18.2 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 29, 2025
spot_img

Confira cinco motivos que fazem de Ilhéus um destino imperdível para as próximas férias

Entre mar, cultura e natureza, o sul da Bahia revela tesouros ainda pouco conhecidos. Descubra o que torna Ilhéus e seus arredores um destino imperdível das férias

Fonte: Divulgação

Para quem viaja ao sul da Bahia, a diversidade de opções é enorme. Com praias que vão das mais badaladas a verdadeiros refúgios de tranquilidade, passando por oásis de surfistas, a região oferece oportunidades para todos encontrarem uma faixa de areia favorita. Além disso, a oferta cultural atrai pessoas de todas as idades e marca a história e a literatura brasileiras.

É em Ilhéus que essa diversidade se manifesta de forma única, com praias, natureza e cultura que se combinam para criar experiências inesquecíveis. Veja cinco motivos para conhecer Ilhéus e descobrir por que a cidade é um destino imperdível:

1. Paisagem fora do comum

Com a combinação inusitada de mata, montanha e praia, Ilhéus oferece uma paisagem diferente da tradicional das cidades litorâneas do Nordeste. O turismo de aventura é forte na região, assim como o surfe. A cidade é cercada pela Mata Atlântica, que se estende até o mar, criando cenários de rara beleza natural. Rios e cachoeiras completam o visual, convidando a passeios de ecoturismo e a trilhas por antigas fazendas de cacau. Ao longo do litoral, falésias, coqueirais e extensas faixas de areia compõem um dos trechos cênicos da região.

2. Conhecer de perto a produção do cacau:

A história da cidade de Ilhéus e a história da produção de cacau no Brasil estão totalmente ligadas. No entanto, depois de ter enriquecido com a cultura da fruta, a região viu sua produção perder espaço com a queda do preço global da iguaria e a praga “vassoura-de-bruxa”.

Hoje, a atividade volta a tomar forma na região, agora com foco na produção de alta qualidade, que dá origem aos chocolates finos. Em Ilhéus, é possível visitar fazendas produtoras de cacau, conhecer de perto fases como a secagem e a produção da amêndoa extraída da fruta, experimentar e levar de lembrança uma variedade de marcas de chocolate de alta qualidade.

3. A vida e a obra de Jorge Amado:

O aclamado autor brasileiro passou a infância em Ilhéus e hoje dá nome a um passeio turístico pelo centro da cidade – imperdível para quem quer mergulhar na história, na cultura e nas narrativas que marcaram o escritor. O tour inclui a Casa de Cultura Jorge Amado, antiga residência da família do escritor, que guarda muitos objetos pessoais, fotografias e filmagens; o Bar Vesúvio, cenário emblemático de “Gabriela, Cravo e Canela”; o Bataclan, antigo cabaré de luxo da época áurea do cacau, referência frequente nas obras de Amado, hoje restaurante e espaço cultural; a Catedral de São Sebastião e a Igreja de São Jorge, exemplos da arquitetura religiosa local e parte importante da paisagem urbana histórica de Ilhéus e mirantes, como o do Canhão e o da Piedade, que oferecem vistas da cidade, do litoral e ajudam a conectar visualmente os espaços citados nas obras com o cenário real.

4. Paraíso do surfe

A Praia da Tiririca, em Itacaré, Bahia, é um verdadeiro paraíso para surfistas. Ela fica a menos de um quilômetro do centro, com ondas fortes, rápidas e curtas praticamente o ano inteiro. Devido às condições do mar, que costumam se manter constantes ao longo do ano, e à sua qualidade de suas águas, a Tiririca costuma receber competições regionais, estaduais e até internacionais de surfe.

Mas, mesmo quem só quer assistir vai conseguir aproveitar a praia: no local há quiosques, pousadas próximas, cabanas de praia e uma pista de skate. Só tome cuidado: a Tiririca não é recomendada para surfistas iniciantes em dias em que o mar está “grande”, com ondas de mais de 1 metro de altura.

5. Cana Brava All Inclusive Resort:

O Cana Brava é o destino ideal para quem deseja associar a hospedagem “pé na areia” a uma programação completa de lazer. O resort oferece atividades como dança, yoga, esportes de praia e aventuras aquáticas com caiaque e stand-up paddle. Para as crianças, há programação de recreação monitorada e teatro infantil. Enquanto isso, os adultos podem relaxar nas piscinas, no spa ou no bar molhado.

A gastronomia all inclusive oferece sabores baianos e pratos nacionais em buffets variados. As acomodações vão de chalés a suítes amplas com vista privilegiada, garantindo conforto para todos os perfis. À noite, o resort se transforma com shows, música ao vivo e festas temáticas que celebram o melhor da Bahia.

Serviço:

Cana Brava All Inclusive Resort

Endereço: Rodovia Ilhéus – Canavieiras, km 24, Olivença, Ilhéus – Bahia

Telefone e WhatsApp: (73) 3083-4904

 

Sobre o Cana Brava Resort:

O Cana Brava Resort é um destino de férias localizado em Ilhéus, no Sul da Bahia. Com uma área de mais de 70.000 m² de frente para o mar e muita área verde, conta com 346 acomodações, incluindo quartos e chalés, três piscinas, três restaurantes, sete bares espalhados pelo resort, um belo lago particular, centro de convenções, cinema, quadras esportivas, academia, sauna, salão de jogos, parque infantil, entre outros atrativos.

Com um foco especial na gastronomia, o resort oferece serviço all-inclusive, com alimentação, drinks, bebidas e sobremesas 24 horas, do café da manhã até o jantar, com diversas opções para todos os gostos, além de jantares temáticos e à la carte, com opções para dietas restritivas e buffet kids.

O Cana Brava também conta com atividades diárias para adultos e crianças, shows temáticos e uma variedade de atividades esportivas e de lazer, como caiaque, stand up paddle, circuito de aventura com tirolesa e escalada. Além disso, oferece passeios e city tours pela região, proporcionando uma experiência completa para toda a família. O Cana Brava Resort fica na Rodovia Ilhéus – Canavieiras, km 24, Olivença, Ilhéus – Bahia. Para mais informações, acesse canabravaresort.com.br.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias