19.8 C
São Paulo
terça-feira, outubro 14, 2025
spot_img

Comitiva do turismo de Recife aporta em Minas e Goiás

O Roadshow “Recife é para ficar 2025” chega na terceira e última etapa visitando o Sudeste e Centro-oeste brasileiro. As cidades escolhidas para fechar a ação itinerante são Uberlândia (MG), hoje (14), e Goiânia (GO), na quinta (16). As localidades foram eleitas pela potencialidade em emissão de turistas para a capital pernambucana. Iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, em correalização com o Recife Convention & Visitors Bureau e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), além de contar com o apoio da EMPETUR, o treinamento voltado para agentes de viagem e profissionais do trade turístico segue explorando a temática de cinema, que já fez sucesso pelas cidades de Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e Vitória, no Espírito Santo.

De acordo com a diretora executiva do Recife Convention & Visitors Bureau, Hellen Lopes, Uberlândia é um importante mercado emissor dentro de Minas Gerais, especialmente por concentrar população de alta renda, perfil empreendedor e acesso aéreo facilitado. Segunda maior cidade de Minas Gerais, com mais de 700 mil habitantes e forte PIB per capita, possui um público consolidado que consome viagens com frequência — tanto nacionais quanto internacionais. “O turista uberlandense gosta de destinos de praia e com boa infraestrutura, o que coloca o Nordeste no topo da lista. Viagens em família, grupos de amigos e casais são o perfil predominante. Valorizam conforto e experiência, e costumam viajar em feriados prolongados e alta temporada”, conta Lopes.

Uberlândia possui voos diretos para São Paulo, Belo Horizonte e Brasília — hubs que se conectam facilmente a Recife. “A Azul, Gol e Latam operam rotas diárias, o que facilita conexões. O tempo médio de deslocamento para Recife é de cerca de 4h30 a 5h”, explica. “O público mineiro é atraído por praias urbanas e próximas, cultura viva, turismo histórico e experiências autênticas, tudo o que Recife tem para oferecer”, continua. Já Goiânia é a segunda capital com melhor qualidade de vida do Brasil (segundo o IBGE, 2023) e tem um dos maiores PIBs per capita do Centro-Oeste. Com quase 1,6 milhão de habitantes, forma uma região com alto poder de consumo e reúne público que viaja com frequência. “Temos voos diretos e diários de Goiânia para Recife operados pela Azul e Gol, com cerca de 2h20 de duração. Isso reduz o tempo de deslocamento e amplia o potencial de viagens curtas, como finais de semana prolongados e feriados”, afirma.

O roadshow busca oferecer produtos, atrações turísticas e equipamentos disponíveis no destino; aumentar o período de permanência dos turistas na região; e proporcionar aos profissionais da cadeia produtiva do turismo a oportunidade de conhecer, de forma interativa, as potencialidades do destino. “Recife vai muito além do turismo sol e mar, também somos referência em cultura, gastronomia e oferecemos atividades de lazer únicas. Convidamos os turistas a virem sentir de perto essa experiência”, destaca a presidente do Recife Convention, Carolina Oliveira. “Goiânia é um dos maiores emissores de turistas do Centro-Oeste e tem uma conexão direta com Recife — literal e emocionalmente. O público goianiense busca sol, gastronomia e hospitalidade, e encontra tudo isso em Recife com o bônus da cultura, da história e da alegria que só o pernambucano sabe oferecer”, conclui Oliveira.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias