecer um clima agradável, dar o exemplo sempre de atitudes honestas que é o mais importante. Enfim, sou feliz com meu ramo de atuação, mas em tempos como este não tem como deixar de ficar preocupada com tantas situações e sem perspectiva de melhora relacionada ao nossos governo…

VOENEWS: No turismo em geral, como vê o atual cenário das empresas que passam por certa dificuldades devido a crise O que acredita que possa ser feito para “sobreviver” este momento crítico ?

LUANE: Inovar, não ter medo de encarar as dificuldades nem as mudanças, pois elas podem vir pra melhorar! Encarar seja o que for mas sempre com honestidade!

“Uma maré mansa nunca fez bons marinheiros e se o barco afundar, o importante é aprender a nadar”!

Auditório

VOENEWS: Tem alguma história engraçada que aconteceu no turismo que gostaria de contar?

LUANE: Olha…num certo Cruzeiro para Buenos Aires juntamente com minha amiga Edvania Palhares aconteceram algumas coisas, mas…acho melhor ficar quietinha aqui quanto a esta pergunta pois esse trade é muito pequeno rs!

VOENEWS: Gostaria que finalizássemos esta entrevista com um comentário livre que deseje fazer, fique a vontade:
LUANE: Neste momento não podemos temer as mudanças se plantamos coisas boas, iremos colher bons frutos certamente, que venha o que tiver que vir e aconteça o que estiver nos planos de Deus e não no nosso!

Encerro aqui deixando pra este mercado pra lá de especial  a mensagem de que tenhamos coragem, fé, firmeza e honestidade no caminhar!

No final tudo vai acabar bem, se ainda não está bem, é que não estamos no fim!

2.998 Comentário

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo