Evento de mountain bike terá duas provas de competição, de 40km e 60km, e uma de turismo (35km), além de categoria exclusiva para usuários de bicicletas elétricas
Outubro, 2025 – Marcado para o dia 16 de novembro, o Pedal nas Montanhas está com inscrições abertas e espera receber uma grande quantidade de ciclistas em Monte Verde (MG). O evento de mountain bike terá duas provas com caráter de competição, em percursos de 40km (Sport) e 60km (Pro), além de uma de turismo, cujo trajeto de 35km é de menor exigência física e ideal para quem pretende desfrutar da natureza deslumbrante da Serra da Mantiqueira enquanto atravessa pedalando as trilhas do tradicional destino do Sul de Minas.
Realizada pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), em parceria com a Prefeitura de Camanducaia, a atração esportiva vai contar também com uma categoria exclusiva para usuários de bicicletas elétricas e os competidores serão divididos em disputas por gênero e idade. A participação é aberta para ciclistas a partir de 16 anos e cada classe será dividida em sete faixas etárias, sendo que, na de nível turismo, a altimetria máxima para a prova é de aproximadamente 600 metros, enquanto na Sport e na Pro as trilhas levarão os competidores a altitudes acumuladas de 1000m e 1500m, respectivamente.
Eliomar Miranda, corredor patrocinado pela MOVE e líder da equipe de trilhas administradas pela entidade em Monte Verde, vai integrar o time da organização do Pedal nas Montanhas e projeta um evento de grande sucesso. “Quem se inscrever para participar, vai gostar muito, principalmente por conta dos percursos que passarão por lindas paisagens. Além disso, a estrutura preparada para os ciclistas será completa, com vários pontos de hidratação, postos de abastecimento de água, além dos estafes que estarão espalhados pelos trajetos, orientando os competidores percorrerem as rotas certas traçadas para cada disputa e os incentivando a seguir em frente”, destaca o atleta, que é especialista em provas de trail running e exalta outro ponto positivo da atração ciclística.
“Foi criada a modalidade para competidores com as MTB e-bike, que são as elétricas, em uma iniciativa que serve principalmente para atender a um público mais amplo. Isso porque, em muitos casos, o ciclista não pedala com frequência, mas tem um modelo com assistência elétrica e quer participar. Com essa ajuda que impulsiona a bicicleta, acaba ficando mais fácil de conseguir completar os percursos mais longos. Até por isso, é preciso existir essa separação das categorias entre os competidores com e sem bikes desse tipo”, reforça Miranda.
A organização do evento alerta, por sua vez, que só será permitida a participação de ciclistas com bicicletas de MTB e pneus adequados para os percursos na terra, assim como é obrigatório o uso de capacete afivelado na cabeça. Para a maior segurança dos competidores, haverá um posto de socorro médico em um ponto estratégico do percurso e um outro no local de chegada das provas.
Os trajetos das disputas do Pedal nas Montanhas serão mistos, com os ciclistas percorrendo trilhas, trechos de estradas de terra e asfalto, sendo que os obstáculos naturais, como subidas e descidas íngremes, deverão ser superados pelos competidores sem a ajuda das equipes de apoio da prova. Haverá premiação com troféus para os três primeiros colocados das categorias Pro e Sport, assim como para os três melhores da classificação geral. Todos os inscritos que terminarem as suas provas receberão medalhas de participação. O pagamento da taxa de inscrição dará ao ciclista o direito a receber um kit com camiseta, garrafinha, imã de geladeira de recordação e uma “sacochila”.
Destaque no MTB downhill quer usar prova como treino
Siliano de Souza durante etapa de Camanducaia da Liga de Downhill, realizada no fim de agosto (Foto: Facebook/Siliano de Souza)
|
Atual vice-líder da categoria elite da Liga de Downhill, modalidade do ciclismo mountain bike, o atleta Siliano de Souza confirmou que planeja participar de uma das disputas do Pedal nas Montanhas para utilizar o evento como preparação para os últimos desafios que terá pela frente nesta temporada e até para os primeiros do próximo ano. Patrocinado pela MOVE desde 2021, o ciclista ficou na segunda posição da etapa de Camanducaia da competição, realizada no fim de agosto. E, pouco após pedalar no dia 16 de novembro em Monte Verde, o competidor vai mirar as duas jornadas finais do calendário da Liga de Downhill, em Atibaia (SP), nos dias 22 e 23 do mesmo mês, e em Mairiporã (SP), em 13 e 14 de dezembro.
“Pretendo participar do Pedal nas Montanhas e, ao treinar para esse tipo de prova e depois disputá-la, acabo também melhorando a minha condição física para as competições de downhill que terei depois. Neste último final de semana mesmo, eu já fiz isso ao correr no Campeonato Brasileiro de Enduro, que foi bastante físico e consistiu em subir e descer a montanha várias vezes. Além das últimas provas do ano na Liga, estou pensando já na etapa da Continental Series que será em Macáe (RJ), entre 28 de fevereiro e 1º de março, que eu gostaria de participar também porque vale pontos para se classificar ao Mundial do próximo ano”, revela Siliano, atual tetracampeão da categoria elite da Liga de Downhill e vencedor da competição nas quatro últimas temporadas.
Evento ocorrerá em final de semana movimentado
Ao ser agendado para 16 de novembro, o Pedal nas Montanhas ajudará a impulsionar ainda mais o movimento turístico no final de semana de sua realização no distrito de Camanducaia, que será intenso porque, no dia anterior, será aberta oficialmente a edição de 2025 do Natal nas Montanhas de Monte Verde. A cerimônia ocorrerá no portal do distrito, onde um palco montado ao lado receberá show gratuito do cantor Renato Teixeira no primeiro dia de atrações culturais do calendário da festividade, que irá até 1º de fevereiro de 2026.
O evento ciclístico integra a agenda dos Esportes nas Montanhas no destino e conta com diversas hospedagens parceiras para quem pretende se abrigar em um estabelecimento local com alguma antecedência para a data da prova e ainda aproveitar para fazer turismo e curtir o primeiro dia do evento natalino. “Será um final de semana fantástico para o nosso distrito e para os turistas que vierem até aqui. Além da abertura do Natal nas Montanhas, com direito a uma grande festa e ao show gratuito do Renato Teixeira, teremos no dia seguinte o Pedal nas Montanhas, que promete ser um evento incrível e atrair muitos ciclistas de várias cidades. Esperamos uma grande quantidade de visitantes nos dias 15 e 16 de novembro”, projeta Rebecca Wagner, presidente da MOVE.