16.2 C
São Paulo
sexta-feira, julho 25, 2025
spot_img

Como evitar golpes em viagens: tecnologia ajuda a identificar agências falsas

Sinch apresenta alternativa digital contra fraudes em viagens; 52% dos entrevistados afirmam ter recebido mensagens suspeitas de empresas

Planejar uma viagem de férias é umas das coisas mais empolgantes para todos, mas os riscos de cair em golpes crescem a cada dia. Nos conhecidos como “malvertising”, criminosos se passam por agências de viagem renomadas, criam sites falsos e divulgam ofertas irresistíveis em redes sociais ou aplicativos de mensagens para enganar os consumidores.

Uma pesquisa realizada pela Norton em 2024 mostra que quatro em cada cinco (83%) brasileiros foram alvo de golpe ao reservar uma viagem nas férias, com 90% das vítimas relatando ter perdido o dinheiro investido, com valores estimados entre R$ 2.375,98 e R$ 25.000,00. Um fator comum nesses casos: os consumidores não conseguiram distinguir entre uma agência legítima e uma fraudulenta.

Nesse cenário, segundo a pesquisa State of Consumer Communication da Sinch, empresa líder em comunicação na nuvem, 52% dos entrevistados afirmam ter recebido mensagens suspeitas de empresas, enquanto 21% não têm certeza se saberiam reconhecê-las. Além disso, 42% dos consumidores se sentem mais seguros quando a mensagem exibe um logotipo ou um selo de verificação que confirma a identidade do remetente.

Diante desse panorama, especialistas em identidade digital alertam para a necessidade urgente de que as marcas — especialmente no setor de turismo — adotem canais de comunicação que permitam a verificação da identidade de forma visível e em tempo real.

Tecnologia contra fraudes: RCS e WhatsApp Business

Duas das soluções mais eficazes para reduzir a falsificação de identidade são o Rich Communication Services (RCS) e o WhatsApp Business — canais desenvolvidos para proporcionar mais segurança e transparência na comunicação com os consumidores.

O RCS é a evolução do SMS que permite que empresas exibam seu nome, logotipo, links verificados, botões de ação e conteúdo multimídia diretamente na caixa de mensagens do usuário. Dados da Sinch indicam que 65% dos viajantes afirmam confiar mais em uma agência de turismo quando recebem mensagens personalizadas, e 50% preferem se comunicar via RCS em vez de canais tradicionais. Por conta dessa visibilidade e da verificação do remetente, o RCS tem se consolidado como uma ferramenta eficaz contra fraudes nos setores bancário, varejista e turístico na América Latina.

Já o WhatsApp Business permite que marcas tenham um perfil oficial verificado (com o selo azul), além de exibir nome e informações comerciais diretamente no chat, oferecendo um canal criptografado e seguro para interação com o cliente. Esse nível de autenticação visual reforça a confiança do consumidor ao garantir que ele sabe com quem está falando — e reduz significativamente o risco de clicar em links fraudulentos ou fazer pagamentos para contas falsas.

“O problema não é apenas que a fraude exista, mas o fato de ainda ser fácil se passar por uma marca em canais não verificados. Tanto o RCS quanto o WhatsApp Business permitem que, ao receber uma mensagem, o usuário saiba, com certeza, quem está por trás daquele conteúdo. Essa visibilidade, que parece simples, hoje é um escudo fundamental contra o golpe digital”, afirma Mario Marchetti, diretor da Sinch para a América Latina.

Em que o consumidor deve ficar atento

Enquanto a tecnologia avança, o risco permanece se não forem adotados cuidados básicos. As principais recomendações para este período de férias são:

  • Desconfiar de promoções enviadas apenas por mensagens de texto, sem elementos visuais ou verificação, com erros de ortografia ou enviadas de números desconhecidos. Os números oficiais de empresas via SMS costumam ter nomes identificáveis ou remetentes com 4 a 6 dígitos, em vez dos tradicionais 10 dígitos. Tanto o RCS quanto o WhatsApp Business oferecem formas claras de identificar contas oficiais e links legítimos.
  • Evitar compartilhar dados bancários ou realizar pagamentos se a agência não puder confirmar sua identidade por meio de canais verificados.
  • Sempre procurar o selo azul de verificação no WhatsApp Business ou o remetente com logotipo e nome oficial no RCS.

Em um cenário no qual a confiança pode ser facilmente manipulada, verificar quem está falando com você se tornou uma medida básica de proteção. Neste verão, isso pode fazer a diferença entre uma viagem inesquecível e uma dor de cabeça terrível.

Sobre Sinch

A plataforma líder de comunicação em nuvem da Sinch permite que as empresas alcancem todos no planeta, em segundos ou menos, por meio de mensagens móveis, e-mail, voz e vídeo. Mais de 150 mil empresas, incluindo muitas das maiores empresas e operadoras móveis do mundo, usam a plataforma de tecnologia avançada da Sinch para se envolver com seus clientes. A Sinch tem sido rentável e tem crescido rapidamente desde sua fundação em 2008. Está sediada em Estocolmo, Suécia, e tem presença local em mais de 50 países. As ações são negociadas na NASDAQ de Estocolmo: XSTO:SINCH. Visite-nos .

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias