Entre setembro de 2025 e o ano de 2027, o Riocentro, localizado na Barra Olímpica, no Rio de Janeiro, será palco de um calendário inédito de eventos internacionais. Gerido pela multinacional francesa GL events, o mais completo centro de convenções do país vai receber, oito congressos técnico-científicos, ao longo deste período, atraindo 48 mil participantes. Segundo estudo do Visit Rio Convention Bureau, realizado em parceria com o Riocentro, os eventos devem injetar cerca de US$ 79 milhões na economia carioca, somando arrecadação estimada de US$ 3,9 milhões em ISS. Cerca de 55% desse público tem origem estrangeira, o que reforça a importância dos eventos de turismo de negócios para a cidade.
Todos os eventos foram captados pela GL events, maior player global do setor de eventos, que atua em 28 destinos com a gestão de 61 espaços. Com apoio da força comercial dos escritórios internacionais e expertise de mais de 40 anos de mercado, a empresa liderou processos de inscrição da cidade do Rio de Janeiro para a disputa de sediar esses congressos pela primeira vez, concorrendo com países como França, Holanda, Reino Unido, Coreia e Chile.
O ciclo começou no início deste mês com o World Congress on Human, Animal & Environmental Health (WC13) e terá continuidade já no próximo dia 25 de setembro, com o Congresso Mundial da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA). Até 2027, a agenda inclui ainda o International Orthodontic Congress (IOC), em outubro de 2025, o mais relevante economicamente para a cidade, com 16 mil participantes; a Federación Panamericana de Profesionales de Enfermería (FEPPEN); o 3rd World Congress on Traditional Complementary and Integrative Medicine; a International Conference on Learning Representations (ICLR 2026); a International AIDS Conference 2026 e a International Conference on Machine Learning (ICML 2027).
“O Rio tem uma infraestrutura pronta e é uma cidade muito interessante para sediar eventos internacionais, em especial os congressos médicos e técnico-científicos. A combinação: cidade turística, infraestrutura e capital intelectual qualificado para suportar os temas discutidos nestes eventos nos torna capaz de competir em nível de igualdade com grandes destinos internacionais. Os resultados recentes provam que, apesar dos competidores de peso, estamos conseguindo cada vez mais sermos exitosos nestes processos de captação” afirma Eduardo Rodrigues, diretor geral do Riocentro. “A presença massiva da GL events na Europa, sede a nossa matriz, potencializou a promoção do destino Rio internacionalmente e nos colocou em uma prateleira de produtos importante, com bastante holofote e que tem atraído a atenção de grandes organizadores de eventos internacionais”, explica o executivo.
Além do significativo impacto econômico, vale destacar que esses eventos internacionais representam uma captação estratégica com peso global. O 10º International Orthodontic Congress (IOC), por exemplo, que acontecerá em outubro de 2025, é realizado apenas a cada cinco anos e já passou por metrópoles como Nova York, Paris, Sydney e Londres. Já o WSAVA 2025, em sua 50ª edição, é um evento itinerante que já passou por cidades como Suzhou (China), Lisboa (Portugal) e Lima (Peru).
O turista que viaja a negócios ou para eventos costuma gastar até quatro vezes mais, segundo Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil, conduzida pela FGV e divulgada pela Embratur. Esse comportamento estimula setores como hotelaria, transporte, gastronomia e turismo da cidade. Outros 50 subsetores também são mobilizados positivamente, como segurança, limpeza, tecnologia e infraestrutura.
O cálculo do levantamento realizado pelo Visit Rio Convention Bureau em parceria com o Riocentro tem como referência o estudo realizado pelo Ministério do Turismo, que considera público-alvo, natureza e duração do evento, e gasto médio diário do participante a partir de despesas com hospedagem, alimentação, transporte no Brasil, compras pessoais e atividades turísticas na cidade. O estudo não abrange dados relacionados à geração de empregos, ganhos de fornecedores ou outros impactos econômicos.
“O Riocentro é um ativo estratégico para o turismo e para a indústria de eventos do Rio de Janeiro. Sua relevância vai além da agenda cultural, contribuindo para a captação de novos negócios, gerando movimentação econômica e reforçando a posição da cidade no circuito internacional de eventos”, disse Luiz Strauss, presidente-executivo do Visit Rio.
Sobre a GL events
A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 28 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia mais de 61 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – concepção, realização de eventos, produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação e atualmente conta com uma agenda intensa e consistente com mais de 3.700 eventos por ano. O grupo realiza 315 festivais e feiras proprietários. Listada na Eurolist Euronext Compartment B (Bolsa de Valores de Paris), a GL events já investiu mais de R$ 1,3 bilhão no Brasil desde 2006, além do plano de investimentos no Distrito Anhembi, superior a R$ 1,5 bilhão até 2026.