Chef Mori recebe Marcos Baeza, do Fukasawa, localizado no Chile, para uma experiência gastronômica no dia 25 de outubro
|
Rio de Janeiro, 25 de outubro de 2025 – O Copacabana Palace, A Belmond Hotel, anuncia mais uma edição do prestigiado Master Series, projeto que reúne grandes nomes da gastronomia mundial em jantares colaborativos únicos. Nesta edição, o chef Mori, do estrelado restaurante MEE, recebe o chef Marcos Baeza, do restaurante Fukasawa, localizado em Santiago no Chile, para uma experiência exclusiva no dia 25 de outubro, a partir das 19h.
Juntos, os chefs assinam um menu degustação que promete uma verdadeira jornada sensorial pela culinária asiática contemporânea, combinando técnicas refinadas, ingredientes de excelência e uma harmoniosa fusão de sabores e texturas.
A experiência se inicia com um ussuzukuri de salmão trufado, servido com molho ponzu, emulsão de coentro e sal de Lo Valdivia. Na sequência chega à mesa o buta gyoza, preparado com porco, shiitake, vinagre chinês e óleo de gergelim.
Os chefs seguem com o shissotem, uma tempura de shisso com tartar de shiromi, kewpie, pó de carvão, layu e esfera de katsuobushi. Do mar, surge o Austral Codfish, combinação elegante de bacalhau, caviar de esturjão chileno e rabanete, seguido pelo Fish Bao, que traz shiromi em tempura, molho de sunomono e wasabi mayo. A sequência inclui ainda uma Seleção de Niguirizushi, oferecendo o melhor da arte do sushi.
Um dos destaques do jantar é a Gamba Atlântica & Foie, criação que combina camarão branco atlântico, azeite, manteiga de foie gras e sal de Lo Valdivia, em um equilíbrio perfeito entre delicadeza e intensidade de sabores.
Para encerrar a noite, a sobremesa Dezato surpreende com uma mousse de milho, sorvete de especiarias, namelaka de missô e caramelo noisette, proporcionando um desfecho criativo e memorável.
Para os apreciadores de uma experiência completa, o jantar contará ainda com uma versão harmonizada, com seleção especial de vinhos e sakes, incluindo rótulos da prestigiada Don Melchor, com destaque para o Amelia Chardonnay e o Amélia Pinot Noir.
Serviço:
Copacabana Palace, A Belmond Hotel
Avenida Atlântica, 1.702
Reservas: 21 2548 7070 ou restaurantemee.cop@belmond.com
Master Series com Fukasawa no MEE – 25 de outubro
Horário: a partir das 19h
Menu (sem bebidas) – Valor: R$695 + 10% por pessoa
SOBRE O CHEF MARCOS BAEZA
Chef chileno considerado o principal itamae do país e uma figura de destaque na nova culinária nipo-chilena. Nascido em Lolol, descobriu sua vocação observando sua avó cozinhar, o que o levou a Santiago, onde iniciou sua carreira no restaurante Sakura. Sua trajetória tomou um rumo decisivo quando conheceu seu professor de japonês, Naoki Fukasawa, que influenciou profundamente sua
filosofia culinária e de vida. Após liderar projetos como Ichiban, Naoki e Empório Japonés. Em 2022, fundou o Fukasawa com seus filhos, consolidando um cardápio que funde a técnica japonesa com a identidade chilena e presta homenagem ao seu professor celebrando a pureza dos produtos chilenos.
SOBRE O FUKASAWA
Fundado em 2022 pelo chef Marcos Baeza junto aos filhos gêmeos, Marcus e Lucas, o Fukasawa é um restaurante de cozinha japonesa contemporânea que representa a nova gastronomia nipo-chilena — uma proposta em que a técnica japonesa se une à alma e aos ingredientes locais. Localizado no terraço do Mall Casa Costanera, em Santiago, o restaurante reflete a visão familiar de uma cozinha precisa e elegante, centrada na pureza dos produtos nacionais. Cada prato equilibra emoção e técnica, prestando homenagem ao legado de Naoki Fukasawa, mestre japonês de Marcos, cuja filosofia inspira cada detalhe. Com estética minimalista e uma barra como coração do espaço, o Fukasawa celebra a conexão, a técnica e a arte da culinária japonesa moderna no Chile.
SOBRE A BELMOND
A Belmond nasceu da paixão por conectar viajantes exigentes com as propriedades, destinos e jornadas mais extraordinárias do mundo. De hotéis e trens a cruzeiros fluviais e lodges de safári, o Slow Luxury da Belmond convida os hóspedes a descobrir um novo ritmo de viagem, onde podem desfrutar do tempo, se envolver com a cultura local e se conectar com a natureza e as pessoas ao redor por meio de experiências incomparáveis e histórias inesquecíveis. Com um legado de mais de 45 anos, desde a aquisição do Hotel Cipriani em Veneza, em 1976, a Belmond cresceu e se tornou uma coleção global de 44 propriedades distribuídas por 25 países e territórios. Destinos excepcionais conectados por jornadas lendárias são a essência da Belmond, onde o caminho para chegar a um lugar é tão importante quanto o próprio destino. Pioneira no conceito de slow travel, a Belmond opera o Venice Simplon-Orient-Express desde 1982. Ao longo dos anos, expandiu seu portfólio para incluir resorts à beira-mar intocados, como o Maroma, na Riviera Maya, refúgios históricos, como a Villa San Michele, aos pés das colinas de Florença, ícones urbanos, como o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e portais para Patrimônios Mundiais da UNESCO, como o Hotel das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil.
Como guardiã de propriedades icônicas, a Belmond se compromete a preservar o passado para construir um novo legado: o patrimônio do futuro. Trabalhando em colaboração com comunidades locais, talentos regionais e alguns dos mais respeitados chefs, designers e artistas do mundo, a Belmond continua sua missão de perpetuar a lendária arte de viajar. Desde 2019, a Belmond faz parte do LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), o maior grupo de luxo do mundo.